Custo contábil: quais as características?

Entenda o conceito de custo contábil e como esse indicador é importante para entender o desempenho financeiro das empresas dos seus clientes!
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Ao gerenciar uma empresa, é preciso ter na ponta do lápis informações precisas para entender a saúde financeira do negócio e para dar os próximos passos com segurança. Nessa hora, entram diferentes custos, entre eles o custo contábil, conceito que pode deixar o gestor confuso.

Mas o que é custo contábil e quais suas características? Acompanhe este artigo e entenda ainda como mensurar esse tipo de custo, auxiliando os clientes do seu escritório a ter sucesso no mercado.

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O que significa custo contábil?

São os custos relacionados às atividades operacionais da empresa, sendo o custo real para produzir (ou adquirir) uma mercadoria ou realizar um serviço. Dessa forma, são valores tangíveis que estão associados aos centros de custos dos departamentos ou por projetos específicos.

Dessa maneira, a empresa pode utilizar o custo contábil para rastrear os custos de produção ou para alocar recursos necessários conforme a atividade realizada. A partir desses dados, pode ainda ter um controle maior das finanças.

A ideia é analisar as operações já realizadas na empresa, permitindo entender, de forma objetiva, como as verbas foram utilizadas. Com isso, o gestor sabe se está ganhando ou perdendo dinheiro. É um indicador que auxilia, assim, na tomada de decisão.

Qual a importância do custo contábil?

Entender o custo contábil permite ao empreendedor definir o custo médio ponderado do produto, afinal engloba todas as despesas com as atividades operacionais. Assim, é um conceito importante, pois possibilita determinar o lucro de um produto a partir do preço mais adequado.

Ao ter esses dados em mãos, o gestor pode equilibrar as contas da empresa, entendendo, por exemplo, se é preciso cortar algum gasto nas operações para aumentar o lucro sem precisar elevar demais o preço de um produto.

Características do custo contábil

Para entender o custo contábil, é importante pensar que ele envolve os custos que são, de fato, contabilizados para a produção de bens ou serviços. Assim, são custos reais que, periodicamente, vão sair do fluxo de caixa para que a empresa possa realizar suas atividades.

Envolve, assim, os custos da produção (diretos, indiretos, fixos e variáveis), ou seja, valores que vão influenciar o custo final de um produto.

Então, o custo contábil é diferente do custo padrão, que representa um custo teórico para produzir ou adquirir um produto, ou seja, um valor de referência que a empresa espera gastar para produção ou compra de produtos.

Apesar de conceitos diferentes, o custo contábil e padrão podem ser utilizados em conjunto para melhorar a gestão financeira da empresa. Aliás, ter esses dados podem auxiliar o contador a encontrar o ponto de equilíbrio contábil, dando um suporte maior a seus clientes.

Como calcular o custo contábil de uma empresa?

Para apurar os custos contábeis do seu cliente, é preciso analisar as transações financeiras da organização, a fim de obter relatórios que tragam um demonstrativo de resultado da empresa.

Para fazer o cálculo do custo contábil de um período é preciso somar todos os gastos explícitos, ou seja, aqueles envolvidos nas operações da empresa. Um exemplo de custos contábeis são os gastos com aluguel, internet, energia elétrica, compra de matéria-prima e salários.

Ao subtrair todos esses custos da receita total de um período, é possível obter o lucro contábil, indicador importante para os resultados financeiros da organização e que são divulgados para o público externo. Com isso, os investidores podem saber se a empresa está crescendo ou não no mercado.

Qual a diferença do custo contábil e custo econômico?

Ao se falar em custo contábil, é comum surgirem dúvidas sobre a diferença em relação ao custo econômico. O segundo tem relação com o conceito de custo de oportunidade, ou seja, quanto o empresário deixou de ganhar ou perder ao fazer determinada escolha.

Por exemplo: ele vende sua empresa atual e pode abrir um negócio em outro segmento ou se tornar investidor de uma startup. Para tomar essa decisão, ele calcula o custo de oportunidade de cada uma das opções, ou seja, os ganhos e perdas que terá em cada uma das escolhas.

Desse modo, o custo econômico é um custo que não vai aparecer no seu fluxo de caixa, mas precisa ser considerado para indicar a viabilidade de um projeto, por exemplo. Assim, como a denominação indica, é um custo que ajuda a fazer uma avaliação econômica, auxiliando o gestor a fazer a melhor escolha.

Lembra que falamos que o lucro contábil é calculado pela receita de um período menos os gastos explícitos com as operações? Pois bem, o lucro econômico é calculado considerando as receitas do período, mas subtraindo os gastos explícitos somado ao custo de oportunidade.

A tecnologia é essencial para seu escritório calcular os custos das empresas atendidas

A contabilidade é complexa e engloba diferentes custos importantes para aferir a saúde financeira das empresas. São dados obrigatórios para prestar contas ao Fisco, para apresentar o desempenho da organização para o público externo e para auxiliar o gestor na tomada de decisão.

Dessa maneira, o contador precisa entender bem diferentes conceitos, como custo contábil, custo padrão e outros, a fim de elaborar relatórios completos e apresentar o demonstrativo de resultados aos clientes. Mas como acessar tantos dados e organizar todas essas informações?

É essencial que o escritório de contabilidade conte com um sistema de gestão para contabilidade para poder acessar os dados dos clientes com segurança e facilidade.

Assim, é possível trabalhar informações de diferentes departamentos em uma única plataforma, além de acessar os dados de qualquer lugar, já que eles ficam armazenadas na nuvem. Dessa forma, é possível ter mais agilidade nas tarefas contábeis e agregar valor aos serviços oferecidos aos clientes.

Agora você já sabe a importância de calcular o custo contábil e como um sistema de gestão pode otimizar esse trabalho, permitindo elaborar relatórios sem erros e fidelizando clientes com um serviço de qualidade.

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