O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs, também conhecido como IODE-PMEs, foi criado pela Omie com o intuito de ajudar seus clientes e parceiros a compreender melhor os movimentos do mercado e, a partir deles, se planejar para os próximos meses.
O índice traz informações relevantes sobre o cenário dos negócios no país e funciona como um termômetro econômico para empresas que faturam até R$ 50 milhões por ano. A análise engloba cinco setores da economia: Comércio, Indústria, Infraestrutura, Serviços e Agropecuária. Com os resultados, você vai conseguir entender como o seu empreendimento está performando dentro de seu respectivo segmento e o momento que o mercado vive.
Abaixo você confere os principais pontos levantados na análise.
IODE-PMEs: resultados de setembro de 2022
Segundo nossos especialistas, o IODE-PMEs apresentou crescimento de 1,1% em relação a setembro de 2021, mas uma queda de 3,9% quando comparado a agosto de 2022. Os setores de Comércio e Indústria foram os que tiveram melhor desempenho, enquanto os outros três sofreram recuo no período:
- A Indústria cresceu 12,9% em relação à mesma época de 2021.
- Já o Comércio teve um crescimento menos expressivo, porém positivo. Registrou 3,9% quando comparado a setembro do ano passado.
- Os demais setores fecharam o mês em queda: Agropecuária, -14,8%; Serviços, -2,7%; e Infraestrutura, -2%.
IODE-PMEs: resultados do terceiro trimestre de 2022
A movimentação financeira das PMEs cresceu 2,2% no último terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2021. Apesar do resultado positivo, o IODE-PMEs mostra desaceleração quando comparado ao desempenho do primeiro semestre do ano, quando registrou um avanço de 3,5%.
O crescimento do índice se deu, principalmente, pelo avanço da movimentação financeira real nas PMEs nos setores da Indústria (+11,6%), Agropecuária (+8,4%) e Comércio (+5,7%), ante o terceiro trimestre de 2021. Enquanto isso, os segmentos de Infraestrutura e Serviços registraram quedas (na casa dos 3%).
Confira os principais pontos levantados
- Movimentação financeira das PMEs cresce 2,2% no terceiro trimestre.
- IODE-PMEs mostra que o mercado de PMEs seguiu em expansão no período recente.
- Entre os setores monitorados, Indústria e Comércio foram os principais destaques no terceiro trimestre.
- Apesar do resultado positivo, IODE-PMEs mostra desaceleração na comparação com o desempenho visto no primeiro semestre do ano (+3,5% YoY).
- Serviços e Infraestrutura mostram movimentação financeira real abaixo do verificado no terceiro trimestre de 2021.
- Especificamente em setembro/22, o IODE-PMEs revela avanço de 1% na comparação anual, desacelerando frente ao resultado de agosto/22 (+4,7% YoY).
- Projeções do IODE-PMEs apontam para crescimento de 1,5% em 2023, após perspectiva de +3,3% neste ano.
Como a Copa do Mundo pode afetar o Comércio varejista
O cenário dos últimos três meses do ano traz algumas incertezas para o Comércio. O setor varejista conseguiu se recuperar após ter sofrido queda no segundo trimestre e, em um cenário normal, estaria se encaminhando para um período positivo do ano; contudo, em 2022 a Copa do Mundo do Catar deve afetar o mercado.
Enquanto o evento tem a tendência de trazer muitas oportunidades para comunicações e campanhas voltadas para um público específico, ele também pode ocasionar um desvio de foco dos consumidores para as promoções oferecidas na Black Friday, impactando diretamente a meta de vendas da época e o lucro das empresas.
Acesse o boletim completo do IODE-PMEs
Em nosso boletim você encontra a análise completa e detalhada de nossos especialistas sobre tudo o que é relevante para cada setor, contendo insights, informações complementares, tabelas e infográficos que vão ajudar na compreensão dos dados. Clique aqui e acesse já!