Como o pensamento estratégico é uma ferramenta essencial para que uma empresa desenvolva um olhar mais ampliado do próprio negócio

Curso pensamento estratégico: a importância do planejamento como ferramenta para um desenvolvimento mais crítico e amplo do próprio negócio
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Descobri que o planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para que minha empresa consiga desenvolver um olhar mais ampliado sobre o próprio negócio, deixando mais claro as atitudes e objetivos de médio e longo prazo.

Para tornar isso possível, o curso sobre o pensamento estratégico foi um divisor de águas, quando mostra ao empreendedor as muitas variáveis e vários parâmetros que devem ser encontrados para te auxiliar nesse processo.

Agora é possível entender que o CAC é uma despesa que precisa entrar no meu balanço e é tão importante quanto quaisquer outras métricas de uma empresa, como o LTV, ticket mensal, churn, etc.

No Camping Brisa do Coqueiro, meu empreendimento ainda em pequena escala, foi necessário entender que se eu estou usando as estratégias certas no planejamento, toda equipe pode ajudar a alcançar o sucesso da companhia.

O planejamento estratégico serve para que o líder enxergue o potencial do seu negócio, criando ações que façam a empresa a sair na frente dos seus concorrentes no mercado de atuação. Da mesma forma, ele permite descobrir quais são os caminhos mais indicados para trilhar e alcançar os objetivos empresariais.

Quando uma organização sabe quais são suas fraquezas e seus diferenciais, e entende o mercado em que está atuando, ela consegue escolher as melhores estratégias para pôr em prática no dia a dia do trabalho das equipes. Além disso, essa é uma ótima forma de engajar os colaboradores, fazendo com eles trabalhem de forma mais produtiva para melhorar resultados.

Tudo isso é possível porque os funcionários passam a entender quais são os valores da companhia e as metas que precisam ser alcançadas a curto, médio e longo prazos. Esse entendimento permite que todos os profissionais tenham mais responsabilidades sobre suas atividades diárias, sendo recompensados pelo seu sucesso e pelo da empresa em que atuam.

Através do pensamento estratégico e o planejamento é possível alcançar muitos objetivos como a melhoria da comunicação, melhor planejamento de onde investir seu próprio capital, mostra os melhores caminhos para atuar de acordo com as mudanças do mercado, melhor tomada de decisões, dentre outros.

É perceptível que, mesmo que a empresa tenha um bom planejamento, ela ainda é passível de erros e falhas. Isso não significa, no entanto, que não é preciso investir em planejamento estratégico. Pelo contrário: ele é peça fundamental para o crescimento de um negócio. Por meio dessa estratégia, é possível fortalecer a empresa e deixá-la mais preparada para as tomadas de decisão e para enfrentar qualquer situação que venha a ocorrer. Assim, a companhia passa a ter menos impactos negativos diante dos imprevistos.

O planejamento estratégico é primordial para as empresas nos momentos de crise, pois quando temos bom planejamento e estruturação,é possível visualizar os problemas antecipadamente e ter mais tempo para lidar com os mesmos.

Eu diria que no meu empreendimento, o primeiro impacto é na criação de metas e quais indicadores eu quero alcançar. Mostrar para toda a equipe que as metas devem ser conquistadas por todos e que, apesar de objetivos desafiadores, são alcançáveis e realistas.

Com objetivos e metas traçadas, o plano de ação será elaborado, para que o grupo possa definir quais atitudes serão tomadas para colocar em prática o pensamento estratégico, além de delegar quem são os profissionais que vão executar cada uma das ações.

Se você busca o crescimento da empresa, é indispensável fazer um bom planejamento. Dessa forma possibilitará que a empresa consiga melhorar a comunicação, planejar os investimentos, se proteger contra as mudanças do mercado, se fortalecer e melhorar a tomada de decisões. Além de tudo isso, o planejamento contribui para uma gestão empresarial mais eficiente, com o desenvolvimento de equipe e outros benefícios importantes.

Este conteúdo foi produzido por Alexandre Freitas Batalhada Comunidade de Empreendedores, como parte do processo educacional e colaborativo entre os membros da Omie.Academy. Clique aqui e faça parte da nossa comunidade, acesse gratuitamente todos nossos conteúdos e descubra novas maneiras de impulsionar o seu negócio.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Como utilizar os conhecimentos adquiridos no curso de branding, focado em marketing digital, para elevar seu negócio de família
Por meio do curso Carreira e Vida Pessoal o estudante aprende a como equilibrar melhor o profissional e o pessoal
importância da comunicação e boa oratória
O impacto que o curso Abrindo um Negócio, da Omie.Academy, teve na vida profissional de um empreendedor em curva de