Com a pandemia do novo coronavírus, o mercado passa por uma crise sem precedentes, em que empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, sofrem as piores consequências da recessão.
Com as medidas de afastamento social e com o fechamento das portas do comércio, muitos empresários viram seus negócios indo por água abaixo, junto com as vendas e com os clientes. Àqueles que não tinham um fluxo de caixa razoável e estável o suficiente para se manterem vivos durante esse período, tiveram que reinventar sua estratégia, optando por outras formas de vendas e até mesmo recorrendo a empréstimos e créditos junto a bancos e a programas oferecidos pelo governo.
Este é um momento de atenção. Sabemos que toda empresa já se deparou com clientes inadimplentes, mas, mais do que nunca, estar atento e encontrar maneiras e ferramentas que te auxiliem na hora de se proteger contra o famoso “calote” é essencial para que você evite um prejuízo ainda maior.
Efetuei a venda e não recebi, e agora?
Trabalhar com clientes que não pagam é exaustivo. Depois que a venda foi concluída, não há muito o que fazer senão esperar e acreditar que o cliente vai pagar conforme o combinado. Mas, caso isso não aconteça, vamos dar algumas dicas de como agir nessa situação.
Envie lembretes amigáveis
Essas primeiras cobranças devem ser feitas de forma amigável. Muitas vezes o cliente apenas esqueceu de pagar ou está esperando a entrada de algum valor para quitar a dívida. É importante que essa cobrança aconteça de uma forma que você possa comprová-la. Dê preferência a cobranças por e-mail, assim você tem o registro no caso de futuramente precisar entrar com uma ação judicial.
Esteja aberto a renegociações
Negocie a dívida, ofereça alternativas e tente deixar o cliente o mais confortável possível. Isso pode aumentar suas chances de receber o pagamento.
Ofereça um plano de pagamentos mais facilitado
Converse com o cliente e tente identificar o motivo pelo qual ele ainda não fez o pagamento. Ofereça alternativas para quitar o débito. Aceite cheque, cartão de crédito, depósito, boleto ou até mesmo transferências bancárias. Se conseguir parcelar o valor suas chances de receber aumentam ainda mais.
Considere a cobrança judicial
Em último caso use esta alternativa. Se você compreende que o valor a receber vale o desgaste que é mover uma ação judicial, vá em frente. Mas, importante lembrar, esteja preparado para um processo que pode levar anos e pode lhe custar altos honorários com advogados.
Como Omie pode te ajudar a evitar o desgaste com clientes inadimplentes?
Como falamos, ao vender produtos ou prestar serviços para um novo cliente todo vendedor deve ficar atento e se preocupar se este cliente é ou não um bom pagador.
Existem formas de se proteger de uma situação indesejada, como por exemplo, consultando as restrições de crédito do cliente, solicitando pagamento antecipado, obtendo referências de empresas onde o cliente compra, e muitas outras alternativas, mas você pode querer se resguardar ainda mais definindo um limite que o cliente pode se comprometer financeiramente com sua empresa.
Com Omie isso é possível. Você consegue definir o limite de crédito para cada cliente e o sistema garante que nenhuma venda ou prestação de serviço seja faturada sem que o cliente tenha limite de crédito disponível.
Além disso, o sistema também permite que você bloqueie clientes específicos, isto é, com Omie você impede que se fature qualquer coisa para determinado cliente.
Incrível, não é mesmo? Você consegue ter controle sobre os clientes inadimplentes e, de quebra, se protege de realizar maus negócios que prejudiquem seu caixa!
Pensa que acabou? Não. Ainda tem mais!
À medida que se fatura uma venda ou prestação de serviço para um cliente, o limite de crédito disponível diminui até que o cliente efetivamente realize os pagamentos conforme negociado, momento em que o limite de crédito é atualizado novamente, ampliando o crédito disponibilizado. 🙂
Para ter acesso ao passo a passo do sistema, clique aqui.