Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2019

Estão ansiosos para receber a restituição do IRPF 2019? Saiba quais são as datas e como consultar o 1º lote da restituição do imposto de renda para pessoa física
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Todos os anos, a partir de junho, a receita federal libera os lotes de restituição do imposto de renda pessoa física. Todos os contribuintes que fizeram a entrega da declaração entre os meses de março e abril poderão, a partir deste mês, consultar a sua restituição já está disponível.

As restituições do imposto de renda de pessoa física acontecem entre o período de junho a dezembro de cada ano de acordo com o calendário disponível no site da receita federal, no ano de 2019 elas acontecerão nas seguintes datas:

Datas dos lotes da restituição do IRPF 2019:

– 1º lote do IRPF em 15/06/2019
– 2º lote do IRPF em 15/07/2019
– 3º lote do IRPF em 15/08/2019
– 4º lote do IRPF em 16/09/2019
– 5º lote do IRPF em 15/10/2019
– 6º lote do IRPF em 18/11/2019
– 7º lote do IRPF em 16/12/2019

Os primeiros a receberem a restituição do Imposto de Renda são os aposentados e pensionistas, estes recebem logo no primeiro lote. Para os demais contribuintes, a ordem de restituição seguirá a ordem de entrega da declaração, ou seja, o quando antes você entregou a sua declaração, mais rápido receberá a restituição.

Como consultar o valor da restituição do IRPF?

O valor a ser restituído é atualizado pela taxa SELIC e para consultar qual o percentual que será aplicado a sua restituição basta acompanhar no site da receita federal esses percentuais.

A restituição será depositada diretamente na conta bancária que foi indicada no preenchimento da declaração de imposto de renda, na data indicada nos lotes acima, caso não tenha preenchido a sua conta bancária na declaração de imposto de renda, a partir da data de restituição, o valor ficará disponível para retirada nas agências do Banco do Brasil.

No início de cada mês você pode consultar se sua declaração já está disponível para restituição, basta acessar o site e preencher os campos conforme imagem abaixo:

5d03b1be349fc088977889f8 1127134383274006.Mjpaw3wfIdiys9qo5bG8 height640

Quando posso resgatar o valor da restituição do IR?

Após clicar em consultar você irá visualizar se sua declaração já está na base da receita federal em fila de restituição, isso quer dizer que está tudo ok com a sua declaração e é preciso esperar o lote em que ela estará disponível, no mês que a sua declaração estiver disponível para restituição aparecerá a data que ocorrerá o crédito.

Caso apareça alguma mensagem diferente das apontadas, pode ter ocorrido algum problema com a sua declaração e você ter caído na malha fina, com isso é necessário entrar em contato com o seu contador ou consultar através do portal e-CAC o motivo de sua declaração estar com problemas.

E agora, como regularizar minha declaração do imposto de renda?

Para regularizar é preciso fazer uma declaração retificadora, corrigindo o erro apontado, nesse sentido a sua restituição deverá vir somente no último lote, ou nos lotes residuais após a análise da receita federal, os lotes residuais normalmente são creditados entre os meses de janeiro e fevereiro do ano seguinte ao da declaração.

Em todo o caso, no site da receita federal há uma página exclusiva para tratar de imposto de renda, basta acessar o link e verificar tudo que você precisar:

5d03b28aeb2e3838259af867 consultar restituicao ir

Em caso de dúvidas mais específicas, basta entrar em contato com o contador que fez a sua declaração, ele poderá lhe ajudar a entender melhor todos os pontos da declaração e restituição.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Entenda o que é qualificação cadastral eSocial e fique por dentro das regularidades trabalhistas. Confira o passo a passo elaborado
Conheça mais detalhes sobre o Sistema de Informação Gerencial e como ele pode impulsionar o sucesso do seu negócio.
DASN Simei: homem com celular e notas

MEI

Aprenda como declarar e evite multas e juros pelo não envio das informações corretas.