Em função dos últimos acontecimentos de ataques cibernéticos, hackers, vírus, etc, podemos dizer que o mundo está em “pânico digital”… rs rs rs.
Brincadeiras a parte, os dados e informações das empresas, via de regra, são seu maior patrimônio: a estrutura produtiva/fórmula de um produto, o desenho de uma peça, um balanço financeiro, relação de clientes, o material de um pitch para investidores, etc. A possibilidade de roubo ou perda dessas informações é um medo cada vez maior e mais constante na cabeça dos empresários.
Naturalmente, o Omie já dispõe do que existe de mais moderno do ponto de vista de tecnologia, para garantir a segurança de todos os dados envolvidos em sua operação.
Complementando ainda mais esse controle e segurança, agora é possível você mesmo definir novas opções de restrição de acesso ao sistema. 🙂
Na página “Meus Aplicativos” basta acessar a opção “mais opções >”
E clicar na opção “Segurança”
Pronto, agora começa a “brincadeira”! 🙂
Restrição de acesso por horário e/ou dia da semana
Sim, Cara-Pálida, agora é possível determinar em quais dias da semana, e em quais horários ou intervalo de horários os usuários de sua empresa poderão acessar o sistema. Basta marcar a opção “Limitar o acesso em horários específicos” e indicar no mapinha que é apresentado logo abaixo quais horários e quais dias da semana estarão disponíveis para que os usuários conectem. Bem parecido quando você reserva um assento em um vôo, ou reserva uma cadeira no cinema. Fácil assim 🙂
Restrição de acesso por endereço IP
Se quiser restringir que os usuários acessem o sistema apenas de dentro da empresa, por exemplo, basta adicionar uma restrição com seu endereço IP.
Escolhendo ou informando o IP
E só isso!
Dica: o IP indicado para fazer a restrição deve ser o IP válido para a internet, obtido junto a seu provedor de acesso a internet. Não é o IP individual de cada computador / rede privada, ok?
Outra dica: fique atento ao utilizar essa opção de restrição por IP pois seu provedor de internet pode mudar seu endereço sem aviso prévio, então procure ficar sempre de olho nisso, ou então contratar um plano que te ofereça um endereço de IP fixo e constante.
Verificando quais usuários estão conectados / online
Aqui você consegue verificar quais usuários estão conectados no Omie, podendo inclusive, se necessário, encerrar a conexão de cada usuário individualmente ou até mesmo de todos os usuários conectados. Como diria Ben Parker, o tio do Homen-Aranha, “…com grandes poderes vem grandes responsabilidades…”, então procure usar com critério a opção de encerrar conexões. E para os malvados de plantão: ao encerrar a conexão de um usuário por essas opções ficará registrado um log de quem fez isso, então sem maldades gratuitas com os colegas de trabalho…rs rs rs.
Consultando o histórico de acessos
Também é possível consultar o histórico dos últimos 50 acessos. Aqui o destaque é a coluna “Resumo”, que vai indicar por quanto tempo o usuário ficou conectado, ou se a tentativa de conexão foi bloqueada por alguma restrição definida. Isso ajuda a identificar que o usuário tentou acessar o sistema fora dos critérios estabelecidos pela empresa.
E pra fechar, é possível também exportar para CSV/Excel o histórico dos últimos 30 dias. Basta acionar a opção “Exportar os últimos 30 dias para CSV”
Naturalmente, todas essas opções de restrição não se aplicam a usuários com perfil de administrador, tendo efeito apenas para “usuários normais”.