Softwares contábeis ajudam profissionais a superar desafios e impulsionar os negócios

Sistemas da Omie otimizam processos, gestão da equipe e dos clientes para que contadores tenham papel mais estratégico na tomada de decisão das empresas
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Fevereiro de 2023 – O ano já está avançando, mas muitos desafios para os empresários contábeis são os mesmos vistos em 2022: controle da inadimplência, falta de tempo, organização do escritório, necessidade de atrair novos clientes, desenvolver e engajar a equipe, aumentar a produtividade e ter mais segurança no controle das tarefas. Em uma rotina repleta de responsabilidades em um segmento muito competitivo, os profissionais precisam encontrar uma forma eficiente para organizar a operação e se destacar no mercado.

O primeiro bimestre do ano pode ser a época ideal para focar no planejamento do novo período e melhorar a rotina do escritório para otimizar processos e aumentar a produtividade. A gestão automatizada é um recurso indispensável para que o empresário contábil explore seu pleno potencial. Uma pesquisa global da consultoria empresarial McKinsey aponta a automatização no ambiente corporativo como a chave para o sucesso em mercados altamente competitivos.

Edgar Luna, gerente de Sucesso do Contador da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, explica que a tecnologia se tornou uma forte aliada do contador para lidar com as complexidades internas e de seus clientes. “A automatização dos processos pode aumentar em até 70% a produtividade da operação fiscal e contábil”, diz o executivo. “Apesar de ser considerado tradicional e burocrático, o setor contábil passou por diversas mudanças ao longo dos últimos anos, e vem se modernizando constantemente com a ajuda da tecnologia. As ferramentas digitais permitem que o profissional consiga se dedicar à estratégia e ao crescimento do negócio.”

Para impulsionar ainda mais o negócio do contador, a Omie conta com sistemas completos em seu ecossistema para ajudar na gestão do escritório e dos clientes, como o OneFlow e a G-Click. Confira:

OneFlow
Integrado ao ERP Omie, o OneFlow é o 1° software contábil 100% web e autônomo do Brasil, com o objetivo de revolucionar a forma de fazer contabilidade e recentemente disponibilizado para usuários de qualquer tipo de ERP. O sistema permite que os profissionais otimizem sua rotina diária, tornando-os mais consultivos, além de conferir mais agilidade e eficiência na execução dos processos e na gestão do escritório. “Com o ganho de produtividade proporcionado pela plataforma Omie junto do software OneFlow, os contadores passam a ter tempo disponível para analisar os dados e auxiliar seus clientes na tomada de decisões estratégicas para seu negócio”, diz Heverton Gentilim, diretor de Produtos do OneFlow.

O sistema possibilita ao contador processar todos os dados automaticamente – calcula os impostos, acompanha as movimentações fiscais e financeiras de cada cliente, sem a necessidade de intervenções manuais, e emite relatórios de monitoramento dos processos. A ferramenta garante precisão nos cálculos e no acompanhamento das situações tributárias, além de permitir que contadores e clientes trabalhem na mesma plataforma e em tempo real.

“Com a ajuda da tecnologia, executar as atividades operacionais das áreas contábil, fiscal e trabalhista deixa de ser uma tarefa onerosa e passa a ser executada automaticamente por um sistema contábil. Esse novo conceito de sistema autônomo, que trabalha sozinho pelo usuário, garante a precisão do trabalho”, afirma Heverton.

G-click
G-Click é um sistema 100% web que faz a gestão dos processos no escritório, delega funções, controla prazos e automatiza as tarefas manuais, ajudando a aumentar a produtividade. Além disso, centraliza o atendimento ao cliente, oferece insights sobre o desempenho do time, armazena os arquivos contábeis e fornece relatórios e dashboards personalizados.

Segundo Richard Werneck, fundador e CTO da G-Click, a falta de controle das tarefas da equipe pode ser um dos maiores problemas na gestão do escritório contábil. “Esse ponto limita a visão do profissional sobre o real estado da operação”, afirma. “O histórico centralizado das informações do escritório e dos clientes evita falhas como multas por falta de pagamentos, por exemplo.”

A ferramenta conta com o uso de inteligência artificial e, com isso, é capaz de analisar os documentos anexados e apontar possíveis inconsistências. Ela armazena e organiza todas as informações, garantindo mais segurança e facilidade na pesquisa dos dados, seja de um colaborador ou na transição de atendimento. A G-Click também oferece resultados rápidos e consistentes, pois já vem 97% configurada. O contador só precisa informar as características dos seus clientes para que todo o resto seja gerado automaticamente.

“A evolução dos processos ajuda no desempenho dos contadores, porque eles se libertam de atividades processuais e podem dedicar mais tempo aos seus clientes”, afirma Richard.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
imagem imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas.