Por que o relatório gerencial é tão importante?

Descubra como a implementação do relatório gerencial pode mudar o dia a dia da empresa e levá-la a melhores resultados.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Conhecer de perto o andamento da empresa é primordial para garantir um bom desenvolvimento das atividades e obter bons resultados. É por esse motivo que o relatório gerencial é tão importante, já que por meio dele é possível acompanhar índices das mais diversas áreas do negócio, que servirão como um norte para a tomada de decisões de gestores de forma embasada e certeira.

Para saber mais sobre o que são realmente os relatórios gerenciais, como implementá-los na empresa e de que forma podem influenciar nos resultados do seu negócio positivamente, não deixe de acompanhar este conteúdo!

O que são relatórios gerenciais?

Os relatórios gerenciais são documentos confeccionados com o intuito de analisar os processos e indicadores da empresa, buscando solucionar problemas e criando condições para uma gestão que preza pelos melhores resultados.

Esse relatório pode ser contábil, de vendas, financeiro, de produtividade, controle de qualidade e muito mais. Tudo isso serve para dar aos gestores e todos os tomadores de decisões um panorama muito mais amplo de todas as atividades e processos realizados dentro da empresa e seus resultados.

Dessa forma, para que reflita a situação real da empresa e possa servir de ponto de partida para a tomada de decisões, é necessário que esse relatório gerencial seja construído obedecendo a critérios rígidos de qualidade, não sendo tolerados erros e inconsistências. Isso pode se tornar uma tarefa muito mais fácil com o uso da tecnologia.

Por que o relatório gerencial é tão importante?

O relatório gerencial é uma boa maneira de obter uma visão geral do andamento da empresa, identificar pontos de melhoria e traçar objetivos. Alguns benefícios deste documento são:

  •       Pode ser usado como base para tomada de decisões

Tendo em mãos um panorama completo da situação da empresa, fica muito mais fácil solucionar problemas e fazer uma tomada de decisão que leve a melhores resultados.

Os riscos de ter uma gestão sem base na situação real da empresa podem ser sentidos por vários anos de forma negativa, motivo pelo qual é preciso muito cuidado e responsabilidade nesse processo.

  •         Decisões baseadas em dados concretos

Como dito anteriormente, todas as decisões tomadas dentro de uma empresa devem seguir um processo rigoroso de análise de dados, o que se torna uma tarefa muito mais fácil se aliada ao bom uso da tecnologia.

Por meio dela, é possível ter acesso de forma muito mais rápida aos indicadores da empresa e, consequentemente, resolver problemas e tomar decisões que tenham mais probabilidade de dar certo.

  •       Oferece informações atualizadas

Fazendo a integração dos dados da empresa a um sistema de gestão, é possível ainda ter informações sempre atualizadas e que condizem com a situação real do negócio, sem que seja necessário obtê-las individualmente. Essa característica de integração de dados pode fazer toda a diferença!

  •         Permite a criação de um histórico

Ao elaborar relatórios gerenciais periodicamente, se torna possível também acompanhar resultados passados da empresa, como uma espécie de histórico. Isso pode ser muito importante para acompanhar o progresso do negócio nas mais diversas áreas.

Como fazer relatórios gerenciais?

Agora que já ficou claro como o relatório gerencial pode agregar à empresa, é necessário saber também como construí-los. A elaboração desse documento é uma tarefa que deve ser executada com muita atenção e responsabilidade, já que erros mínimos podem acarretar em grandes prejuízos no andamento e estabilidade da empresa.

Por esse motivo, é primordial que profissionais qualificados estejam envolvidos nesse processo, além da utilização de ferramentas que facilitem a coleta e o armazenamento desses dados, como é o caso de um bom sistema de gestão.

Dessa forma, o relatório gerencial pode realmente cumprir seu papel e trazer bons resultados, seja ele um relatório financeiro, contábil, de vendas, e muito mais. A seguir, um passo a passo de como fazer um bom relatório gerencial:

1. Faça uma análise de resultados

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma avaliação de desempenho empresarial, traçando metas e resultados a serem alcançados. Essa é uma boa forma de saber quais os indicadores atuais da empresa e como chegar até o resultado esperado, de forma proativa e responsável.

2. Defina os objetivos

Depois, é necessário traçar os objetivos a serem alcançados, já que um plano de ação deve ser traçado para que então possam ser obtidos os resultados esperados.

3. Conheça os tipos de relatórios gerenciais

Como já mencionado, existem diversos tipos de relatórios gerenciais. Conhecer mais sobre cada um deles e de que forma funcionam dentro dos mais diversos setores da empresa é primordial para garantir a integração e bom funcionamento de todas as áreas, já que só dessa forma é possível obter bons resultados.

4. Convoque as pessoas responsáveis

Por se tratar de uma tarefa tão importante, é necessário convocar os profissionais mais capacitados dentro da empresa para desempenhá-la. Qualquer erro cometido pode ter repercussões graves, motivo pelo qual essa tarefa deve ser desempenhada por profissionais seguros e competentes.

5. Invista em um software

A utilização da tecnologia como aliada nesse processo pode mudar ainda mais o dia a dia da empresa. Por meio de um bom sistema de gestão, é possível colher e armazenar dados das mais diversas áreas, construindo relatórios mais confiáveis e seguros, com menos erros do que aqueles feitos manualmente, e com uma integração completa dos mais diversos setores da empresa.

Relatórios gerenciais e personalizados na Omie

Por se tratar de um documento tão importante que não admite falhas, muitas empresas hoje em dia investem em sistemas para a produção de relatórios, ao contrário de ter que confeccioná-los manualmente por meio de planilhas.

Com um sistema que permite a integração e cruzamento de dados importantes de todas as áreas da empresa, o processo de construção do relatório gerencial se torna uma tarefa muito mais eficiente e proativa, levando os gestores a uma tomada de decisão qualificada e em tempo hábil.

Com os relatórios gerenciais Omie, construídos dentro de uma plataforma completamente integrada e online, fica fácil ter controle de todas as etapas e processos dentro da empresa, seja qual for a área. Dessa forma, você terá uma gestão com bons resultados, garantindo a satisfação dos colaboradores e clientes.

 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A gestão de projetos pode ser a ponte para entregas de qualidade, com controle orçamentário e eficiência. Entenda como colocar
gestão financeira para MEI
Descubra a importância de uma gestão financeira para MEI para aumentar a eficiência do seu empreendimento. Aprenda como fazer e
Lean office
O Lean Office é uma metodologia que visa a aplicação dos princípios do Lean Manufacturing para reduzir o desperdício e