Otimize a entrega das obrigações acessórias com com um ERP completo

Veja como contadores estão ganhando produtividade ao indicar o ERP Omie para seus clientes e facilitando a entrega de obrigações acessórias.
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A gente sabe que as obrigações acessórias fazem parte do seu dia a dia como uma engrenagem que nunca para. São declarações, relatórios, cruzamentos de dados e prazos apertados somados à dependência constante da organização (ou desorganização) dos seus clientes.

Mais do que cumprir prazos e evitar multas, seu trabalho exige precisão, agilidade e inteligência para lidar com uma rotina que muitas vezes é mais reativa do que estratégica. 

Mas será que precisa ser assim? Na verdade, não! Saiba que a adoção do ERP certo pelo seu cliente pode transformar sua forma de lidar com as obrigações acessórias. 

As obrigações acessórias ainda são um desafio — e o contador paga o preço

Prazos apertados, erros nos dados, planilhas incompletas ou arquivos que simplesmente não chegam. A rotina do contador fica vulnerável à organização do cliente, que nem sempre é suficiente.

O mais frustrante? Muitas dessas falhas poderiam ser evitadas com processos simples de digitalização e automação por meio das ferramentas corretas.

Mesmo com a evolução das obrigações digitais, o contador continua assumindo os seus riscos operacionais, de seus clientes e até mesmos riscos criados por externos ou terceiros no envio e processamento das obrigações acessórias.

Um dado fiscal emitido com erro ou fora do prazo impacta diretamente a declaração de obrigações tributárias e o cumprimento da documentação contábil, comprometendo a conformidade fiscal do escritório.

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A rotina das obrigações acessórias muda quando o cliente usa um ERP completo

O problema nunca foi lidar com as obrigações acessórias – a questão é como essas obrigações chegam até você, contador.

O trabalho poderia ser muito mais fluido se os dados viessem certos, completos e no prazo. Mas, no dia a dia, o que chega é nota com erro, planilha inconsistente, e-mail com anexo duplicado, cliente sem controle de caixa, estoque no papel… e por aí vai.

Agora, imagine o cenário onde o seu cliente usa um ERP moderno, com emissão de nota, controle financeiro e relatórios, tudo no mesmo lugar. As informações vêm redondas, automatizadas, e você acompanha tudo em tempo real, sem depender de arquivos soltos.

E sabe como isso é possível? Indicando o ERP Omie para os seus clientes. 

Rotina do escritório contábil que usa o ERP Omie 

Veja na tabela comparativa abaixo, como a rotina do contador muda quando o cliente não usa o ERP Omie versus quando ele usa nosso ERP.

TAREFA DA ROTINA CONTÁBILQUANDO O CLIENTE NÃO USA ERP OMIE ❌
QUANDO O CLIENTE USA O ERP OMIE ✅
Emissão de notas fiscais (NF-e e NFS-e)
Feita em sistemas paralelos ou planilhas; você precisa pedir os XMLs, validar manualmente e corrigir campos preenchidos errados.

Emitidas direto no ERP, com validações automáticas. Os XMLs ficam acessíveis no Painel do Contador, sem precisar pedir.

Controle financeiro (base para EFD-Contribuições e DCTF)
Registro manual, informal ou em planilhas. Categorias confusas, dados faltando, difícil rastrear.
Lançamentos organizados no sistema. Relatórios automáticos com dados prontos para apuração e cruzamento fiscal.
Gestão de estoque (relevante para o SPED Fiscal)Feita “de cabeça” ou com planilhas. Você precisa interpretar movimentações e ajustar na contabilidade.
Controlado dentro do Omie, com entrada e saída vinculadas às notas fiscais. Dados acessíveis e confiáveis.
Relatórios para apuração de tributos (ICMS, PIS/COFINS, IRPJ/CSLL)Você precisa montar do zero com base em dados soltos. Alta chance de erro.O cliente gera relatórios claros e completos. Você só importa os dados e confere.
Troca de informações com o cliente (RAIS, DIRF, eSocial)
Vários e-mails, mensagens no WhatsApp, arquivos soltos e prazos perdidos.
Integração via Painel do Contador, com acesso a tudo em tempo real.
RetrabalhoFrequente. Você refaz cálculos, pede dados de novo, corrige erros de digitação.
Quase zero. O ERP organiza as informações na origem.
Tempo de análise e entregaAnálises exigem muitas tarefas manuais que consomem tempo
Dados em tempo real e de forma automática, sem trabalho manual 

Com o cliente usando um ERP completo como da Omie, as informações que alimentam suas entregas de EFD-Reinf, DCTFWeb, SPED Contribuições ou eSocial já vêm prontas, organizadas e validadas na origem. 

Você reduz a margem de erro, ganha agilidade e tira o peso das costas  sem depender de uma montanha de planilhas, da memória do cliente ou sistemas incompletos e obsoletos.

Por que indicar o Omie para seus clientes — mesmo sem ser um sistema contábil

Indicar o Omie para seus clientes não é só uma forma de melhorar o dia a dia deles. É também uma forma de melhorar o seu. Essa decisão tem impacto direto na organização do cliente e na eficiência do seu próprio trabalho.

Isso porque o Omie transforma a rotina do escritório e do empresário, atuando exatamente onde mais surgem os gargalos. Tudo isso dentro de uma única plataforma, 100% digital e com condições especiais para contadores. 

O que você, contador ganha ao indicar o Omie para os seus clientes

  • Redução de retrabalho: você não precisa mais revisar nota fiscal mal preenchida ou correr atrás de planilhas bagunçadas;
  • Automação e integração: dentro do nosso ecossistema para contadores seu escritório pode contar com sistemas exclusivos para a operação contábil, como o GClick e o OneFlow.
  • Acesso em tempo real: você acompanha o cliente de forma proativa, sem depender de envio de documentos por e-mail ou WhatsApp;
  • Mais tempo para atuar como consultor: menos tarefas operacionais, mais espaço para pensar no negócio do cliente;
  • Parceria estratégica real: com suporte direto da Omie ao cliente, você não vira o “suporte técnico” da empresa que atende.

O que o seu cliente ganha ao usar o Omie

  • Organização do negócio em uma só ferramenta: emissão de nota, estoque, financeiro, serviços e vendas conectados;
  • Facilidade de uso: o ERP é intuitivo, com fluxos simples e claros;
  • Redução de erros: validações automáticas e relatórios claros ajudam o cliente a manter os dados corretos desde a origem;
  • Acesso à Omie.Academy: cursos gratuitos com certificado ajudam o cliente a evoluir na gestão/
  • Atendimento direto com a Omie: o cliente é apoiado por um time especializado, sem sobrecarregar você.

Em outras palavras, o cliente evolui como empresa e você evolui como empresário na contabilidade digital. E quando os dois lados ganham, a relação também muda: deixa de ser uma cobrança constante para se tornar uma parceria sólida, inteligente e produtiva.

Seja um contador mais valorizado com a Omie ao seu lado

Se você está cansado de correr contra o tempo, lidar com dados inconsistentes e quer simplificar a sua rotina, está na hora de virar o jogo!

A verdade é que a sua valorização também passa por educar e empoderar seus clientes. E a Omie ajuda você a fazer isso sem complicar sua rotina.

Você pode continuar sendo o contador que resolve tudo. Ou pode ser aquele que ensina o cliente a se organizar e colhe os frutos de uma parceria mais eficiente.

O fluxo com a Omie é simples: você indica a ferramenta certa, melhora a performance dos seus clientes e libera seu próprio crescimento. Veja ser um contador parceiro Omie!

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