Tecnologia no setor contábil aumenta em 80% a produtividade nos escritórios

Ferramentas automatizadas e integradas também podem podem reduzir custos operacionais em mais de 70%
Navegação Rápida
Navegação Rápida

São Paulo, Agosto de 2022 – A rotina de um escritório contábil pode ser desafiadora e complexa – soma-se atendimento, processos internos e externos, gestão de equipe, leis tributárias e, até mesmo, os contratempos e demandas urgentes dos clientes. Segundo pesquisa recente da consultoria Team Upp, empresas que possuem ações para melhorar a experiência da equipe podem otimizar até 25% dos lucros.

“São tarefas e processos rotineiros, mas que se não realizados da forma correta e com eficiência, podem resultar na baixa produtividade da equipe e impactar na entrega para os clientes. Além disso, corre o risco dos profissionais ficarem sobrecarregados com demandas operacionais e não conseguirem ser estratégicos nos negócios de seus clientes”, comenta Cristiane Andrade, contadora e diretora de Relacionamento com Contadores da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem.

Dentre essas ações que visam melhorar a jornada do time, olhar para a sobrecarga com funções muito operacionais pode ser essencial para a melhora da produtividade. A automatização de processos, por meio de softwares contábeis onlines e integrados, como visto com os ERPs, por exemplo, contribui para a produtividade e otimiza o tempo da equipe, que poderá centralizar esforços em tarefas mais estratégicas. “É possível usar de forma mais tática os recursos do escritório, seja operacional ou mão de obra qualificada, ter uma redução nos custos de operação, expandir os negócios e ter um maior diferencial competitivo, uma vez que o mercado está cada vez mais tecnológico. Vale ressaltar que os profissionais desse setor cada vez mais precisam se atualizar, utilizando todo o potencial que as soluções inteligentes oferecem, os tornando mais consultivos e não somente alguém que ‘resolve burocracias’”, diz Cristiane.

“A baixa produtividade não é um problema exclusivo do setor contábil. Na verdade, é muito comum que empresas de diversos ramos levantem esse problema como uma das principais dores a serem sanadas para melhorar a entrega de resultados”, complementa.

Um dos principais pontos observados é a dificuldade de conciliar todas as tarefas e conseguir manter os balancetes mensais em dia. A automatização dos processos visa melhorar o desempenho dos contadores, fazendo com que ganhem mais tempo para se dedicar a seus clientes.

A tecnologia dos softwares de gestão permite total integração contábil e fiscal, preparar plano de contas, gerar arquivos e relatórios completos e personalizados, realizar o fechamento de períodos determinados pelo contador, incluir guia de impostos, entre outras atividades.

“Com ferramentas automatizadas e integradas, os profissionais podem reduzir em mais de 70% seu custo operacional e aumentar em mais de 80% a produtividade da sua equipe, além de realizar todos os fechamentos contábeis em dia”, comenta a empresária contábil.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
imprensa 1
Dentre os anúncios, serão abordados temas ligados ao ERP Omie e empresas do seu ecossistema, como a holding OneFlow
imprensa 3
Plataforma de gestão empresarial (ERP) na nuvem líder no Brasil anuncia abertura de 300 vagas para início imediato com possibilidade
imprensa 4
Empresa visa oferecer conhecimento para quem busca oportunidades no segmento, por meio de webinars com especialistas sobre tendências do mercado