- IODE-PMEs mostra que movimentação financeira real no varejo no período foi o resultado mais robusto dos últimos meses
- Na comparação com agosto/21, avanço foi de 19,8%
- Dentre 15 segmentos com maior influência da data comemorativa, as categorias com melhor desempenho foram ‘varejo de equipamentos de telefonia e comunicação’ (+94,6%), ‘varejo de artigos de viagem’ (+90,1%) e ‘artigos de cama, mesa e banho’ (+63,3%)
Agosto de 2022 – O Dia dos Pais afetou positivamente as atividades econômicas das pequenas e médias empresas do comércio varejista, mostra o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs). Os dados revelam que, na primeira quinzena de agosto/22, a média diária da movimentação financeira real no varejo mostrou crescimento de 30,5% ante a média diária registrada em julho/22 – no ponto de vista anual, foi o resultado mais robusto dos últimos meses. Na comparação com agosto/21, o IODE-PMEs também mostra um avanço significativo da média diária da movimentação financeira real do segmento no período recente (+19,8%).
Para elaborar a análise, foi comparada a movimentação financeira média diária dos últimos 12 meses de 65 segmentos do varejo. Especificamente, para agosto/22, foi considerada a média diária da primeira quinzena do mês, em que há maior concentração de vendas relacionadas a data comemorativa.
O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 637 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.
Figura 1: Evolução da média diária mensal da movimentação financeira no comércio varejista
(Número índice – base: média 2T2022=100)
Diante destes resultados, a análise dos dados do IODE-PMEs traz fortes indícios de que o Dia dos Pais pode ter exercido papel importante na evolução das vendas do comércio na primeira metade deste mês.
“Quando avaliamos os segmentos que puxaram esse movimento no período recente, encontram-se evidências ainda mais robustas da influência da data comemorativa no resultado. Dentre os 30 segmentos com melhor performance no período – isto é, com evolução mais significativa da movimentação financeira média diária na passagem de julho/22 para agosto/22 -, historicamente, ao menos 15 são consideravelmente afetados por campanhas publicitárias e promoções relacionadas ao Dia dos Pais”, comenta Felipe Beraldi, gerente de indicadores e estudos econômicos da Omie.
É o caso, por exemplo, do ‘varejo de equipamentos de telefonia e comunicação’, que mostrou o maior avanço da média diária no período recente (+94,6% na primeira quinzena de agosto/22 x julho/22), além do ‘varejo de artigos de viagem’ (+90,1%) e de ‘artigos de cama, mesa e banho’ (+63,3%). Outros segmentos relacionados a data comemorativa também mostraram altas no período, como: ‘varejo de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo’ (+59,3%), ‘varejo de bebidas’ (+47,4%) e ‘varejo de artigos de caça, pesca e camping’ (+45,4%).
Figura 2: Expansão da movimentação financeira real no comércio varejista por segmentos de destaque
(média diária da primeira quinzena de agosto/22 x média diária de julho/22)
“Além do efeito sazonal trazido pela própria ocorrência da celebração do Dia dos Pais, o avanço expressivo da atividade no varejo na primeira quinzena de agosto/22 traz indicativos mais amplos de que o consumo pode ganhar força no curto prazo, com as diversas medidas de incentivo colocadas em prática pelo governo neste ano (como a liberação de saques do FGTS, a antecipação do pagamento do décimo terceiro a aposentados e a recente ampliação do Auxílio Brasil). Adicionalmente, ainda que a inflação siga em níveis elevados, a queda dos preços de combustíveis recentemente representa um alívio no orçamento das famílias, abrindo maior espaço para o consumo além do essencial”, avalia Beraldi.