12 vantagens da Metodologia Lean

Entenda o que caracteriza a Metodologia Lean e como aplicá-la. Conheça 12 vantagens de inserir essa metodologia na sua gestão empresarial
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A Metodologia Lean é um processo de gestão empresarial cada vez mais difundido, adaptado e otimizado para as várias realidades do mercado. Ela está presente em empresas da área de serviços hospitalares, bancários, de tecnologia da informação e muito mais e diz respeito a uma série de estratégias focadas em diminuir os recursos e manter a qualidade.

O Método Lean é muito mais do que um simples processo voltado para a manufatura e abrange amplamente a capacidade de uma empresa em diminuir custos e produzir com cada vez mais eficiência, agregando valor ao cliente. Uma característica importante desse tipo de gerenciamento é o foco na integração dos diversos profissionais e setores da empresa.

Aqui, você vai conhecer o que caracteriza a Metodologia Lean, como colocá-la em prática na sua empresa e as 12 vantagens de adotar esse tipo de gerenciamento. Continue lendo este artigo e saiba como potencializar a eficiência dos processos e gestão do seu negócio.

O que é a Metodologia Lean?

A Metodologia Lean é um dos tipos mais importantes de métodos de gestão empresarial. A palavra “lean” significa algo enxuto, o que por si só já nos dá uma dica da principal preocupação dessa teoria. O seu foco se concentra em evitar desperdícios e perdas, utilizando o mínimo de recursos, eliminando atividades desnecessárias e priorizando a qualidade.

O termo foi primeiramente utilizado nos anos 80 como uma forma de descrever a filosofia de produção automobilística da indústria japonesa Toyota. A empresa incorporou o método após a Segunda Guerra Mundial, focando na agregação de valor, eliminação de desperdício e na gestão dinâmica e eficiente.

O Método Lean incorpora a visão Just In Time, também criado pela empresa Toyota, que é um processo focado em manter a agilidade da produção automobilística, sem perder a qualidade. Dentre as características e vantagens do método Just In Time, podemos destacar a preocupação em produzir exatamente a demanda necessária, evitando acúmulo no estoque.

12 vantagens da Metodologia Lean

Como vimos até aqui, a Metodologia Lean permite a otimização de diversas tarefas e melhora da produtividade geral do negócio. O método ágil lean pode ser aplicado não apenas nas indústrias de manufatura, mas também em setores da tecnologia, de serviços, de operações, etc. Conheça a seguir quais são as 12 vantagens.

Por meio da redução de desperdícios, é possível melhorar a eficiência de diversos setores e processos da empresa, como:

  • otimização dos fluxos de caixas (mais controle e organização);
  • movimentação (transição de pessoas que não agregam valor);
  • transporte (gastos com deslocamento de material que não agregam valor);
  • espera (de equipamentos, pessoas, documentos ou informações);
  • estoque (produzir de acordo com a demanda);
  • produção desnecessária (produto final estagnado);
  • produção em excesso (matéria-prima em excesso estocada);
  • subutilização do talentos humanos (conseguir aproveitar os talentos de cada profissional);

Além da melhoria desses setores, também é possível perceber a constante eficiência dos pontos a seguir:

  • otimização de lucros (por meio do aumento da capacidade produtiva);
  • redução de lead time (a entrega da mercadoria será mais rápida e eficiente);
  • menos retrabalho (diminuição de erros);
  • produtividade no processo (a produção é feita de acordo com a demanda real).
62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 2

Como trabalhar a Metodologia Lean?

Agora que você já conhece o que é a Metodologia Lean e quais são as suas principais vantagens, é hora de entender como implementar esse processo na sua empresa. Primeiramente, é preciso ter em mente que essa decisão demanda planejamento e estratégias que possibilitem a mudança.

Também é essencial identificar previamente o que gera e o que não gera valor para o cliente, ou seja, é imprescindível entender o que agrega valor ao produto e que pode ser classificado como perda de recurso. Dessa forma, a empresa pode classificar quais são as motivações que levam o seu cliente a buscar os serviços ou produtos que a sua empresa oferece.

Vale lembrar que a metodologia pode ser introduzida em diversos setores da organização, agregando todas as áreas.  Para colocar em prática a Metodologia Lean, siga os passos a seguir.

Identificar quais são os desperdícios

É importante saber identificar onde estão as principais falhas que causam desperdícios na cadeia produtiva. Faça a análise do fluxo de processos, o trabalho e integração dos profissionais e setores e o processo de aprovação das tarefas.

Focar na entrega de qualidade

A entrega do produto e satisfação do cliente deve ser sempre prioridade. É necessário ter como meta o cumprimento de acordos com o cliente e entrega feita no prazo, sem alteração na qualidade do produto.

Criar um fluxo de processos

Identifique como acontece a troca de informação entre os setores e como são passadas as tarefas e demandas de um departamento a outro, ou mesmo de um profissional a outro. Assim, é possível observar possíveis falhas de comunicação e criar um fluxo de processo mais eficaz e certeiro.

Usar métodos ágeis

Aliado à Metodologia Lean, busque adicionar outros métodos ágeis de gestão a fim de otimizar todos os processos do negócio. Dessa forma, é possível adicionar mais eficiência e produtividade para os diversos setores da organização.

Inserir automatização nos processos

A automatização nos processos é essencial para alcançar resultados positivos de forma mais rápida. Para isso, contar com sistemas de gestão pode ser uma ferramenta importante e parte essencial do seu planejamento estratégico.

Conte com um sistema de gestão online para otimizar os processos

Neste artigo, você entendeu o que é a Metodologia Lean, como introduzir essa teoria na empresa e quais são as principais vantagens em fazê-lo. A principal delas é poder otimizar os processos através da automatização de tarefas, permitindo a melhoria da produtividade e satisfação do cliente.

O uso de tecnologias é um dos pilares para um sistema de gestão empresarial funcional, dinâmica e adaptativa. Dessa forma, é possível evoluir os resultados de acordo com as necessidades do negócio.

Entre algumas das soluções que mais tem contribuído para resolver problemas e implementar metodologias como a Lean são os sistemas de gestão ERP. Possui diversas ferramentas voltadas para o controle de processos e fluxo de caixa, pensadas para facilitar o dia a dia de diferentes negócios.

Fique por dentro de todas as mudanças no mercado, acompanhe dicas de empreendedorismo e atualize os seus conhecimentos no Blog Omie!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
EFD-Reinf
EFD-Reinf: confira o que é, quais são as mudanças para 2024 e como ficar dentro da conformidade.
a importância de gestão de custos
Confira o que é gestão de custos, como diferenciar custos fixos e variáveis e como melhorar lucratividade e a eficiência
tabela icms
O ICMS é um tributo fundamental e pode afetar o seu negócio. Confira a tabela 2024 atualizada com os valores