5 tipos de estratégia de marketing

Conheça as 5 estratégias de marketing mais usadas e saiba aumentar as vendas da sua empresa conquistando o público-alvo!
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Do inglês, marketing significa mercadologia ou estudo de mercado. Segundo Philip Kotler, referência na área, ter uma estratégia de marketing definida possibilita gerar mais valor aos clientes, estreitar o relacionamento com eles e trazer muito mais lucratividade para seu negócio.

Atualmente, em meio a um mercado cada vez mais competitivo e digital, é preciso estar por dentro das boas práticas de marketing, conhecendo os canais mais efetivos para divulgar sua marca, não apenas para aumentar vendas, mas para construir autoridade. Esse aspecto diz respeito ao modo como sua empresa ou serviços vão ser vistos e garante boa parte do sucesso da gestão empresarial.

Acompanhe os próximos tópicos. Explicaremos o que é uma estratégia de marketing e os 5 principais tipos. Veja também os benefícios que essa estratégia pode trazer para sua empresa. Comece a aproveitá-los agora mesmo. Boa leitura!

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O que é uma estratégia de marketing?

Marketing é uma área ampla que compreende um conjunto de ações e planejamentos de diversas estratégias presenciais e digitais, com foco em aumentar a carteira de clientes, o volume de vendas e a construção de boa reputação de uma marca.

Para colocar isso em prática, é preciso que esse planejamento siga uma estratégia bem assertiva, com foco em objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, garantindo o sucesso empresarial.

Tendo uma estratégia definida, o trabalho é desenvolvido com base em pesquisas de mercado, de comportamento do consumidor e de vários dados relevantes para seu negócio. Não há espaço para achismos ou palpites aleatórios do que deve ser feito.

Com a estratégia certa e o acompanhamento das ações com foco em métricas e dados sólidos, os investimentos fazem aumentar a parcela de mercado em que sua empresa atua, superando a concorrência e ditando tendências, isto é, inserindo o desejo pelo consumo de produtos e inovações que o consumidor passa a desejar.

Quais são os objetivos de uma estratégia de marketing?

Entendida a importância de ter uma estratégia de marketing, é preciso compreender quais objetivos podem ser incluídos nesse meio. Um dos principais é o crescimento da empresa com aumento de faturamento, de modo prático mas com foco a longo prazo.

Outros objetivos possíveis são: maior volume de vendas, construir credibilidade da marca, fazer parcerias de negócios, despertar o desejo de consumo dos clientes e muitos outros. As metas devem estar especificadas no planejamento de marketing, para nortear a tomada de decisões e compor as campanhas, presença nas redes sociais, eventos e muitas outras frentes de divulgação da marca.

Não é obrigatório escolher somente uma estratégia. Um bom planejamento conta com estratégias diversificadas de marketing para atingir públicos e resultados diferentes. Em meio a tantas possibilidades, é preciso saber escolher as que mais se encaixam na realidade da sua empresa. Confira as 5 principais estratégias do mercado:

5 principais tipos de estratégia de marketing

Cada estratégia de marketing contempla uma área e um canal de comunicação. Nestes, as possibilidades são inúmeras e garantem assertividade quanto à linguagem, elementos visuais e o storytelling da marca – a história que você está contando para sua audiência. Confira as características de cada tipo de estratégia:

1. Marketing Digital

O Marketing Digital tornou-se um tema comum no meio empresarial e profissional, mas é preciso esclarecer que ele envolve várias atividades e não somente gestão de redes sociais. São todas as ações que envolvem o meio virtual de relacionamento com o cliente, dentre eles:

  • E-mail marketing;
  • Sites e blogs;
  • E-commerce;
  • Redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, WhatsApp;
  • Campanhas de anúncios em redes sociais e mecanismos de busca, como Google, Yahoo e outros;
  • Contratação de influenciadores para sua marca e outros.

No caso dos influencers, é muito comum que eles façam a produção de conteúdo para várias marcas. Essa atividade é integrante do Marketing de Conteúdo, que envolve também criatividade e técnica para criar postagens para redes sociais, blogs com vídeos e textos originais.

SEO

Usando técnicas de SEO, com escolha de palavras-chave corretas, o site de uma empresa pode ter muitos mais acessos e vendas concretizadas. Essa técnica deixa seu conteúdo aparecer nas primeiras posições de pesquisas e sua empresa tem resultados sem ter que pagar por anúncios.

Isso é chamado de tráfego orgânico, onde as pessoas acham o conteúdo de sua marca de forma rápida, por ter informações originais e interessantes.

Inbound Marketing

SEO, criação de conteúdo são ferramentas de Inbound Marketing, traduzindo para o português: marketing de atração. Seu sentido é literalmente atrair os clientes até a empresa, seja na loja virtual ou presencialmente em lojas físicas.

Atualmente, é uma estratégia que gera muitos leads ou potenciais clientes com maior possibilidade de comprar um produto ou serviço.

Para explorar todas as possibilidades do marketing digital, é importante ter um bom plano de marketing e acompanhamento das ações realizadas. Além de avaliar os resultados alcançados em comparação com as metas estipuladas.

2. Outbound Marketing

A estratégia de marketing digital é mais recente no Brasil, iniciada por volta de 2010. Mesmo sendo tão eficiente, não substitui o marketing tradicional, conhecido como Outbound Marketing.

Exige um budget maior, ou seja, um capital de investimento mais alto, pois possui mídias mais caras. São exemplos de ações de outbound: anúncios em TV, rádio, outdoor, painel de LED, cartazes, revistas impressas e outros.

Existem também atividades de outbound no meio digital. Um exemplo bem comum é quando assistimos um vídeo que é interrompido por anúncios automáticos de 5 segundos. Outro exemplo é entrar em um site de notícias e ser bombardeado com banners de propaganda de várias marcas.

3. Marketing de Guerrilha

Uma estratégia mais radical para chamar a atenção dos clientes é conhecida como Marketing de Guerrilha. Nem sempre é necessário um alto investimento, mas muita criatividade para provocar espanto, emoções e reações imediatas com ações que chamam muita atenção dos clientes.

Um exemplo dessa ação foi feito por uma rede de fast-food, onde todas as 320 lojas espalhadas no Brasil amanheceram adesivadas com a escrita “Passo o Ponto”. Foi o tema do dia em várias rodas de conversa e trouxe muito espanto.

Depois de um dia inteiro de mistério, foi anunciada a mudança de identidade visual das lojas, com mudança de vitrine e de posicionamento para mostrar que o cliente passou a ser o centro da estratégia da marca.

4. Marketing de Relacionamento

Outro exemplo de estratégia é o marketing de relacionamento, focado na relação entre clientes e empresas/marcas. O foco dessa estratégia é conquistar, fidelizar e encantar consumidores, transformando-os em defensores fiéis de sua marca.

Possibilitar uma boa experiência de consumo de um produto ou de prestação de serviços superando expectativas, é um grande diferencial de uma empresa. Quando o cliente entra em contato para esclarecer dúvidas em qualquer canal de comunicação, ele espera uma boa experiência, seja presencialmente, via mensagem ou ligação.

Devem ser estabelecidas ações com premiações em datas de aniversário, adotar estratégias de CRM com cadastro de clientes, atenção aos detalhes individuais de preferências, tamanhos e cores. Busque surpreender com atitudes inesperadas que trazem encantamento e despertem o desejo de ignorar a concorrência e só comprar de uma única marca.

5. Endomarketing

Focada mais no público interno de uma empresa, o endomarketing também é uma estratégia de marketing muito comum. O objetivo principal é trabalhar o engajamento de colaboradores com a imagem institucional. Algumas medidas são:

  • eventos internos;
  • estratégias de reconhecimento profissional e plano de carreira;
  • políticas de bem-estar;
  • treinamento e benefícios, como plano de saúde e outros.

Assim, pode-se motivar os colaboradores a serem apaixonados por seu local de trabalho. Isso ainda gera mais produtividade, ambiente mais agradável, menor turnover de funcionários e propaganda gratuita de boca a boca.

Colaboradores satisfeitos e felizes transmitem uma imagem boa da empresa e vendem mais!

Aprenda mais sobre modernas técnicas de gestão e encante seus clientes

Para escolher as estratégias de marketing de sua empresa, é importante estar sempre analisando as tendências de mercado com olhar atento às inovações do seu nicho de atuação. Os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam um atendimento humanizado e personalizado.

Nos últimos anos, a chave para ter sucesso é construir experiências para pessoas, seja no meio digital ou físico. Isso é possível com um bom fluxo de trabalho, informações atualizadas e ferramentas de tecnologia que otimizem seu tempo.

Surpreender e conquistar os clientes, tornando-se top of mind, é o objetivo a ser alcançado e que não deve deixar de ser perseguido. Entenda melhor sobre seu negócio, colaboradores e compradores com dados e relatórios seguros, como os gerados em um sistema ERP. Confira este e outros assuntos no Blog da Omie e mantenha-se atualizado!

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