Estratégia. Essa é a palavra capaz de definir o sucesso de um negócio. Pois para a Omiexperience, empresa desenvolvedora do Omie, primeiro e único ERP parceiro do contador, a mudança de estratégia foi fundamental para sua consolidação e crescimento. O ponto de virada da empresa se deu em 2014, quando Omiexperience mudou a relação com o seu maior parceiro, o contador, atendendo seus clientes através de franquias regionais. Hoje já são 31 unidades franqueadas em todos o país. E a previsão é fechar 2016 com pelo menos 80.
Omie foi apresentado aos contabilistas na Convenção Bianual do Conselho Regional de Contabilidade em 2013. A parceria com os contadores surgiu como a melhor opção para difundir o produto tendo em vista que a maior dificuldade da classe é receber informações corretas e atualizadas sobre as rotinas financeiras e contábeis de seus clientes, “O propósito do Omie é ajudar as PMEs a serem mais organizadas e, consequentemente, facilitar a vida do contador, que recebe automaticamente os dados contábeis e fiscais de seu cliente”, constata Marcelo Lombardo, idealizador do produto e CEO da empresa.
Em 2015, a operação cresceu com a ideia de franquear o negócio. “Com um franqueado atuando diretamente na carteira do contador, potencializamos muito a captação de clientes. Todos saem ganhando: o franqueado, que ganha com base em seu percentual de vendas; o contador, que além de remuneração extra, passa a ter um controle melhor sobre as informações contábeis de seus clientes; o empreendedor, que consegue fazer uma melhor gestão de sua empresa; e o próprio Omie, que potencializa seu crescimento”, esclarece o empresário.
Atualmente, a Omiexperience está conectada a 1.965 escritórios de contabilidade, atendendo a mais de 137.500 empreendedores por meio de suas 31 unidades franqueadas. A empresa possui ainda unidades próprias em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Mais da metade dos franqueados está crescendo mais de 20% acima da média esperada. O perfil mais comum de franqueado são profissionais que já trabalham com o fornecimento de softwares para os contadores.
Para se destacar e conseguir fazer com que as vendas deslanchem, os franqueados precisam ter uma rede de network fortalecida e conhecer as rotinas de um escritório de contabilidade. O empresário Geraldo Serafim, enxergou essas vantagens e logo se tornou um franqueado Omie. “Trabalho com contabilidade há mais de 20 anos. Como já tinha contato com contadores e associações contábeis, me identifiquei com a proposta e já estou colhendo resultados. O modelo com receita recorrente é o diferencial da empresa”, afirma.
Para Lombardo, a criação de um plano de negócio onde todos pudessem ganhar foi a grande chave do sucesso para a Omiexperience. “Entendemos que era preciso formatar uma proposta de parceria que fosse melhor estruturada. Desenvolver a expansão da empresa nos moldes do franchising foi a melhor decisão que poderíamos tomar. Sem dúvida, a estratégia já se mostra vencedora”, finaliza.
Sobre Omie – Omie é o único software com o modelo Kan Ban, que utiliza as funções de “arrastar” e “soltar” para diversas tarefas, concentrando todas as ações em uma só tela. Com um visual simples e intuitivo, o sistema é muito fácil de ser operado e todas as informações fiscais e contábeis são integradas automaticamente com o contador, independente do software que ele utilize. Tudo isso, sem limites de usuários ou cobranças adicionais. “Ter uma gestão confiável é crucial para que uma empresa possa crescer. Acreditamos nisso e desenvolvemos um ERP capaz de atender as necessidades do negócio e ainda ser atrativo ao usuário”, esclarece Lombardo.
O produto une a agilidade e a segurança de um ERP Cloud – sistema de gestão onde as informações são armazenadas na nuvem, podendo ser acessado de qualquer computador com internet – com a eficiência de ferramentas simples e dinâmicas, interface aprazível e sem burocracia, facilitando a vida do empresário e do contador. A principal proposta do sistema é oferecer uma plataforma completa de gestão empresarial na nuvem, capaz de controlar todos os processos financeiros, de CRM, vendas e serviços, além de emissão de boletos e NF-e, com foco em PMEs. Os preços começam em R$ 189 mensais.
Sobre Omie: www.omie.com.br