O que o empresário brasileiro tem em comum com uma olimpíada?

Não são poucas as semelhanças do empresário brasileiro com um evento esportivo de grande porte. Em busca do sucesso e da vitória há muitos desafios e obstáculos a serem vencidos.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A Copa do Mundo acabou, mas uma outra grande competição esportiva mundial se aproxima. Estamos há dois anos da realização das Olimpíadas, na cidade de Tóquio no Japão. Assim como na Copa do Mundo de futebol, este evento tem como diferenciais a garra, força de vontade, confiança e o espírito esportivo dos atletas em busca da tão sonhada medalha de ouro, em busca do primeiro lugar no pódio, da glória.

Na busca deste sonho é fundamental que o atleta esteja preparado. Preparação neste caso envolve um extraordinário empenho para treinar, treinar e treinar incessantemente. Mas envolve também o conhecimento técnico de tudo que envolve a modalidade onde o atleta vai atuar, ou seja, preparo físico, condições do local da competição, alimentação, etc.

Se compararmos este cenário esportivo com as atividades empresariais no Brasil percebemos que aquele que decide empreender está entrando em uma verdadeira olimpíada, afinal as condições oferecidas pelos governantes das esferas federal, estadual e municipal tornam-se verdadeiros obstáculos que precisam ser superados todos os dias.

Quais são estes obstáculos?

Infraestrutura deficiente quando olhamos para os portos, aeroportos, ferrovias, estradas, sistema de saúde, segurança, economia, etc. E para piorar a situação, um dos maiores obstáculos desta corrida em busca da vitória está no sistema tributário nacional, onde a gigantesca carga tributária leva embora boa parte dos lucros das empresas.

Recentemente, o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação realizou uma medição pelo conhecido Impostômetro e constatou que a arrecadação de impostos já ultrapassou,somente neste ano, a marca de 1 trilhão e 429 bilhões de reais. Haja coração para suportar tantos impostos hein! E haja operação Lava Jato para descobrir o destino de tanto dinheiro.

Não bastasse o aspecto financeiro dessa espetacular carga tributária pesando diretamente no custo dos produtos e serviços, estamos falando de umas das legislações tributárias mais complexas do mundo, o custo indireto para o entendimento e cumprimento das obrigações decorrentes deste complicado sistema tributário também é gigantesco.

É fundamental o entendimento de toda a “parafernália” criada pelo governo para controlar uma montanha de tributos cobrados diariamente das empresas e dos cidadãos. Para auxiliar os trabalhadores da área fiscal, um público que frequentemente está presente em minha página nas redes sociais, sugiro acompanhar sempre as notícias e informações sobre possíveis mudanças da legislação fiscal ou mesmo o aumento de impostos, já que é complicado saber o tempo todo de todas estas alterações.

Como superar os desafios nesta corrida do empreendedorismo?

Para vencer a corrida do empreendedorismo, é preciso dar atenção a alguns pontos. Sabemos que para realizar qualquer tarefa é preciso suar acamisa e aqui não será diferente. Trabalho, estudo, persistência, força de vontade, estratégia e boas ferramentas são as armas do sucesso. Com perseverança é possível, sim, conquistar sua medalha de ouro, ocupando o primeiro lugar no pódio do empreendedorismo.

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
descubra as vantagens da calculadora
Aprenda como calcular o Imposto de Renda para empreendedores com um passo a passo. Garanta a precisão no cálculo e
Entenda para que serve a DEFIS, aprenda a emiti-la e fique em dia com a Receita Federal.
gestão empresarial: pessoa em reunião
Gestão empresarial otimiza processos e resultados de empresas. Confira dicas de metodologias que te ajudarão durante o processo.