Diminua a inadimplência de seus clientes realizando consulta de restrição

Com o recurso do sistema Omie de Consulta de Restrição, você consegue minimizar riscos, ter mais controle sobre suas vendas e evitar prejuízos
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Os clientes costumam ser um dos maiores pilares de um negócio, afinal toda a estratégia comercial por trás de um empreendimento é voltada para atrair, reter e fidelizar seus consumidores. Apesar disso, dentro do grupo de pessoas que chegam interessadas em adquirir seus produtos ou serviços, sempre vai existir uma parcela com potencial de se tornarem devedores.

A inadimplência talvez seja um dos maiores desafios dentro de uma empresa. Ter dentro do fluxo de trabalho dos seus funcionários técnicas e processos de cobrança é algo já enraizado na cultura empresarial brasileira, mas o que pouco se fala é sobre como uma das principais formas de lidar com o problema é a prevenção. 

Ao conseguir identificar consumidores com dificuldades financeiras antes de realizar suas vendas você pode evitar fechar negócios que possam prejudicar o fluxo de caixa do seu empreendimento, além de trazer um impacto positivo para as suas finanças.

Atualmente, com o avanço da tecnologia é possível fazer uso de ferramentas e plataformas que consigam te dar suporte na tomada de decisão, visando minimizar os riscos e evitando problemas futuros ligados à restrição de crédito e à inadimplência. 

A Omie tem um recurso dentro do seu sistema ERP cuja principal função é a de auxiliar seus usuários fornecendo informações sobre os clientes no momento da realização de suas vendas. Ficou interessado? Entenda abaixo como funciona e aprenda a realizar uma Consulta de Restrição. 

O que é a Consulta de Restrição e como ela vai auxiliar nas suas vendas 

A Consulta de Restrição é um recurso que pode ser acessado dentro de alguns módulos do sistema ERP da Omie, no qual é possível realizar consultas e ter acesso a informações sobre a situação financeira dos seus clientes. O principal objetivo da funcionalidade é ajudar o empreendedor a ter mais controle e segurança sobre suas vendas, além de diminuir a taxa de inadimplência. Além disso, você poderá melhorar as condições para os bons pagadores.

Cada tipo de consulta possui um valor específico. O intuito é oferecer diferentes recursos que se encaixem no perfil de diferentes tipos de negócios. Os preços são muito acessíveis e a cobrança é feita diretamente na mensalidade do seu Omie. 

Confira abaixo nossos valores e o que está incluído em cada um dos quatro pacotes para pessoa jurídica:

  • Basic: 

    • Verifica os dados cadastrais
    • Débitos, Protestos e cheque sem fundo
    • Relatório positivo
  • Valor: apenas R$6,90 a consulta
  • Risk: 

    • Verifica os dados cadastrais
    • Débitos, Protestos e cheque sem fundo
    • Score de crédito e indicadores positivos
  • Valor: apenas R$ 10,90 a consulta
  • Business: 

    • Verifica os dados cadastrais
    • Débitos, Protestos e cheque sem fundo
    • Score de crédito, indicadores positivos 
    • Ações Cíveis e sugestão (aprovado ou não aprovado) 
    • Alerta de fraude
    • Sócio e administradores
    • Sugestão (aprova ou não aprova)
  • Valor: apenas R$34,90 a consulta. 
  • Limit:

    • Verifica os dados cadastrais
    • Débitos, Protestos e cheque sem fundo
    • Score de crédito, indicadores positivos 
    • Ações Cíveis e sugestão (aprovado ou não aprovado) 
    • Alerta de fraude
    • Sócio e administradores
    • Sugestão (aprova ou não aprova)
    • Participação em empresas
    • Falências empresariais
  • Valor: apenas R$44,90 a consulta

Como adquirir um pacote e realizar a Consulta de Restrição dentro do sistema Omie?

Para conseguir fazer a consulta é super prático, basta seguir o passo a passo abaixo:

1. Dentro do seu Omie ERP, acesse o cadastro de um cliente/fornecedor e clique no link “Consultar Restrições“, como no exemplo abaixo:

image

2. Se preferir, você também pode realizar a consulta pelo próprio atalho no passo a passo dos módulos, conforme o exemplo abaixo:Consulta+Restri%C3%A7%C3%A3o

3. Em seguida você precisa escolher o tipo de consulta que você deseja:image

4. Antes de finalizar a compra, você pode ter uma prévia de como cada consulta é apresentada, basta clicar na opção “Ver exemplo (sem custo)” localizada abaixo de cada tipo de pesquisa. Essa função permite uma visualização antecipada do formato e também do conteúdo da consulta:image

5. Após escolher o tipo de consulta, ela será processada. Assim que ela estiver concluída, você receberá uma notificação.image

Obs: verifique e ajuste as configurações de notificações do Omie para garantir que receberá o aviso sobre suas consultas que foram realizadas.  

Como consigo visualizar a consulta realizada? 

É muito simples! A consulta ficará disponível dentro do cadastro do cliente no seu sistema Omie e pode ser acessada de duas formas. Veja abaixo: 

1. Acessando o anexo no menu lateral esquerdo: image

2. Por meio da aba “Faturamento e Crédito”:image

Sua consulta será mostrada da seguinte maneira: image

As vantagens de conseguir evitar clientes problemáticos

Lidar com os desafios diários de um comércio pode ser uma tarefa muito difícil e desgastante para qualquer gestor, são muitos detalhes para prestar atenção e se certificar que tudo esteja correndo de maneira correta, isso vale para seus funcionários e também para seus consumidores. 

Desenvolver uma rotina que inclua análises sobre a situação financeira dos seus clientes antes de fechar suas vendas parece algo pequeno, mas com toda certeza é um detalhe que pode evitar muitas dores de cabeça no futuro, além de ganhar tempo para sua equipe que não terá que lidar com cobranças, e, o mais importante, o prejuízo para o fluxo de caixa de seu negócio.

Caso tenha ficado com dúvidas a respeito de todo o processo de Consulta de Restrição você pode acessar nossa página especial clicando aqui. Adquira já o recurso e conte com a ajuda da Omie para ter mais controle e segurança nas suas vendas! 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
a importância da configuração de impostos na omie multivarejo
Com a configuração de impostos em um ERP como o Omie Multivarejo você garante a conformidade e eficiência na gestão
painel do contador
Saiba o que é o Painel do Contador, como ele funciona na prática e a quais módulos do sistema Omie
maximizando a eficiência financeira
Neste artigo, exploraremos os motivos pelos quais a ativação do Omie.Cash e a adoção do Pix no ponto de venda