Manifestação de Destinatário da NF-e

Proteja seu CNPJ contra faturamentos não autorizados
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A “Manifestação de Destinatário da NF-e” é o registro de um evento por quem recebeu uma NF-e. Caso alguma empresa tenha emitido uma nota fiscal contra o seu CNPJ, você, como destinatário, poderá informar ao Fisco que tem conhecimento sobre a emissão e se a operação está confirmada, se não foi realizada ou se você a desconhece.

Apesar da manifestação ainda não ser obrigatória para todo mundo (consulte seu contador para confirmar se sua empresa já é obrigada a se manifestar), tal ação acaba se configurando como uma importante ferramenta de validação comercial (e até jurídica) das operações, tanto para o emissor quanto para o destinatário.

Em resumo: se alguém emitir uma nota fiscal contra o seu CNPJ, sem que você tenha pedido, vai ser possível recusar a nota de forma eletrônica, indicando para a SEFAZ que você não está de acordo com o faturamento.

Como sempre, Omie sai na frente e te ajuda com mais essa necessidade! 🙂 Agora ao receber uma nota fiscal de entrada você “pilota” os eventos da manifestação:

57a883c7870f45ee37f68a68 check 1

Basta clicar no botão “Manifestação da NF-e” e escolher o evento:

57a884b859db2109657c6574 check 1

Ao fazer isso, o evento com o manifesto escolhido será automaticamente enviado para a SEFAZ. De quebra, o card com a nota também demonstra qual foi o manifesto reconhecido:

57a88598870f45ee37f68a6d check 2

E pra fechar, todos os relatórios referentes às “Notas Fiscais Recebidas” agora possuem a coluna “Manifestação do Destinatário”, e também o “Painel de NF-e”:

57a8868e870f45ee37f68b0f check 3
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Omie oferece treinamentos exclusivos para assinantes. Os treinamentos auxiliam no uso da ferramenta para que você possa usufruir do sistema
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
Segunda edição da Sondagem Omie das Pequenas Empresas destaca otimismo, com expectativa de evolução positiva do faturamento e das contratações