Maio de 2023 – A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, anuncia Carolina Rietmann como diretora de Jurídico e Compliance. A executiva é formada em direito e possui 15 anos de experiência nas áreas empresarial, financeira e de tecnologia, com passagem por grandes empresas, como a Samsung e o Mitsubishi UFJ Financial Group.
Carolina integra o quadro de funcionários desde setembro de 2021, até então como Chief Legal & Compliance Officer (CLCO) da área, e foi responsável pela implementação dos processos jurídicos e pela estrutura de Compliance da Omie, incluindo a área de Privacidade e Proteção de Dados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A executiva ainda compõe o Comitê de Integridade da empresa, formado por executivos C-Level da organização; implementou o Canal de Denúncias, as Políticas de Compliance e o Código de Ética e Conduta da empresa, disponibilizado tanto para o público interno quanto externo; além de realizar treinamentos periódicos com os funcionários e lideranças para atualizações e orientações sobre esses temas.
Segundo Luiz Felipe Massad, CHRO da Omie, com as últimas rodadas de investimento e o crescimento exponencial da Omie nos últimos anos, a necessidade de uma estrutura Jurídica e de Compliance interna se fez mais presente, com total conhecimento do negócio e como parte essencial para um avanço sustentável e seguro. “Os planos da Omie para os próximos anos também requerem um olhar minucioso no âmbito jurídico e de compliance, para garantir escolhas certas e o sucesso de suas movimentações no mercado”, explica.
A advogada comanda uma equipe formada 100% por mulheres e comenta o crescimento da presença feminina nas áreas do Direito, tecnologia e financeira, em especial, no mundo das fintechs. “É gratificante ver cada vez mais o público feminino ocupando espaços antes representados, majoritariamente, por homens. Falamos de três mercados com alta concentração da figura masculina, mas a Omie quebra esse padrão com um time diverso, no qual as mulheres ocupam mais da metade das posições na empresa”, afirma a diretora.