A Omie está sempre buscando formas de ajudar seus clientes e parceiros na gestão de suas empresas. Além do sistema ERP, disponibilizamos o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs, que traz informações relevantes sobre o ambiente de negócios no país.
O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas brasileiras que têm faturamento de até R$ 50 milhões por ano. Ele incorpora cinco setores: Agropecuária, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.
Os resultados entregues nesta análise têm como objetivo ajudar você a entender como seu negócio está performando no segmento que atua e com quais segmentos se relaciona. Por isso, eles são importantes para aprimorar o planejamento de gestão da sua empresa.
Quais dados disponibilizamos no material?
Liberamos dois relatórios informativos para você: o boletim mensal, que traz todas as informações setoriais do mês de junho, com uma visão geral dos destaques do mês; e um e-book trimestral do IODE-PMEs, que contém análises mais densas e aprofundadas que trazem uma visão estratégica para o empreendedor.
Principais pontos levantados por nossos analistas
O núcleo de estudos e índices econômicos da Omie tem como objetivo entregar análises que possam munir nossos parceiros e colaboradores com dados que ajudam a aprimorar a inteligência competitiva de seus respectivos negócios. A análise passa por quatro etapas importantes: estudo do cenário político e econômico externo; resultados recentes da economia e desempenho de cada setor dentro dela; panorama minucioso sobre a primeira metade de 2022 e finaliza com perspectivas para o curto prazo.
O cenário econômico mundial e como ele pode afetar as PMEs
Desdobramentos políticos e econômicos do mundo trazem desafios para empreendedores, visto que afetam diretamente a economia brasileira e que, consequentemente, acabam respingando nos negócios.
Vivemos um momento que é reflexo de muitos acontecimentos deste ano e dos anos anteriores. As medidas adotadas durante a pandemia afetam diretamente a inflação, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem ocasionado um aumento nos preços de vários produtos básicos do nosso cotidiano, e o aumento dos juros nos EUA desencadeou uma série de impactos na economia brasileira.
Todos esses acontecimentos vão gerar alguns obstáculos consideráveis para os empreendedores do nosso país:
- Existirá no Brasil uma maior pressão por manter a taxa básica de juros (SELIC) em patamares historicamente elevados;
- Juros em níveis elevados acabam penalizando a atividade econômica e ocasionam um desincentivo ao consumo e aos investimentos;
- A desvalorização do real frente ao dólar deve elevar a preocupação com novas pressões inflacionárias no Brasil;
- O contexto internacional, que tanto ajudou na retomada da economia brasileira após o choque inicial da pandemia, tende a se configurar como um empecilho para o crescimento do Brasil.
Panorama geral do semestre
O IODE-PMEs mostra que, mesmo tendo enfrentado um ambiente econômico desafiador, as PMEs seguiram em recuperação na primeira metade do ano. Isso fica evidenciado quando analisamos a movimentação financeira das pequenas e médias empresas, que apresentou crescimento de 3,5% no primeiro semestre. Apesar dos resultados positivos, é necessário proceder com bastante cautela; afinal, todas as perspectivas avaliadas sinalizam novos desafios pela frente.
Abaixo evidenciamos alguns pontos muito importantes encontrados. Confira:
IODE: resultados recentes
- Comércio e Indústria tiveram o melhor desempenho no primeiro semestre de 2022 entre os setores monitorados;
- A reabertura da economia, com maior controle dos casos graves de Covid-19, contribuiu para os resultados observados no mercado de PMEs em 2022;
- Especificamente em junho/22, o índice avançou 1,6% na comparação anual, desacelerando frente ao visto nos últimos meses.
IODE: panorama setorial do primeiro semestre de 2022
- Comércio seguiu em destaque no mercado de PMEs no primeiro semestre de 2022;
- As PMEs da Indústria recuperaram protagonismo no mercado neste ano;
- A construção foi a responsável por sustentar o desempenho do setor de Infraestrutura nos últimos meses;
- Retomada de Serviços seguiu em curso, ainda que se tenha observado certa desaceleração no final do semestre.
IODE: perspectivas para os próximos meses
- Para 2022, nossa expectativa para o IODE-PMEs aponta crescimento de 4,1% ante 2021 (revisada de + 2,8%);
- Especificamente para o segundo semestre do ano, ainda há espaço para observarmos uma sustentação dos setores de Comércio e de Serviços.
IODE: o que esperamos para 2023
Para 2023, a expectativa é de uma desaceleração do IODE-PMEs (projeção de + 1,2% ante 2022), em meio ao cenário econômico mais conturbado. Contudo, ainda que o cenário possa ser bem desafiador, a tendência é de que as PMEs sigam em crescimento no próximo ano.
A importância de conferir as análises completas
Entender melhor como seu negócio está se saindo dentro do setor que atua e todos os desdobramentos econômicos é básico para toda empresa. A Omie busca sempre antecipar as necessidades de seus clientes e parceiros, de modo a disponibilizar uma análise detalhada e gratuita para ser utilizada em conjunto com o nosso ERP, facilitando a gestão e planejamento de seu negócio. Não perca a oportunidade de conferir o material completo! É só clicar aqui e acessar.