O que não faltam são expectativas e, ao contrário do que muitos pensam, estas podem ser algo muito positivo. O empresariado acredita no ano de 2019 como um ano diferente, e se fosse apenas isso, já valeria a pena uma dose extra de confiança em mudar os planos de ação.
Mas é mais do que isso, as previsões indicam um ano de crescimento econômico, como não se via desde 2014. A impressão que fica é que o fim do processo eleitoral libertou o país para voltar a agir através de um plano que conta com a confiança da maioria, e isso já é libertador para os empresários que preferem sempre cenários de estabilidade.
A Deloitte realizou uma pesquisa com representantes de empresas de diversas partes do país e diversos setores da produção e serviços e revelou que o clima de otimismo é forte. Por todo o país (variando as expectativas entre setores mais ou menos animados com o cenário), a maioria vê que 2019 pode ser o ano em que o caminho se abra para o crescimento novamente.
O empresariado por isso já prevê o aumento nos investimentos e, muitos deles, o aumento do seu quadro de funcionários também. A digitalização de serviços é algo muito esperado pelas companhias brasileiras também, em especial nas regiões do sul do país. A contabilidade digital é um excelente exemplo de espaço para digitalização de serviços que facilita a gestão de empresas e o trabalho dos contadores.
O combate à corrupção é uma exigência que as empresas pretendem botar à prova com o novo governo. O cumprimento de tantas promessas de campanha para a realização de reformas cruciais para a volta do funcionamento da máquina do Estado também deve ser cobrado, em especial as reformas tributárias e da previdência.
É momento de voltar a se mexer, segundo pensam os empresários, por isso preparamos um eBook com caminhos que os empresários indicam tomar em 2019, possibilitando que você esteja com o plano pronto para já em janeiro, com o começo do ano, estar pronto para participar do previsto ano de crescimento econômico que nos espera.
Baixe agora o nosso eBook Um plano para 2019 e esteja a par de tudo que você deve esperar para o setor produtivo no próximo ano.