Como se especializar em contabilidade empresarial?

Saiba todos os passos para atuar e se especializar em contabilidade empresarial. Conheça as principais responsabilidades da área.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A contabilidade empresarial é essencial no desenvolvimento e sobrevivência de qualquer negócio. Controlar as finanças e gerenciar o patrimônio são atividades comuns a qualquer empresa, independente do tamanho ou segmento, pois garantem a competitividade e saúde financeira da organização.

Neste cenário, a área tem um papel decisivo, uma vez que apresenta uma atuação estratégica para o bom desempenho financeiro do negócio. Ela é muito mais que uma atividade meramente burocrática e ganha um protagonismo no momento de tomar decisões importantes, oferecendo informações valiosas sobre a empresa.

Aqui, você vai conhecer o que é contabilidade empresarial e quais são os passos a seguir para trabalhar e se especializar nessa área, além de ficar por dentro das principais tendências e mudanças do mercado. Acompanhe as dicas e potencialize a sua carreira o quanto antes.

O que é contabilidade empresarial?

A contabilidade empresarial engloba todos os processos responsáveis pelo enquadramento fiscal da empresa, que vão desde os aspectos legais, fiscais, tributários, previdenciários e trabalhistas. Ou seja, envolve todos os procedimentos necessários para que a organização esteja em conformidade com as exigências dos órgãos responsáveis.

Além disso, a contabilidade empresarial funciona como um imprescindível ponto de apoio para a gestão financeira do negócio, oferecendo informações importantes, cálculos, análises sobre a realidade financeira e orientações fundamentais no momento de tomada de decisões importantes. 

Desta forma, ela é uma das principais responsáveis na eficiência organizacional, já que garante a eficiência e rentabilidade do empreendimento. Por meio dos dados, é possível deduzir uma série de posicionamentos, entre eles: qual é o momento ideal para investir, quais são os recursos necessários e se são necessários, ou não, empréstimos. 

Por que toda empresa precisa de um contador?

Em primeiro lugar, todas as empresas, exceto MEI, são obrigadas por lei a terem um contador. Essa especificação está descrita na Lei 10.406/2022 que obriga as empresas a realizarem a escrituração contábil e o levantamento anual do Balanço Patrimonial, ambos os registros sendo assinados por profissional habilitado.

Vale lembrar que, de acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das empresas brasileiras fecham as portas antes de completarem 5 anos de atividade. Sendo assim, o grande desafio não é nem começar um negócio, mas garantir a sua continuidade através de uma gestão eficiente e uma boa assessoria contábil.

Porém, para além das obrigações burocráticas, contar com a contabilidade empresarial representa inúmeros benefícios para o negócio. Com ela, é possível gerir e controlar os gastos de forma mais eficiente, garantir a lucratividade, aumentar a capacidade de negociação e contribuir com as análises assertivas sobre a gestão empresarial. 

Além de tudo, ela também é imprescindível para auxiliar no planejamento estratégico dos mais variados setores da empresa.

Como trabalhar com contabilidade empresarial?

O profissional responsável pela contabilidade empresarial opera em algumas funções primordiais como o planejamento financeiro e estratégico e diversas obrigações acessórias. Em suma, ele atua nas áreas fiscal e contábil, realizando corretamente todos os procedimentos necessários, evitando futuros problemas e auxiliando no pleno desenvolvimento do negócio.

Além disso, o profissional tem o comprometimento com a análise constante da evolução do patrimônio da empresa, o controle de todas as movimentações financeiras e a quitação de todos os impostos e taxas.

Assim, é possível analisar toda a situação financeira da empresa através das operações comerciais em determinado período. São informações extremamente relevantes que fornecem um panorama completo sobre a saúde financeira da empresa, capacidades, recursos e necessidades mais urgentes.

Quais são as principais responsabilidades?

O dia a dia da contabilidade empresarial começa com o constante registro e acompanhamento de todas as movimentações financeiras, receitas e despesas da empresa. A partir daí, é possível obter informações importantes e elaborar relatórios certeiros que demonstrem a situação financeira do negócio. Dentre as principais responsabilidades do contador empresarial, podemos destacar as seguintes:

Controle financeiro

O controle financeiro é uma das atividades essenciais para o equilíbrio do negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. É comum que, principalmente em pequenas empresas, ocorra a confusão entre as contas da pessoa física e pessoa jurídica, o que pode comprometer o capital de giro.

Neste caso, o contador é responsável por organizar e gerenciar o controle financeiro, atuando de forma estratégica a fim de garantir a sustentabilidade da empresa. Uma vez que as contas estejam organizadas, é possível solicitar empréstimos e financiamentos com mais facilidade, já que são exigidos diversos relatórios contábeis.

Fluxo de caixa

Outra rotina comum à contabilidade empresarial é o controle do fluxo de caixa. Nesta função, o contador organiza todas as informações a respeito das transações comerciais, monta relatórios com os dados e oferece dicas simples de como melhorar a eficiência do controle de fluxo de caixa. 

Contas a pagar

Pagar as contas em dia, evitar juros e multas e priorizar a economia de recursos também é função do departamento de contabilidade. Os pagamentos feitos de forma organizada e planejada evitam o desperdício de dinheiro e, ainda, buscam incentivos e descontos para pagamentos antecipados.

Contas a receber

Outro quesito importante na rotina do contador é controlar e monitorar as quantias a receber, todas as faturas pendentes e qualquer cobrança que seja necessária, garantindo o saldo positivo do fluxo de caixa.

Folha de pagamento

É importante que a empresa esteja comprometida em fazer o pagamento de seus funcionários com pontualidade e o devido recolhimento de todos os encargos necessários. Por isso, a folha de pagamento é um ponto tão crucial para a contabilidade. O contador fica responsável por calcular quanto cada funcionário deve receber, com base no salário, horas trabalhadas, impostos e contribuições.

Relatórios

Os relatórios permitem a coleta correta de dados e funcionam como uma ferramenta poderosa de análise do orçamento, previsão e diversos processos de tomada de decisão. Além disso, os relatórios também são utilizados para uma comunicação mais assertiva com os bancos e investidores, auxiliando no crescimento da empresa.

Dicas de como se especializar em contabilidade empresarial

Existem diversos caminhos para seguir se você deseja se especializar em contabilidade empresarial. Além do curso superior em Ciências Contábeis, que oferece uma vasta área com diferentes opções de atuação, também é possível investir em cursos de pós-graduação ou MBA.

Ao ampliar os conhecimentos na área de contabilidade, o profissional se mantém constantemente atualizado, acompanha as constantes mudanças do mercado contábil, podendo ascender profissionalmente com mais facilidade.

Além de se destacar para cargos de liderança e autoridade, é possível fazer uma interessante rede de contatos ao longo do curso, os famosos networkings, que podem ser decisivos no momento de conseguir novas oportunidades.

Sistema de gestão empresarial para indústrias

Neste artigo, você conferiu dicas importantes sobre as possibilidades de atuação de um contador na contabilidade empresarial e conheceu alguns pontos importantes para considerar no momento de se especializar nessa área. 

Por ser um setor muito amplo, existem inúmeras formas de trabalhar com contabilidade, cada uma com características e responsabilidades específicas. Portanto, vale a pena conhecer bem todas as possibilidades antes de optar por uma área de interesse.

E agora que você conhece todas as responsabilidades do cargo e quais são os passos a seguir para se especializar em contabilidade empresarial, procure investir no seu desenvolvimento profissional e impulsione a sua carreira com conhecimentos e habilidades específicas. 

Lembre-se de sempre contar com ferramentas tecnológicas que auxiliam o seu cotidiano de trabalho e tragam mais agilidade e segurança nos diversos processos de consultoria, gerenciamento contábil e orientação aos seus clientes.

banner cta contador

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba mais sobre o papel da contabilidade para MEI para o crescimento das microempresas e confira os serviços que você
Demonstrações contábeis
Entenda o que são e quais são os objetivos das demonstrações contábeis e saiba o que a lei diz sobre
rotinas contábeis
Descubra como otimizar as rotinas contábeis e o que priorizar em empresas do Simples Nacional e MEI.