A “Manifestação de Destinatário da NF-e” é o registro de um evento por quem recebeu uma NF-e. Caso alguma empresa tenha emitido uma nota fiscal contra o seu CNPJ, você, como destinatário, poderá informar ao Fisco que tem conhecimento sobre a emissão e se a operação está confirmada, se não foi realizada ou se você a desconhece.
Apesar da manifestação ainda não ser obrigatória para todo mundo (consulte seu contador para confirmar se sua empresa já é obrigada a se manifestar), tal ação acaba se configurando como uma importante ferramenta de validação comercial (e até jurídica) das operações, tanto para o emissor quanto para o destinatário.
Em resumo: se alguém emitir uma nota fiscal contra o seu CNPJ, sem que você tenha pedido, vai ser possível recusar a nota de forma eletrônica, indicando para a SEFAZ que você não está de acordo com o faturamento.
Como sempre, Omie sai na frente e te ajuda com mais essa necessidade! 🙂 Agora ao receber uma nota fiscal de entrada você “pilota” os eventos da manifestação:
Basta clicar no botão “Manifestação da NF-e” e escolher o evento:
Ao fazer isso, o evento com o manifesto escolhido será automaticamente enviado para a SEFAZ. De quebra, o card com a nota também demonstra qual foi o manifesto reconhecido:
E pra fechar, todos os relatórios referentes às “Notas Fiscais Recebidas” agora possuem a coluna “Manifestação do Destinatário”, e também o “Painel de NF-e”:
Com mais de 18 anos de experiência em sistemas de gestão, Rafael Olmos é Diretor de Operações da Omiexperience, responsável pelo desenvolvimento do Omie e também pela equipe de Atendimento e Suporte. Acredita que sempre existe um jeito mais simples e rápido de fazer alguma coisa complicada, e não existe nada tão bom que não possa ser melhorado. Hack everything!