O que é lançamento contábil e como fazer?

Aprenda o que é um lançamento contábil e como fazê-lo de forma eficiente e produtiva.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Entender e conhecer sobre o lançamento contábil é fundamental para manter um controle mais efetivo e preciso das contas. A principal função dessa prática vai além de registrar as questões que podem afetar de alguma forma o patrimônio de um negócio.

Esse tipo de lançamento é essencial para uma empresa, pois mantém  a organização em diversos setores. Com dados unificados e organizados sobre registros, torna-se mais fácil para os gestores entenderem a realidade do negócio e, dessa forma, tomarem as medidas necessárias de acordo com cada cenário.

Sendo assim, é importante que os contadores aprendam maneiras de otimizar o tempo gasto em cada lançamento contábil. Neste conteúdo, você terá acesso a algumas definições, como e quando adotar essa estratégia para seu negócio.

Além disso, você verá quais elementos se enquadram no documento e o papel de um serviço contábil no desenvolvimento de um negócio, algo que tem crescido cada vez mais nos últimos anos. Boa leitura!

Bannner para conhecer o sistema

O que é lançamento contábil?

O lançamento contábil é o registro de todas as informações que podem provocar algum tipo de mudança no patrimônio empresarial. Ele obedece certas técnicas da contabilidade e é realizado de forma cronológica. Conhecido também como escrituração contábil, é essencial para documentar o reconhecimento de receitas, despesas, ativos ou passivos de um negócio em um certo período.

Segundo as Normas de Contabilidade, o lançamento deve ser registrado se acontecer alguma alteração no patrimônio da empresa, seja em favor dela ou de outros. Para isso é necessário que exista uma documentação que comprove o status da mudança.

É importante ressaltar que os lançamentos contábeis são feitos em várias situações que afetam a empresa, sejam elas contas patrimoniais, que pertencem ao ativo e passivo; ou contas de resultado: despesas e receitas.

Para melhor entendimento, veja o que cada um desses termos compreende:

  • Ativos: são os bens que a empresa possui e os seus direitos a receber, por exemplo, saldo de caixa, móveis, equipamentos, estoque, entre outros;
  • Passivo: são todas as obrigações que a empresa possui, ou seja, impostos, salários que devem ser pagos, entre outros;
  • Receita: entradas referente às atividades do negócio, por exemplo, prestação de serviço, vendas, cobranças, entre outros;
  • Despesa: é tudo o que sai da empresa, são gastos como manutenção de aparelhos, serviços contratados de última hora, entre outros.

O patrimônio líquido também entra no lançamento contábil. Ele é o resultado ativo subtraído do passivo. Isso representa todos os valores líquidos do negócio, resultante dos direitos e bens menos as obrigações. Nesse caso, tem-se como exemplo o capital social, ações ou prejuízos.

Informações que constam em um lançamento contábil

Para que o lançamento contábil seja feito de forma completa é importante se atentar às informações que precisam estar presentes nele. Assim, fica mais claro quais são as contas e todo o histórico da transição.

As informações apresentadas em um lançamento contábil são:

  • Data completa do registro;
  • Local da empresa;
  • Conta credora, que é o dinheiro recebido pela sua empresa (normalmente ela vem com a letra “A” escrita antes);
  • Conta devedora, que é a conta debitada e a primeira conta apresentada;
  • Valor do registro contábil, dados das transições expressa em unidade monetária;
  • Histórico da operação, tudo o que aconteceu durante a transição.

Todas essas informações precisam ser verdadeiras e apresentadas de maneira clara. Qualquer erro pode fazer com que a empresa e as pessoas envolvidas sofram prejuízos, sejam os investidores, colaboradores ou empresa como um todo.

Qual é a finalidade do lançamento contábil?

Além de registrar as transações financeiras de uma empresa, o lançamento contábil também é um grande aliado na hora da tomada de decisão. Afinal, ele leva consigo o histórico que envolve informações importantes para um negócio.

Dessa forma, fica mais claro na hora de analisar a saúde financeira da empresa e as informações do que já se tem. Com tudo apresentado de maneira clara e objetiva, a tomada de decisão passa a ser mais estratégica e assertiva.

Como fazer um lançamento contábil?

Existem muitas maneiras de fazer lançamentos contábeis, por isso, é importante considerar cenários em que a tarefa seja a mais otimizada possível, feita de forma inteligente.

Veja três dicas para você saber como fazer um lançamento contábil de forma otimizada e produtiva, sem deixar de lado a eficiência:

  • Digitalize as informações: a maneira mais eficiente e segura de organizar os documentos é mantendo todos eles em um armazenamento digital. Assim, fica mais fácil encontrar as informações que precisa e guardá-las para futuras consultas.
  • Use a tecnologia: ferramentas e sistemas de gestão são essenciais para manter a rotina e obrigações contábeis em dia. Com eles, as tarefas ficam mais descomplicadas e otimizadas, aumentando a produtividade da equipe.
  • Seja transparente: é fundamental que todas as informações apresentadas sejam reais e verdadeiras, nada de supervalorizar as contas ou omitir dados. Isso porque qualquer dado incorreto pode prejudicar consideravelmente a empresa e os envolvidos no negócio, além de trazer problemas com a legislação.
  • Tire dúvidas: é comum ter dúvidas sobre os termos presentes em um lançamento contábil, principalmente para quem não trabalha com contabilidade. Sendo assim, converse com o seu cliente e explique para ele quais são esses termos, quais as informações necessárias e fique aberto para tirar todas as dúvidas que ele tiver.

Omie ERP: o sistema que te ajuda a fazer lançamentos contábeis

Agora que você já sabe o que é um lançamento contábil e conhece o que é necessário para realizá-lo de forma eficiente, é hora de continuar aprendendo sobre soluções inovadoras que podem ajudar na otimização do tempo e controle de processos.

O sistema ERP é uma opção que explora a tecnologia. Com ele, você conta com um sistema eficiente para realizar seus lançamentos contábeis sem burocracia ou complexidade. É possível integrar todas as áreas de uma empresa, facilitando o acesso às informações sempre que necessário.

Dentre suas funcionalidades, destaca-se o painel do contador, um modo no qual todas as informações geradas pela empresa  se concentram em um só lugar, com recursos e funcionalidades que vão tornar a gestão financeira mais estratégica.

Um exemplo de ferramenta do painel do contador é o bloqueio de lançamentos contábeis por períodos determinados, o que evita erros ou inconsistências em fechamentos. Além disso, é possível visualizar como andam as negociações em um só lugar.

Com a automatização contábil, você faz os seus lançamentos contábeis e muitas outras tarefas presentes no dia a dia da contabilidade de forma ágil, produtiva e otimizada.

Banner CTA

Tecnologia para uma contabilidade eficiente

O crescimento da tecnologia tem sido um grande aliado na hora de mostrar o diferencial dos serviços contábeis em um contexto de crescente inovação. Neste conteúdo, foram apresentadas algumas definições sobre lançamentos contábeis, como fazê-lo, quais elementos incluir no documento e em que ocasiões ele é indispensável.

Manter-se informado sobre esses e outros meios de registro da contabilidade são formas de garantir a boa saúde do negócio. Da mesma forma, investir em inovação e agilidade é um diferencial, seja na oferta dos serviços ou no dia a dia do empreendimento.

Conte com o sistema Omie para impulsionar seu crescimento. Se você gostou desse conteúdo e quer ler mais sobre contabilidade, gestão e negócios, confira o blog da Omie. Nele existem diversos conteúdos atualizados e informativos sobre o mundo dos negócios.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba mais sobre o papel da contabilidade para MEI para o crescimento das microempresas e confira os serviços que você
Demonstrações contábeis
Entenda o que são e quais são os objetivos das demonstrações contábeis e saiba o que a lei diz sobre
rotinas contábeis
Descubra como otimizar as rotinas contábeis e o que priorizar em empresas do Simples Nacional e MEI.