Por que ter um CRM na sua empresa? Benefícios de usar

Conheça os benefícios de adotar um CRM na sua empresa, como ele pode aprimorar o relacionamento com os clientes e impulsionar suas vendas.
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Você já se perguntou por que ter um CRM é fundamental para o planejamento comercial da sua empresa? Obter informações confiáveis na hora de produzir esse planejamento pode ser a diferença para o sucesso das suas vendas.

O mercado já disponibiliza soluções tecnológicas específicas, como o CRM, que reúne as informações dos seus clientes e da sua empresa em um único programa.

Assim, você poderá aprimorar seu serviço ou produto, além de otimizar toda a jornada de compra do seu consumidor.

Neste artigo, confira o que é o CRM, os benefícios de adotá-lo na sua empresa e como escolher o melhor software para atender às suas necessidades. Acompanhe!

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O que é CRM?

O Customer Relationship Management, ou CRM, é um software feito especialmente para a gestão de clientes do seu negócio.

Seu objetivo principal é fornecer análises detalhadas para um planejamento comercial mais eficiente. Ele ajuda a aumentar a produtividade da sua equipe de vendas e fortalece o relacionamento e a fidelização dos clientes.

Além disso, o software de CRM pode ser armazenado em equipamentos eletrônicos físicos ou na nuvem. Sua equipe de vendas alimenta o sistema com informações dos clientes, produtos ou serviços, além de todas as operações comerciais.

Com o CRM, você pode lançar diversos dados, como informações pessoais dos clientes (ativos, inativos, devedores ou leads), detalhes de produtos ou serviços, relatórios de vendas, metas dos vendedores e histórico de relacionamento, que inclui mensagens, negociações e vendas realizadas ou não.

Tipos de CRM

Com todas as informações coletadas, as funcionalidades de um sistema CRM podem se adaptar a diferentes tipos de negócio.

Conheça melhor os tipos e identifique qual se encaixa melhor na realidade da sua empresa:

CRM de vendas

Esse software é especialmente projetado para auxiliar o seu time comercial, incluindo vendedores, assistentes e analistas. Com ele, você poderá emitir relatórios detalhados sobre:

  • Vendas realizadas;
  • Negociações fechadas ou em andamento;
  • Desistências;
  • Metas dos vendedores;
  • Previsão de vendas, etc.

Ter um CRM de vendas ajudará a aprimorar a eficiência da sua equipe comercial, permitindo acompanhar de perto o progresso das vendas.

Além disso, um CRM para e-commerce permite que você tenha um controle mais eficiente do seu funil de vendas, identificando os pontos de conversão e as oportunidades de crescimento.

CRM de marketing

O sistema de CRM para marketing te ajuda a conhecer melhor seus clientes, público-alvo e personas. Com base nos hábitos de consumo registrados, você poderá traçar o perfil do seu cliente, entender seu comportamento de compra e identificar padrões de consumo.

O CRM é uma ferramenta essencial para planejar ações de marketing e campanhas de vendas de forma mais eficiente. A integração das áreas de vendas e marketing no software traz mais assertividade ao entregar um produto ou serviço que realmente atenda às necessidades do seu consumidor.

Com todas essas informações em mãos, você poderá direcionar suas estratégias de marketing de forma mais precisa, personalizando suas mensagens e oferecendo produtos e serviços que realmente agreguem valor aos seus clientes.

CRM de suporte

Quando se trata de suporte na gestão da sua empresa, o software CRM é a ferramenta ideal. Ele integra todo o histórico do relacionamento com os seus clientes, proporcionando um atendimento mais eficiente e rápido.

O objetivo principal é fidelizar o cliente a longo prazo. Você poderá acompanhar de perto as necessidades e preferências dos seus clientes, adaptando o seu serviço ou produto conforme as suas demandas.

Além disso, o CRM te ajudará a identificar novas oportunidades de venda para aqueles que já tiveram contato com a sua marca.

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Por que ter um CRM na sua empresa?

São muitas as vantagens do CRM para o seu negócio. Essa solução proporciona uma reunião de informações qualitativas e quantitativas que auxiliarão nas suas estratégias empresariais.

Os principais benefícios estão ligados a um melhor atendimento aos seus consumidores. Com o software CRM, você poderá resolver as necessidades mais urgentes dos seus clientes.

Além disso, poderá conhecer a fundo as dores mais latentes dos seus clientes e agir diretamente para solucioná-las.

Conheça, abaixo, os resultados da implantação do CRM na sua empresa:

Aumento das vendas

Com as informações do software CRM, suas campanhas comerciais ficam mais direcionadas, conforme as preferências identificadas. Dessa forma, você poderá adaptar seus produtos ou serviços às necessidades levantadas pelo software CRM.

No dia a dia da sua empresa, o atendimento aos clientes se tornará mais personalizado e eficiente, resultando em maior lucratividade e fidelização.

Você terá todas as informações necessárias para oferecer um serviço de qualidade, garantindo a satisfação dos seus clientes e o crescimento do seu negócio.

Organização e acompanhamento dos processos em tempo real

Com o software CRM, será mais fácil mapear os processos comerciais da sua empresa. Com controle de metas, vendas realizadas e perfil do cliente, você terá uma visão completa e detalhada de todas as informações necessárias.

Além disso, com os detalhes fornecidos pelo software, você poderá emitir relatórios de erros e identificar oportunidades de melhoria em todo o processo de vendas.

Redução de custos

Após implantar o software CRM, você terá todas as informações do relacionamento com os seus clientes ao seu alcance, de forma rápida e fácil.

Isso elimina a necessidade de pesquisas custosas e otimiza o tempo de atendimento, tornando-o mais direcionado.

Além disso, o processo de aquisição de novos clientes se torna mais detalhado e facilitado graças aos dados fornecidos pelo software.

Com dados precisos sobre o perfil e histórico dos seus clientes, você poderá direcionar suas estratégias de aquisição de forma mais efetiva.

Elevação da satisfação do consumidor

Com o software CRM, você terá acesso aos dados pessoais e histórico de consumo dos seus clientes. Assim, a equipe comercial consegue atender melhor seus clientes, sabendo exatamente o que precisam e quais seus hábitos de consumo.

Ao conhecer exatamente as necessidades e hábitos de consumo de cada cliente, você poderá oferecer produtos ou serviços alinhados com suas preferências. Isso deixará o cliente satisfeito por receber exatamente o que deseja.

Campanhas de marketing mais efetivas

Suas campanhas de marketing se tornarão mais direcionadas às necessidades dos seus clientes. Com acesso aos dados do cliente e histórico de relacionamento com a sua empresa, você poderá realizar campanhas mais efetivas, que encantem o público-alvo certo, com maior potencial de compra do seu produto ou serviço.

Ao utilizar as informações disponíveis no software CRM, você poderá segmentar sua base de clientes, identificando aqueles que possuem maior afinidade com o que você oferece.

Gerenciamento de leads e contatos

O pós-venda na sua empresa fica bem mais fácil com o software CRM. Ele ajuda a construir um roteiro para entrar em contato com seus clientes, garantindo estar sempre em contato com eles.

Através do CRM, você também tem acesso aos melhores horários e meios de contato preferidos de cada cliente.

Também será possível fazer a segmentação do seu negócio com o CRM, dividindo seus clientes e potenciais consumidores em diferentes grupos.

Além disso, o software CRM permite gerenciar seus leads e convertê-los em clientes. Com informações detalhadas sobre esses perfis, é possível adaptar sua abordagem de vendas e falar a linguagem adequada para fechar negócios e alcançar metas.

Como escolher uma ferramenta de CRM para sua empresa?

Agora que você já sabe por que ter um CRM na sua empresa, é hora de escolher a opção ideal.

Considere uma série de critérios para evitar problemas futuros e garanta que o software escolhido seja adequado para o momento atual do seu negócio. Saiba mais:

Funções

O primeiro passo é verificar quais funções do software CRM serão úteis para a sua empresa, seja B2B ou B2C. Entre as funcionalidades mais importantes estão a exibição e coleta dos seguintes tópicos:

  • Visualização e coleta de dados pessoais dos seus clientes;
  • Acompanhamento do histórico de vendas e negociações;
  • Previsão de vendas para se planejar melhor;
  • Controle de metas para ficar sempre no caminho certo;
  • Acompanhamento automatizado do contato com os clientes, seja por e-mail, mensagens e muito mais.

Usos

O software CRM precisa ser fácil de usar e contar com suporte técnico rápido. Um sistema intuitivo facilitará muito o treinamento da sua equipe e tornar o dia a dia da sua empresa mais eficiente.

Se precisar de suporte técnico, é importante que ele seja rápido e que você consiga personalizar o software conforme as necessidades do seu negócio. Afinal, cada empresa tem suas particularidades e é importante que o software se adapte às suas.

Integrações

Um bom software CRM deve ser capaz de se integrar com outros sistemas da sua empresa, visando uma melhor performance de vendas.

Se ele estiver integrado ao sistema ERP de gestão, você pode consultar o estoque, realizar o faturamento e até mesmo enviar as informações fiscais e contábeis, tudo de uma vez só, no momento em que a venda é realizada.

Isso otimiza todo o processo e agiliza as operações do seu negócio, principalmente com o uso de um CRM para contadores.

Existem softwares que ainda oferecem consultoria especializada para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Isso é um grande diferencial, pois você contará com especialistas que conhecem a fundo as funcionalidades do software e vão te mostrar todas as opções mais adequadas às necessidades da sua empresa.

Tenha um sistema ERP integrado ao software CRM com a Omie

Independentemente do tamanho da sua base de clientes ou do ramo em que atua, ter um CRM na sua empresa traz inúmeros benefícios, otimizando e simplificando todas as tarefas diárias essenciais para o seu negócio funcionar corretamente.

Para isso, conte com o sistema ERP Omie. Ele é a opção perfeita para quem busca um sistema integrado com CRM, finanças, gestão de vendas e integração com a contabilidade.

Com o sistema ERP Omie, você facilita a rotina da sua empresa, otimizando os processos financeiros e administrativos. Além disso, o CRM integrado da Omie permite que você acompanhe de perto o seu negócio.

Todas as informações sobre clientes, compras e vendas são atualizadas automaticamente no sistema, dando a praticidade que você precisa para tomar decisões estratégicas.

Conheça todas as funcionalidades do software CRM da Omie e impulsione o sucesso do seu negócio!

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