Quais as vantagens da carga fracionada?

Descubra tudo sobre a carga fracionada, quando deve ser usada, as vantagens e os desafios desse modelo de transporte.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Muitas vezes surgem dúvidas sobre qual é o tipo de carga que deve ser escolhido quando a quantidade de produtos não é significativa, seja no processo de transporte ou então de separação para envio. É nessa etapa que a carga fracionada pode ser uma opção vantajosa.

Entender melhor sobre os diferentes tipos de carga, principalmente sobre a fracionada, pode otimizar recursos e entregas. Além de diminuir custos, esse conhecimento irá facilitar os processos logísticos e, claro, reduzir os riscos comuns a todos os tipos de negócios, como avaria de produtos e perda da boa relação com clientes.

Neste conteúdo, você vai entender melhor sobre carga fracionada, significado, vantagens e diferença entre ela e a carga completa. Além disso, veja algumas dicas de como colocar em prática e qual tipo de negócio ideal para essa estratégia. Continue acompanhando até o final para descobrir tudo sobre esse tipo de carga.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 206

O que é carga fracionada?

A carga fracionada é uma opção de transporte em que um único veículo é utilizado para entregar encomendas em pequenas quantidades, reunindo em uma única viagem produtos semelhantes, mas de diferentes empresas.

Na carga fracionada, você paga apenas o espaço utilizado pelos produtos que serão enviados. Um detalhe importante é que as suas mercadorias não podem ocupar o espaço total do veículo de transporte, visto que o mesmo é compartilhado com outros embarcadores.

Para entender melhor o que é carga fracionada, considere o seguinte exemplo:

A sua empresa está sediada em São Paulo, mas precisa fazer a entrega de uma encomenda em Salvador. O pedido é de um jogo de toalhas, que vai dentro de uma única caixa.

Dessa forma, ao escolher a carga fracionada, você irá pagar apenas o frete correspondente ao espaço da caixa e não do veículo, como um todo. Isso acontece porque o valor da viagem (entrega) é dividido por todos que estão utilizando o veículo como meio para entregar suas encomendas.

Essa estratégia é a mais utilizada por lojas ou comércios digitais quando a entrega é destinada ao consumidor final, ou B2C.

O que é carga completa?

A carga completa, é o oposto da carga fracionada. Nesse caso, o veículo de entrega é exclusivo da sua empresa, ou seja, irá realizar as entregas apenas do seu negócio, independente da quantidade de itens ou espaço ocupado no veículo. Dessa forma, você paga o valor integral do frete.

Para ilustrar melhor, imagine que sua empresa é fornecedora de materiais de limpeza e recebeu uma encomenda de uma grande companhia hospitalar. Nesse caso, o meio de entrega será a carga completa,na qual apenas você irá utilizar o veículo e seu espaço.

Outro detalhe importante é que a carga completa é a mais indicada para entregas de produtos químicos ou cargas perigosas. Esse é um tipo de carga destinada ao público B2B. São produtos em maiores quantidades que precisam ser entregues em poucas horas e de forma rápida.

Qual a diferença de carga fracionada e carga completa?

Agora que foram apresentados os detalhes da carga fracionada e da carga completa, veja as principais diferenças entre as duas opções. Confira:

  • diferença de custo: uma das principais diferenças e que muitas vezes determina a escolha do tipo de carga é o custo envolvido. No caso da carga completa, os custos são mais elevados visto que é pago o valor integral do frete pela rota;
  • quantidade da carga: na carga completa, o volume de produtos colocados para transporte é maior, uma vez que eles ocupam toda ou grande parte do veículo. Enquanto isso, na carga fracionada, o volume de produtos entregues é menor, ocupando apenas uma parte do veículo, dividindo o espaço com outros embarcadores;
  • tempo de entrega: na carga fracionada, o tempo de entrega acaba sendo maior, por conta das paradas ao longo da rota, uma vez que a viagem é compartilhada com a mercadoria de outros embarcadores. Já na carga completa, o tempo é mais curto e as entregas são mais ágeis por serem exclusivas.

Não esqueça de que para determinar o tipo correto de carga para a sua empresa e a necessidade, é preciso considerar diversos fatores, como a quantidade, periculosidade, tempo de entrega, entre outros.

Vantagens da carga fracionada

A carga fracionada possui suas vantagens, principalmente para as empresas de médio e pequeno porte. São esses negócios que mais demandam melhor custo-benefício e estratégias para otimizar tempo e recursos.

Para ter uma visão completa, confira, abaixo, os benefícios da carga fracionada:

  • redução de custos: a carga fracionada é muito mais econômica que a completa. A principal razão por trás disto é a divisão do valor do frete com outros embarcadores;
  • aproveitamento do espaço do veículo de transporte: o espaço passa a ser utilizado de forma estratégica, de forma que você e a transportadora saiam ganhando;
  • aumento da cobertura geográfica: nesse ponto, as empresas, principalmente as onlines, ganham espaço de atuação no mercado. A carga fracionada possui um raio de cobertura geográfica muito mais amplo e diverso, o que possibilita a entrega em vários locais do país.

Desafios da logística de carga fracionada

Apesar de ser muito vantajosa para as pequenas e médias empresas, além do comércio eletrônico, a carga fracionada pode sofrer com alguns desafios que fazem parte do processo de logística.

Um deles, como visto, é o tempo mais longo no prazo de entrega. Os consumidores e clientes estão cada vez mais exigentes, por isso, buscam adquirir seus produtos com o mínimo de prazo de entrega. Como na carga fracionada a rota é dividida com outras empresas, o seu produto pode demorar mais tempo para chegar até o destino final.

É preciso se atentar, ainda, à segurança relacionada a esse tipo de entrega. No Brasil, não são raros os casos de roubos ou furtos durante as rotas de entrega, o que pode gerar muito prejuízo para as empresas e clientes. Opte por escolher uma transportadora que ofereça segurança e garantias de qualidade.

Uma alternativa para driblar esse problema é a contratação de seguros ou, como muitas transportadoras vem fazendo, investir em sistemas de rastreamento. Ainda, é válido considerar rotas alternativas para as entregas.

Outro ponto de atenção é o que diz respeito ao monitoramento, tanto da entrega quanto da carga. É fundamental que a empresa contratada para o transporte compartilhe com você e seu cliente a rota e etapas de entrega. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais ampla do processo e se certificar de que está tudo certo com a entrega.

Vale destacar ainda mais um problema enfrentado pelas cargas fracionadas: a infraestrutura das estradas. Sendo o principal meio para que as entregas sejam realizadas, as rodovias, avenidas e ruas brasileiras exigem dos veículos especializados, em função da precariedade do asfalto, sinalização e outros fatores.

Essas são questões que acabam interferindo no valor do frete e, claro, no prazo de entrega. Sendo assim, para evitar esses problemas é fundamental contar com uma boa empresa transportadora. Além de evitá-los, você garante a segurança e excelência na entrega, fidelizando seus clientes e aumentando a satisfação de cada um deles.

Tenha um fluxo de entregas mais ágil agora mesmo!

Quem trabalha com fluxo de entrega sabe a importância de uma boa gestão na hora de escolher o tipo certo de carga. Como você viu, a carga fracionada é uma excelente opção para pequenos e médios negócios realizarem suas entregas.

Além de econômica, ela possui ampla cobertura geográfica, o que possibilita que seus produtos cheguem ainda mais longe. Sabendo dos principais desafios e pontos de atenção ao se trabalhar com esse tipo de entrega, é possível analisar o contexto da sua empresa e optar por uma transportadora que ofereça segurança e melhor custo-benefício.

Além disso, é essencial contar com um sistema como o sistema Omie ERP. Ele possibilita que você tenha uma visão ampla do percurso entre seu estoque e o consumidor, podendo ser integrado com diferentes áreas da sua empresa.

Mantenha-se informado! Esse e outros meios de tornar o mundo dos negócios mais ágil e inteligente estão presentes no Blog da Omie.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A gestão de projetos pode ser a ponte para entregas de qualidade, com controle orçamentário e eficiência. Entenda como colocar
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
o que é packing: mulher segurando caixa em esteira
Packing eficiente é a chave para melhorar suas entregas. Entenda como ele funciona na logística e veja como otimizar suas