Controle de estoque e vendas: conheça as principais etapas

Faça a gestão de estoque e vendas com software de gestão para alavancar seus resultados, evitar prejuízos e aumentar os ganhos
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Prejuízos e problemas no controle de estoque e vendas da sua empresa podem ser evitados fazendo uso de uma técnica adequada e bem estruturada. Com planejamento e estratégia, a gestão do estoque permitirá o acompanhamento da entrada, armazenamento e saída de produtos para colaborar com o sucesso do negócio.

Em um ambiente de vendas cada vez mais diversificado e competitivo, saber como cuidar dos itens do estoque é fundamental para evitar danos, perdas e otimizar os lucros. Tendo sempre os melhores fornecedores e produtos, sua empresa será responsável por entregar o melhor serviço do mercado.

Esse processo, apesar de indispensável, pode causar muitos transtornos. Neste conteúdo, acompanhe o passo a passo para realizar o controle de estoque de sua empresa alinhado com a área de vendas.

Assim, você será capaz de evitar o excesso de produtos parados ou a perda de vendas pela ausência de mercadorias. Conte com as melhores ferramentas e saiba como a tecnologia pode te ajudar. Boa leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 89

Controle de estoque e vendas

Fazer o controle de estoque e vendas pode se tornar uma tarefa mais simples e ainda trazer grandes resultados para seu negócio. A importância de estoque e vendas reflete no faturamento da empresa. Um dos maiores erros é fazer um grande estoque de produtos perecíveis, com prazo de validade, sem avaliar o volume de vendas.

Outra situação é não avaliar os produtos mais procurados e perder vendas por falta de mercadoria em estoque. Se tal problema for frequente, há, ainda, a perda clientes para a concorrência.

Tudo no mercado gira em torno da relação com clientes e reputação, o que vale ainda mais para pequenas empresas. Não ter um produto disponível pode diminuir a imagem do seu empreendimento e, por isso, os cuidados devem ser redobrados.

No ramo de tecnologia, por exemplo, os produtos ficam defasados rapidamente e por isso não é viável fazer um grande estoque. Já em negócios que lidam com materiais perecíveis, não monitorar a correta armazenagem dos produtos no estoque pode levar à perdas por mofo, quebras de itens frágeis por mau posicionamento, dentre outros.

É importante também fazer um seguro empresarial para não sofrer perdas com furtos e roubos, incêndios e outros acidentes.

Como fazer o controle: passo a passo

Estoque é investimento e, como tal, deve ser bem controlado para gerar os rendimentos esperados. Para te ajudar, preparamos um passo a passo para montar seu programa de controle de estoque e vendas. Veja:

  • Comece fazendo o inventário do seu estoque. Anote tudo o que já está estocado: quantidade, tipos de produtos, data de validade e o tempo que está armazenado.
  • Adote um software para fazer o controle automático de vendas e processos ligados à gestão de estoque. Isso irá te ajudar a planejar melhor o reabastecimento do estoque e não comprar em excesso.
  • Treine seus colaboradores para te auxiliarem nas atividades operacionais de controle de estoque e vendas.
  • Com um plano de gestão, seu estoque será melhor otimizado e ficará mais fácil emitir relatórios com as informações necessárias para o sucesso da sua empresa.
  • Tenha um controle atualizado diariamente de entradas e saídas de produtos, para minimizar erros de gestão.
  • Defina a margem aceitável de perdas e danos ao estoque.
  • Calcule os custos de armazenamento de todo o estoque: aluguel, energia, manutenção, seguro e outros gastos necessários para manter tudo em ordem.
  • Se tiver um centro de distribuição e várias lojas, faça rodar o estoque conforme o necessário para não perder produtos ou vendas.
  • Foque em vender os produtos que estão parados há muito tempo com ofertas e promoções atrativas para os clientes.
  • Fique atento às fases do processo desde o início do pedido do cliente até o envio da mercadoria ao seu destino final.

Seguindo essas dicas, você evita prejuízos e erros de controle de estoque e vendas.

Ferramentas de controle de estoque e vendas

Esse processo pode ser facilitado com as ferramentas certas de controle de estoque. Elas são grandes aliadas para definir suas estratégias de atuação e otimização de recursos. A seguir, confira algumas das mais usadas:

Planilhas

Uma forma comum de controle de estoque é por meio de planilhas. Os dados são inseridos manualmente e a atualização é feita pela pessoa responsável. Nesse formato, insira na planilha os dados de entrada e saída de produtos e materiais.

Crie um modelo de controle com o tempo de armazenamento no estoque, preço, quantidade, características. Com essas informações é possível planejar o giro do estoque para ter maior lucratividade.

Curva ABC

A Curva ABC é uma estratégia que considera a rentabilidade de cada tipo de mercadoria, divididas em grupos:

  • 1. Categoria A: mercadorias de valor elevado, mas com baixa frequência de vendas;
  • 2. Categoria B: mercadorias de valor mediano e frequência de vendas também mediana;
  • 3. Categoria C: mercadorias de baixo valor, mas com frequência de vendas elevada. Por esse método, prioriza-se a estocagem de produtos com alto volume de vendas.

Dropshipping

Usando a ferramenta dropshipping, você escolhe não ter estoque próprio e terceirizar a armazenagem de seus produtos. Esses produtos são vendidos por sua empresa e saem direto do fabricante ou fornecedor para o cliente final. É a economia de gastos com manutenção do estoque.

Ciclo PDCA

Esse ciclo envolve basicamente 4 atividades: planejar, fazer, controlar e agir. Usando essa ferramenta, você identifica a falha da gestão do estoque, realiza o planejamento de melhorias, aplica o plano, faz o controle das ações e age corretamente para melhores resultados.

Just in Time

É o conhecido estoque zero. Usando essa técnica, a empresa mantém o armazenamento mínimo de produtos para não faltar quando houver procura. É uma opção para evitar perdas com excessos, mantendo uma quantidade de acordo com as demandas rotineiras dos clientes.

PEPS

A ferramenta PEPS significa: Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair. É mais usada para produtos farmacêuticos, alimentos e outros com data de validade. Para que funcione, é preciso colocar na frente os produtos que vão sair primeiro, para agilizar.

UEPS

Ao contrário da PEPS, a UEPS baseia-se em o Último que Entra é o Primeiro produto que Sai. Mais indicada para produtos sem prazo de validade que possuem alto volume de vendas.

SRM

A sigla SRM em inglês significa Supplier Relationship Management, Gestão do Relacionamento com o Fornecedor. É uma técnica para aprimorar a relação com os fornecedores visando otimizar o controle de estoque e vendas.

Usando a SRM, sua empresa fica mais próxima dos fornecedores e pode ser beneficiada por trocas de mercadorias ou até devolução do que não foi vendido e está parado no estoque. O fornecedor pode repassar para outros clientes que podem ter mais facilidade de comercialização e sua empresa diminui o prejuízo.

Use um aplicativo para controle de estoque e vendas

Após aprender sobre os benefícios do controle de estoque e vendas, tendo considerado algumas estratégias para otimizar seus negócios, é hora de pôr em prática os conhecimentos com auxílio da tecnologia.

Automatize seus processos usando um software de gestão ERP que tenha o módulo de gestão de estoque e vendas. Use a tecnologia para solucionar seus problemas com o estoque e gerar mais lucratividade.

Além disso, conheça o sistema ERP da Omie e experimente por 7 dias grátis! Com seu programa de controle de estoque automatizado, fica mais fácil integrar todas as outras áreas de sua empresa: marketing, vendas, finanças, contabilidade. E tudo com um suporte técnico altamente preparado para personalizar as funções às necessidades do seu negócio. Fale com um de nossos consultores!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Conheça a cnae: homem e mulher a frente de notebook
Aprenda como consultar e classificar corretamente sua empresa conforme suas atividades com o CNAE.
estoquistas vendo dicas de controle de estoque
Como fazer o controle de estoque para sua empresa de forma objetiva, eficiente e os principais cuidados que você deve
gestão de clientes
Entenda como as estratégias de gestão de clientes vão impulsionar o seu negócio.