Conheça as principais taxas de franquia

Entenda como as taxas de franquia funcionam, conheça os benefícios que elas oferecem e descubra os principais tipos.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Se você trabalha com franchising, é possível que tenha ouvido falar sobre taxas de franquia, um pagamento importante para manter o investimento. Apesar de comum, muitos empreendedores ainda desconhecem o assunto em profundidade.

É fundamental que os franqueados saibam o que é taxa de franquia, sua recorrência e como elas são calculadas. Mas, mais do que isso, é importante conhecê-las bem, já que são as responsáveis por ajudar com os gastos iniciais do empreendimento.

Neste artigo, você terá acesso a diversas informações sobre taxas de franquias. Poderá compreender seus benefícios, para que servem e os principais tipos. Continue acompanhando e domine esse tema!

Banner CTA

O que é taxa de franquia?

A taxa de franquia é o valor pago pelo franqueador para ter direito ao uso da marca, devendo ser paga logo após a assinatura do contrato. Ela é paga apenas uma vez e algumas marcas não cobram a taxa depois da assinatura do contrato. 

As negociações de valores e o momento de pagamento vão sempre seguir o foco em atrair novos franqueados. No caso dos que não possuem o valor integral para investir no negócio, pode haver uma negociação, por exemplo.

Segundo a Lei de Franquias, a Lei nº 13.966/19, independente do acordado, todos os valores referentes às taxas de franquia devem estar devidamente apresentados na Certidão de Oferta de Franquias (COF). Uma informação importante: a taxa não deve ser paga mensalmente.

Para que servem e quais os benefícios da taxa de franquia

Ao iniciar um negócio, o empreendedor prevê diversos investimentos que precisará fazer. Esses valores são destinados a estratégias de marketing, aquisição de sistemas, entre outras coisas. Ao atuar no modelo de franquia, esse investimento acontece por meio da taxa de franquia.

Tanto o franqueado quanto o franqueador são beneficiados com as taxas de franquia. Os impactos vão desde questões de uso de marca, como questões de operação do negócio.

Acesso à marca e ao conceito de negócio

Ao pagar a taxa de franquia, o franqueado obtém o direito de usar a marca, o conceito de negócio, os processos operacionais e outros elementos da franquia. 

Isso proporciona ao franqueado acesso a uma marca já consolidada, o que pode reduzir os desafios associados à construção de uma marca própria.

Suporte e treinamento inicial

Por vezes, a taxa de franquia inclui despesas relacionadas ao treinamento inicial e ao suporte oferecido pelo franqueador. Isso pode abranger desde qualificação em operações e gestão até suporte em áreas como marketing, fornecimento de produtos, e gestão financeira. 

O franqueado se beneficia do conhecimento e experiência acumulados pelo franqueador ao longo do tempo.

Pesquisa e desenvolvimento contínuos

Parte da taxa de franquia é frequentemente destinada à pesquisa e desenvolvimento e isso permite que a rede de franquias se mantenha atualizada com as tendências de mercado, inovações tecnológicas e outras mudanças que possam afetar o setor. O franqueado se beneficia do progresso contínuo da marca e dos processos de negócios.

Marketing e publicidade

Grande parte das franquias exigem que os franqueados contribuam para um fundo de marketing ou publicidade centralizado. Essa contribuição é geralmente uma porcentagem das vendas ou uma taxa fixa. 

Esses fundos são usados para campanhas publicitárias em nível nacional ou regional, beneficiando toda a rede de franquias ao gerar maior visibilidade e reconhecimento da marca. 

Principais taxas de franquia

Fora a taxa inicial, existem outras taxas de franquia que são cobradas do franqueado. Confira quais são e quais as características de cada uma delas.

Taxa de franquia inicial

A taxa inicial de filiação é todo o valor que o franqueado paga para adquirir o direito do uso da marca. Esse pagamento é realizado assim que o contrato é assinado e, depois de efetivado, o franqueado tem acesso a todos os produtos e informações necessárias para iniciar seu negócio.

Esses valores servem para cobrir os custos que os franqueadores têm na hora de prospectar novos interessados. Estão inclusos divulgações, eventos, melhorias nos processos e serviços, entre outros.

Taxa de royalties

A taxa de royalties é cobrada de forma fixa e recorrente. Ela se refere aos serviços, conhecimento do negócio, sistemas e outras tecnologias disponibilizadas ao franqueado.

Esse valor deve ser pré-determinado em contrato e cobrado juntamente com o valor montante da franquia. 

Taxa de propaganda e promoção

Essa é uma taxa cobrada de forma periódica, sua função é criar um fundo de gastos para investir em campanhas de publicidade e propaganda. O objetivo é promover a marca e os produtos/serviços oferecidos.

Mas, isso não tira a responsabilidade do franqueado de pensar em estratégias de publicidade locais. Então, com base nas diretrizes da rede de franchising, é possível ampliar as possibilidades de negócios e também os resultados.

Taxa de serviços

Existem alguns serviços que não estão inclusos nas taxas de royalties e são disponibilizados separadamente ao franqueado. Um exemplo dessa aplicação é no caso de um sistema extra. Assim, esses valores são pagos na taxa de serviços.

Taxa de compras

A taxa de compras não é cobrada em todas as franquias, mas em alguns casos é comum encontrá-la. Ela está ligada à disponibilização da estrutura de compras do franqueador para o seu franqueado.

Saiba mais sobre franquias e seja um parceiro Omie! 

As franquias são investimentos que têm crescido muito nos últimos anos. Além disso, oferecem uma opção segura e eficaz para quem quer ter seu próprio empreendimento mas não quer começar do zero, contando com a expertise de uma marca já estabelecida.

Aqui, você encontrou as principais informações sobre as taxas de franquias, valores pagos a partir do contrato entre partes. Esses valores são a base e devem ser respeitados. 

Lembre-se sempre de optar por uma negociação justa e identifique as possibilidades e metas do seu empreendimento. Agora que você já entende sobre o assunto, vai ficar mais fácil encontrar o modelo ideal para investir.

Entre as possibilidades, a tecnologia oferece muitos ganhos para qualquer negócio – inclusive para franquias. Saiba mais sobre o sistema Omie e torne-se um franqueado hoje mesmo!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Microfranquia
Entenda por que investir em uma microfranquia é um excelente negócio e confira dicas de como fazer esse investimento dar
o que você precisa saber antes de comprar uma franquia
Embarque na jornada do empreendedorismo de forma segura e informada com nosso guia completo sobre comprar uma franquia.
Tipos de Franquias: homem com tablet em franquia de alimentação
Entenda mais sobre o universo das franquias de alimentação e tecnologia e escolha em qual investir para obter bons resultados