PMEs crescem 6,8% em agosto e apontam cenário positivo para o setor

Monitoramento setorial pelo IODE-PMEs indica que indústria e comércio sustentaram o resultado positivo de agosto
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Setembro de 2022 – A análise dos dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) de agosto indica que a movimentação financeira real das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras voltou a crescer de modo mais significativo, após fracos resultados em junho e julho

No último mês, o IODE-PMEs mostra que a média da movimentação financeira real do setor avançou 4,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já com julho de 2022, o índice mostrou crescimento ainda mais expressivo no último mês (+6,8%). Com isso, no acumulado do ano até agosto, os dados mostram crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período de 2021.

Figura 1: IODE-PMEs
(Número índice – base: média 2019=100)

figura1 iode pmes crescem em agosto
Fonte: IODE-PMEs (Omie).

O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 637 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: agropecuário, comércio, indústria, infraestrutura e serviços.

Apesar da taxa básica de juros (SELIC) continuar em níveis historicamente elevados – o que penaliza a evolução do consumo e dos investimentos na economia – o período recente tem sido marcado por redução das pressões inflacionárias no Brasil, com destaque para a queda dos preços domésticos da gasolina e do diesel. Felipe Beraldi, gerente de indicadores e estudos econômicos da Omie, explica que “o recuo dos preços de combustíveis afeta de modo significativo todos os setores da economia, já que grande parte das atividades tem elevada exposição dos custos aos combustíveis. Ou seja, o quadro atual acaba favorecendo diversos empreendedores, que tiveram que lidar com o forte aumento dos preços de combustíveis no país no decorrer do primeiro semestre do ano”.

Segundo as aberturas setoriais do IODE-PMEs, o resultado positivo do mercado em agosto foi puxado pelo bom desempenho nos setores da Indústria e do Comércio. No primeiro, a movimentação financeira real do setor avançou 15,7% em agosto de 2022 na comparação anual, puxada por atividades ligadas ao setor coureiro, alimentício e químico, especialmente. O segundo também se destacou no mês, com crescimento de 10,6% frente a agosto de 2021. No período, o desempenho do índice refletiu o avanço verificado no setor varejista, com destaque para atividades como: ‘varejo de artigos de cama, mesa e banho’, ‘varejo de calçados’ e ‘varejo de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns’.

Apesar do crescimento do índice geral do mercado de PMEs, há importantes setores que seguem mostrando perda de fôlego nos últimos meses. No segmento de Infraestrutura, por exemplo, o IODE-PMEs indica queda de 7,4% da movimentação financeira real em agosto/22 na comparação anual. Adicionalmente, a atividade de um dos principais setores de PMEs no país – Serviços – também seguiu mostrando ritmo enfraquecido no período recente.

Setor de Serviços limita maior crescimento das PMEs, aponta índice
O setor de Serviços detém importante participação no mercado de pequenas e médias empresas brasileiras. Segundo informações do Sebrae, dentre os cerca de 7 milhões de CNPJs ativos de microempresas e empresas de pequeno porte, cerca de 47% estão concentradas em atividades ligadas ao setor de Serviços.

Considerando o tamanho deste setor na economia brasileira, o IODE-PMEs traz um alerta nos últimos três meses. Especificamente em agosto, a movimentação financeira real do setor recuou 2,6% na comparação anual, após queda de 4,5% observada em julho.

“De fato, ao analisarmos a evolução da tendência da movimentação financeira das PMEs de Serviços – considerando que a média móvel do índice limpa a série de flutuações meramente sazonais –, observa-se uma clara perda de fôlego do setor no período recente, após resultados bastante expressivos entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro trimestre deste ano”, explica Beraldi.

Figura 2: Evolução do IODE-Serviços
(Número índice – média móvel em 12 meses)

figura2 iode pmes crescem em agosto
Fonte: IODE-PMEs (Omie)

Do ponto de vista das atividades que compõem o setor de Serviços, os fracos resultados verificados nos últimos meses estão concentrados nos segmentos de ‘Saúde humana e serviços sociais’ e ‘Atividades profissionais, científicas e técnicas’. Adicionalmente, sobretudo em agosto de 2022, também se observa desempenho abaixo da média das atividades de serviços ligadas ao setor de ‘Transporte, armazenagem e correio’.

Por outro lado, a despeito dos baixos resultados verificados no setor como um todo, verifica-se crescimento da movimentação financeira em algumas atividades, com destaque para ‘Alojamento e alimentação’ e ‘Informação e Comunicação’.

Em linhas gerais, a reabertura da economia com o maior controle da pandemia de covid-19 abriu espaço para a expressiva recuperação do setor de Serviços, tanto destinados a empresas quanto às famílias. No entanto, a situação mais fragilizada das finanças dos empresários e das famílias neste ano, por conta dos efeitos da elevada inflação e das altas taxas de juros, explica a reversão do desempenho do setor de Serviços nos últimos meses.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Segunda edição da Sondagem Omie das Pequenas Empresas destaca otimismo, com expectativa de evolução positiva do faturamento e das contratações
IODE 1
Indústria e Comércio foram os destaques no terceiro trimestre e Serviços e Infraestrutura mostram movimentação financeira real abaixo do verificado
IODE 2
Crescimento se mostrou disseminado entre os grandes setores monitorados no mês