Profissionais acomodados em sua zona de conforto dificilmente são destaques no mercado de trabalho. Além de qualificações e atualizações constantes, para ser um diferencial e evoluir na carreira, é preciso investir em atitudes e técnicas que melhorem sua imagem pessoal e profissional.
Traçar estratégias de autopromoção e trabalhar a autopropaganda podem permitir que você se destaque e seja reconhecido em sua profissão, construindo sua marca com uma base sólida e confiável.
Por este motivo, vamos falar neste artigo sobre marketing pessoal para contadores, por que ele é importante para a categoria e como pode ser usado como um diferencial de mercado. Boa leitura!
O que é marketing pessoal?
O Marketing Pessoal é uma ferramenta do marketing convencional e tem como objetivo a promoção de um indivíduo. Seu principal foco é o fortalecimento da imagem de uma pessoa de modo que a vejam como uma referência para determinado assunto e/ou marca, atraindo assim maior atenção e influenciando positivamente no produto.
Seu conceito está atrelado a qualquer profissional que precisa conquistar e captar clientes constantemente, de modo que a empresa não seja o único atrativo, mas que sua própria imagem sirva de referência e fortalecimento para o fechamento daquele negócio.
Por que o marketing pessoal é importante para o profissional contábil?
Sabemos que hoje em dia o número de profissionais contábeis cresce consideravelmente no Brasil, isso porque é uma área que oferece inúmeras possibilidades no mercado e que consegue atuar em diferentes segmentações.
Com o rompimento das barreiras tecnológicas, a atuação desses profissionais passou a ser cada vez mais importante e estratégica nas empresas e organizações, abrindo aos contadores margens e oportunidades de novos negócios.
Com toda esta evolução, é imprescindível que para conquistar o seu espaço e construir uma reputação de respeito, o profissional contábil se mantenha sempre atualizado e trabalhe sua imagem de forma estratégica e eficaz.
Para todo contador, seja ele autônomo ou responsável por um escritório de contabilidade, é essencial que exerça uma imagem influente. Assim, saber explorar suas habilidades, capacidades e competências é fundamental para aqueles que desejam se destacar neste nicho econômico.
É neste momento que o marketing pessoal se torna importante. Ele é uma ferramenta utilizada que ajuda a preparar a pessoa e sua publicidade de modo a conquistar a confiança dos clientes, pois ele trabalha e valoriza as qualidades de um indivíduo, como autoestima, boa comunicação, bom humor e capacidade de liderança, o que garante um diferencial em meio aos concorrentes.
Quais os benefícios para o contador ao fazer marketing pessoal?
Muitos ainda têm receio na hora de utilizar esta técnica, pois acreditam que se trata de uma celebração ao ego e à vaidade, quando na verdade, o marketing pessoal em um mercado competitivo e com profissionais capacitados pode ser tornar uma ferramenta de sobrevivência.
É a partir dele que você cria vantagens competitivas e dá visibilidade às próprias competências, visando apenas o seu reconhecimento e sua melhor aceitação no mercado. Listamos abaixo 3 situações em que você, contador, pode se beneficiar com o uso de técnicas e ferramentas do marketing pessoal.
1. Atrair atenção e despertar a curiosidade do cliente
Despertar a atenção e curiosidade do cliente sobre quem é você, onde trabalha, para quais empresas já prestou consultoria contábil, entre outras informações, pode ser um bom sinal de que você está conquistando seu espaço no mercado de trabalho.
Com o avanço tecnológico e com o domínio das redes sociais no dia a dia de qualquer indivíduo, esse acaba sendo o primeiro canal onde pessoas irão buscar referências sobre você.
Portanto, mantenha-se sempre atualizado. Tenha um perfil completo nas redes de relacionamento profissional, onde as pessoas possam buscar informações e referências e suas e encontrar tudo o que precisam.
Ressalte suas qualificações e o que te diferencia dos outros contadores do mercado, mostre suas estratégias, faça publicações pertinentes e o mais importante, alimente as redes com informações verdadeiras!
2. Mostrar suas habilidades, competências e trabalhos realizados de sucesso
Utilize do marketing pessoal para mostrar o que você faz de melhor. O consultor contábil deve ser uma pessoa de confiança, pois está envolvida em todos os processos financeiros e burocráticos de uma empresa. Saber se vender como profissional e mostrar suas qualidades é fundamental na hora de conquistar o cliente.
Faça um portfólio, mostre seus casos de sucesso e principalmente apresente resultados. Para contadores, é importante que saibam utilizar a seu favor seus indicadores de desempenho. De que forma trouxeram melhorias para onde trabalharam e como podem ajudar o cliente em foco.
3. Conquistar a confiança dos clientes
Para atrair e fidelizar clientes é necessário que eles confiem em você e no trabalho que exerce. A ferramenta do marketing pessoal oferece recursos que podem te ajudar a aprimorar suas habilidades e a construir um relacionamento com aquela pessoa ou empresa que você quer atrair.
A técnica pode te ajudar a construir e desenvolver uma reputação e uma imagem pessoal que são inquestionáveis aos olhos do outro, conquistando assim a desejada credibilidade.
Para um contador, ter a confiança do cliente é fundamental, uma vez que este é um dos principais critérios a serem levados em conta na contratação de um profissional que cuidará integralmente dos assuntos mais estratégicos do negócio.
Dicas de como fazer marketing pessoal
Este processo é uma construção diária e se aplica a qualquer profissional que tenha o objetivo de se desenvolver e de se tornar referência de mercado para o segmento contábil.
Aqui vão algumas dicas para que você coloque em prática o seu marketing pessoal, para que, além de se desenvolver pessoalmente, tenha destaque em sua carreira profissional.
Autoconhecimento
Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para descobrir quais são os pontos que você precisa aprimorar. Liste seus pontos fortes e fracos, quais são suas necessidades e até mesmo suas ameaças.
Identifique onde está acertando ou errando e a partir disso, desenvolva estratégias que te ajudem a lidar com os problemas e a desenvolver ainda mais suas habilidades mais fortes.
Tenha um objetivo
Trace um objetivo claro e defina qual é o principal propósito para fazer marketing pessoal. Onde você quer chegar? Quer conquistar novos clientes? Quer mudar sua postura e se tornar referência de mercado? Identifique o propósito, assim será mais fácil alcançá-lo.
Cuidados com a aparência
Manter uma aparência adequada é fundamental em qualquer situação e esta é uma das dicas mais importantes do marketing pessoal. Manter uma boa apresentação de si mesmo é um fator que exerce grande influência no poder de decisão do outro. A sua imagem reflete credibilidade e segurança para quem está do outro lado.
Mas de que adianta ter uma bela embalagem sem conteúdo? Ter cuidado com a aparência não diz respeito apenas ao externo. É imprescindível que para um profissional contábil passar respeito e autoridade no assunto, ele mantenha um posicionamento coerente, não entre em contradições, e o mais importante, que saiba quais são seus valores e onde quer chegar.
Cuide de suas redes sociais
As redes sociais estão aí para criar relacionamentos e aproximar as pessoas. Grandes empresas utilizam deste meio para se destacar no mercado e divulgar seus produtos.
Utilize as redes sociais a seu favor. Mantenha as informações de seu perfil profissional e as páginas da sua empresa sempre atualizadas. Dissemine conteúdos pertinentes. Use tudo isso a seu favor e promova o seu trabalho.
Invista em qualificação
Esteja sempre atualizado. Faça cursos, leia livros, invista em conhecimento. Esteja sempre atento às novidades não só do setor contábil, mas como também àquelas que dizem respeito às frentes onde atua.
Para manter um bom marketing pessoal é imprescindível que você esteja sempre inovando e trazendo as melhores soluções para seus clientes. Seja um profissional dinâmico, que se adapta aos novos cenários e busca as melhores qualificações.
Crie uma rede de relacionamentos
Estabeleça uma boa rede de networking. Para o profissional da contabilidade, é fundamental manter relacionamentos. Participe de eventos do segmento, conheça outros profissionais, troque conhecimento e seja visto pelo mercado. Utilize este momento para sua autopromoção, troque informações, experiências e referências.
Aprenda a argumentar a seu favor
Desenvolva um discurso. Elabore um texto que te descreva, ressalte suas qualidades e habilidades. Este é um modelo de contato altamente relevante e que pode colocar em evidência suas qualificações e te levar a conhecer e captar novos clientes.
Se bem utilizada, a ferramenta do marketing pessoal irá te ajudar a conquistar um novo patamar na sua profissão e carreira. Que tal começar agora?