Os clientes costumam ser um dos maiores pilares de um negócio, afinal toda a estratégia comercial por trás de um empreendimento é voltada para atrair, reter e fidelizar seus consumidores. Apesar disso, dentro do grupo de pessoas que chegam interessadas em adquirir seus produtos ou serviços, sempre vai existir uma parcela com potencial de se tornarem devedores.
A inadimplência talvez seja um dos maiores desafios dentro de uma empresa. Ter dentro do fluxo de trabalho dos seus funcionários técnicas e processos de cobrança é algo já enraizado na cultura empresarial brasileira, mas o que pouco se fala é sobre como uma das principais formas de lidar com o problema é a prevenção.
Ao conseguir identificar consumidores com dificuldades financeiras antes de realizar suas vendas você pode evitar fechar negócios que possam prejudicar o fluxo de caixa do seu empreendimento, além de trazer um impacto positivo para as suas finanças.
Atualmente, com o avanço da tecnologia é possível fazer uso de ferramentas e plataformas que consigam te dar suporte na tomada de decisão, visando minimizar os riscos e evitando problemas futuros ligados à restrição de crédito e à inadimplência.
A Omie tem um recurso dentro do seu sistema ERP cuja principal função é a de auxiliar seus usuários fornecendo informações sobre os clientes no momento da realização de suas vendas. Ficou interessado? Entenda abaixo como funciona e aprenda a realizar uma Consulta de Restrição.
O que é a Consulta de Restrição e como ela vai auxiliar nas suas vendas
A Consulta de Restrição é um recurso que pode ser acessado dentro de alguns módulos do sistema ERP da Omie, no qual é possível realizar consultas e ter acesso a informações sobre a situação financeira dos seus clientes. O principal objetivo da funcionalidade é ajudar o empreendedor a ter mais controle e segurança sobre suas vendas, além de diminuir a taxa de inadimplência. Além disso, você poderá melhorar as condições para os bons pagadores.
Cada tipo de consulta possui um valor específico. O intuito é oferecer diferentes recursos que se encaixem no perfil de diferentes tipos de negócios. Os preços são muito acessíveis e a cobrança é feita diretamente na mensalidade do seu Omie.
Confira abaixo nossos valores e o que está incluído em cada um dos quatro pacotes para pessoa jurídica:
-
Basic:
-
- Verifica os dados cadastrais
- Débitos, Protestos e cheque sem fundo
- Relatório positivo
- Valor: apenas R$6,90 a consulta
-
Risk:
-
- Verifica os dados cadastrais
- Débitos, Protestos e cheque sem fundo
- Score de crédito e indicadores positivos
- Valor: apenas R$ 10,90 a consulta
-
Business:
-
- Verifica os dados cadastrais
- Débitos, Protestos e cheque sem fundo
- Score de crédito, indicadores positivos
- Ações Cíveis e sugestão (aprovado ou não aprovado)
- Alerta de fraude
- Sócio e administradores
- Sugestão (aprova ou não aprova)
- Valor: apenas R$34,90 a consulta.
-
Limit:
-
- Verifica os dados cadastrais
- Débitos, Protestos e cheque sem fundo
- Score de crédito, indicadores positivos
- Ações Cíveis e sugestão (aprovado ou não aprovado)
- Alerta de fraude
- Sócio e administradores
- Sugestão (aprova ou não aprova)
- Participação em empresas
- Falências empresariais
- Valor: apenas R$44,90 a consulta
Como adquirir um pacote e realizar a Consulta de Restrição dentro do sistema Omie?
Para conseguir fazer a consulta é super prático, basta seguir o passo a passo abaixo:
1. Dentro do seu Omie ERP, acesse o cadastro de um cliente/fornecedor e clique no link “Consultar Restrições“, como no exemplo abaixo:
2. Se preferir, você também pode realizar a consulta pelo próprio atalho no passo a passo dos módulos, conforme o exemplo abaixo:
3. Em seguida você precisa escolher o tipo de consulta que você deseja:
4. Antes de finalizar a compra, você pode ter uma prévia de como cada consulta é apresentada, basta clicar na opção “Ver exemplo (sem custo)” localizada abaixo de cada tipo de pesquisa. Essa função permite uma visualização antecipada do formato e também do conteúdo da consulta:
5. Após escolher o tipo de consulta, ela será processada. Assim que ela estiver concluída, você receberá uma notificação.
Obs: verifique e ajuste as configurações de notificações do Omie para garantir que receberá o aviso sobre suas consultas que foram realizadas.
Como consigo visualizar a consulta realizada?
É muito simples! A consulta ficará disponível dentro do cadastro do cliente no seu sistema Omie e pode ser acessada de duas formas. Veja abaixo:
1. Acessando o anexo no menu lateral esquerdo:
2. Por meio da aba “Faturamento e Crédito”:
Sua consulta será mostrada da seguinte maneira:
As vantagens de conseguir evitar clientes problemáticos
Lidar com os desafios diários de um comércio pode ser uma tarefa muito difícil e desgastante para qualquer gestor, são muitos detalhes para prestar atenção e se certificar que tudo esteja correndo de maneira correta, isso vale para seus funcionários e também para seus consumidores.
Desenvolver uma rotina que inclua análises sobre a situação financeira dos seus clientes antes de fechar suas vendas parece algo pequeno, mas com toda certeza é um detalhe que pode evitar muitas dores de cabeça no futuro, além de ganhar tempo para sua equipe que não terá que lidar com cobranças, e, o mais importante, o prejuízo para o fluxo de caixa de seu negócio.
Caso tenha ficado com dúvidas a respeito de todo o processo de Consulta de Restrição você pode acessar nossa página especial clicando aqui. Adquira já o recurso e conte com a ajuda da Omie para ter mais controle e segurança nas suas vendas!