Estratégia de marketing: conheças as opções mais eficientes

Conheça as 5 estratégias de marketing mais usadas e saiba aumentar as vendas da sua empresa conquistando o público-alvo!
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Ter uma estratégia de marketing bem definida é fundamental para gerar mais valor aos clientes, estreitar o relacionamento com eles e trazer muito mais lucratividade para um negócio.

Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo e digital, as boas práticas de marketing podem ser decisivas para conseguir encontrar canais mais efetivos para divulgar sua marca, não apenas para aumentar as vendas, mas principalmente para construir sua autoridade.

Portanto, neste artigo, você vai conferir quais são as estratégias de marketing mais eficazes do momento. Vamos explicar a importância de ter estratégias sólidas, detalhar cada uma e apontar os benefícios para sua empresa. Acompanhe!

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O que é estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing consiste na elaboração de um plano por parte da empresa com foco em objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, a fim de assegurar o melhor desempenho de seus produtos ou serviços no mercado.

Ou seja, por meio de um planejamento de marketing bem definido, não há espaço para achismos ou palpites aleatórios do que deve ser feito. O trabalho passa a ser feito com base em pesquisas de mercado, de comportamento do consumidor e amparado por vários dados relevantes para seu negócio.

Dessa forma, os investimentos fazem aumentar a parcela de mercado em que sua empresa atua, permitindo superar a concorrência e ditar novas tendências. Torna-se então possível moldar o desejo pelo consumo de produtos e inovações que o consumidor certamente vai querer.

Quais são os objetivos de uma estratégia de marketing?

O principal objetivo de uma estratégia de marketing é garantir o crescimento da empresa com o aumento de faturamento a longo prazo. Mas é possível ver resultados também no curto e médio prazos, como:

  • gerar mais leads para o negócio;
  • despertar o desejo de consumo;
  • aumentar o volume de vendas;
  • construir a credibilidade da marca;
  • fidelizar clientes;
  • fazer parcerias de negócios;
  • diferenciar-se da concorrência;
  • segmentar o público-alvo;
  • melhorar a experiência do cliente.

Para isso acontecer, as metas devem estar especificadas no planejamento, seguindo as melhores tendências de marketing digital para nortear a tomada de decisões e compor as campanhas. A presença nas redes sociais, em eventos e em outras frentes de divulgação da marca é fundamental para o sucesso.

Quais são as principais estratégias de marketing?

Cada estratégia de marketing contempla uma área e um canal de comunicação. Não é obrigatório escolher somente uma estratégia. Inclusive, um bom planejamento conta com estratégias diversificadas de marketing para atingir públicos e resultados diferentes.

De toda forma, é preciso saber escolher as que mais se encaixam na realidade da sua empresa. Confira as principais a seguir.

Marketing digital

O marketing digital é uma estratégia que une criatividade e técnica, valendo-se de vários canais e plataformas para promover os produtos ou serviços de uma empresa, como:

  • E-mail marketing;
  • Sites e blogs;
  • E-commerce;
  • Redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube, WhatsApp;
  • Campanhas de anúncios em redes sociais e mecanismos de busca, como Google, Yahoo e outros;
  • Contratação de influenciadores para sua marca, etc.

Essa estratégia se subdivide em duas categorias indispensáveis para sua eficácia: SEO e inbound marketing.

SEO

Também chamada de Otimização para Motores de Busca, as técnicas de SEO podem colocar uma empresa nas primeiras posições de pesquisas no Google, garantindo resultados orgânicos, sem ter que pagar por anúncios.

Isso é feito com uso de palavras-chave específicas e otimizações nos diversos tipos de conteúdos distribuídos em vários canais.

Inbound marketing

SEO e criação de conteúdo estão dentro da estratégia de inbound marketing, ou marketing de atração. Seu objetivo é atrair os clientes até a empresa, seja para a loja virtual ou presencialmente em lojas físicas.

Atualmente, é uma estratégia que gera muitos leads com maior possibilidade de comprar um produto ou serviço.

Outbound Marketing

A estratégia de marketing digital é mais recente no Brasil, iniciada por volta de 2010. Mesmo sendo tão eficiente, não substitui o marketing tradicional, conhecido como outbound marketing.

Esse tipo exige um capital de investimento mais alto, pois possui mídias mais caras. Alguns exemplos de estratégia de outbound marketing incluem:

  • anúncios em TV e rádio;
  • outdoor;
  • painel de LED;
  • cartazes;
  • revistas impressas.

Existem também atividades de outbound marketing no meio digital. Um exemplo é quando assistimos a um vídeo interrompido por anúncios automáticos de 5 segundos ou quando entramos em um site de notícias com banners de propaganda de várias marcas.

Marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha é uma estratégia mais radical para chamar a atenção dos clientes. Nem sempre é necessário um alto investimento, mas exige muita criatividade para provocar espanto, emoções e reações imediatas com ações que capturem o consumidor.

Um exemplo dessa ação foi feito pela rede de fast-food Habib’s em 2021, em que todas as suas lojas espalhadas no Brasil amanheceram adesivadas com a escrita “Passo o Ponto”.

Isso foi o tema do dia em várias rodas de conversa e trouxe muito espanto. Depois de um dia inteiro de mistério, foi anunciada a nova identidade visual das lojas, com mudança de vitrine e de posicionamento para mostrar que o cliente passou a ser o centro da estratégia da marca.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é focado na relação entre clientes e empresas/marcas. O foco é conquistar, fidelizar e encantar consumidores, transformando-os em verdadeiros defensores da marca.

Possibilitar uma boa experiência de consumo de um produto ou de prestação de serviços, superando as expectativas, é um grande diferencial de uma empresa. Quando o cliente entra em contato para esclarecer dúvidas em qualquer canal de comunicação, ele espera ser bem atendido, seja presencialmente, via mensagem ou ligação.

Nessa estratégia, são estabelecidas ações como:

  • premiações em datas de aniversário;
  • estratégias de CRM com cadastro de clientes;
  • atenção aos detalhes individuais de preferências, tamanhos e cores, etc.

O importante é surpreender os clientes com atitudes inesperadas, que despertem encantamento e o desejo de ignorar a concorrência, fidelizando-se à marca.

Endomarketing

Focada mais no público interno de uma empresa, a estratégia de endomarketing tem como objetivo principal trabalhar o engajamento de colaboradores com a imagem institucional. Algumas práticas do endomarketing são:

  • eventos internos;
  • estratégias de reconhecimento profissional;
  • plano de carreira;
  • políticas de bem-estar;
  • treinamentos e capacitações;
  • benefícios como plano de saúde e outros.

Dessa forma, é possível motivar os colaboradores a serem apaixonados por seu local de trabalho. Como consequência, a empresa ganha em produtividade, além de um ambiente mais agradável, menos propenso ao turnover de funcionários, que também passam a divulgar a marca gratuitamente.

Resumindo a estratégia: colaboradores satisfeitos e felizes transmitem uma imagem boa da empresa e vendem mais!

Aprimore sua gestão e encante seus clientes com a Omie!

Como você pôde perceber, as estratégias de marketing são fundamentais para fazer uma empresa crescer. Por isso, é importante estar a par das tendências de mercado, com o olhar voltado para as inovações do seu nicho de atuação. Os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam um atendimento humanizado e personalizado.

Nos últimos anos, a chave para ter sucesso é construir experiências para as pessoas, seja no meio digital ou físico. E isso só se torna possível com um bom fluxo de trabalho, informações atualizadas e ferramentas de tecnologia que otimizem sua gestão.

Nesse sentido, você pode contar com a Omie. Nosso software de CRM oferece uma gestão comercial completa e eficiente para seu negócio. Histórico de negociações, funil de vendas em tempo real, otimização de processos e controle de equipes comerciais são apenas algumas das suas aplicações.

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