Todo mercado com muita competição acaba agredindo todos que disputam, é assim que são e sempre foram as coisas, será? Toda vez que falamos de um mundo onde seus competidores não importem para a sua estratégia de negócio, dizem que estamos vendendo uma utopia. Então como existem empresas que correm sozinhas no seu campo, sem ninguém para atrapalhar?
É uma questão de escolher um caminho, e não se enganem, existem sim mais de uma forma de atingir o objetivo de crescimento em um mercado. Nem sempre estes caminhos são muito óbvios de serem vistos, afinal a estrada mais utilizada é sempre a primeira que vem em mente quando pensamos no trajeto.
A área da contabilidade não é exceção, existem outros caminhos para não ter que disputar cada passo no caminho de crescimento que você quer traçar. O principal impeditivo que costuma estar no caminho de contadores buscarem saídas alternativas não passa do velho costume.
Mas não é por costume que você deveria sempre escolher velejar em mares turbulentos, ou em oceanos cheios de tubarões. É justamente nessa linha de pensamento que W. Chan Kim e Reneé Mauborgne desenvolveram a chamada Estratégia do Oceano Azul, que oferece uma saída para como pensar na competição.
Saiba como os seus competidores podem não estar sempre na sua cabeça, como pensar o seu negócio para que estes estejam fora do seu oceano. Leia na nossa Pílula Omie, e Saia do oceano vermelho.