A importância de manter um bom relacionamento com fornecedores

Os fornecedores têm papel fundamental para que sua empresa atenda bem os clientes e se destaque no mercado.
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Os fornecedores devem ser vistos como parceiros da sua empresa. É comum o empreendedor ter o foco apenas no bom relacionamento com os clientes, no entanto, é fundamental ter um contato saudável com seus provedores.

Afinal, eles participam da cadeia operacional do seu negócio, pois qualquer atraso na entrega de uma mercadoria prejudica o dia a dia da empresa. Quer saber como construir um relacionamento de qualidade com seus fornecedores? Acompanhe este artigo!

Qual a vantagem do fornecedor para a empresa?

Os fornecedores têm papel importante para otimizar todos os processos da sua empresa, como na linha de produção, entregando a matéria-prima para que você possa colocar seu produto no mercado, na disponibilização de itens na sua prateleira ou para que você possa realizar um serviço.

Então, os abastecedores participam diretamente do sucesso do seu negócio, pois, com bons fornecedores, você agiliza a gestão de compras, recebendo as mercadorias no prazo acertado e pode atender o público com qualidade.

Isso é fundamental para o cliente passar a confiar na sua empresa, evitando que ele vá até o concorrente por conta da indisponibilidade do seu produto. Imagine uma loja de material de construção e o cliente precise de argamassa para dar continuidade na reforma. 

Se a loja não tem o produto por problemas de entrega do fornecedor, esse cliente certamente não vai deixar sua obra parada, quer dizer, facilmente, vai até a loja concorrente para ter o material que precisa.

A importância do bom relacionamento com fornecedores

Ao abrir uma empresa, um dos cuidados que o empreendedor precisa ter é estabelecer um bom vínculo com fornecedores. Entenda abaixo a importância de criar um relacionamento de confiança com eles.

Transparência nos acordos

Quando a relação com os fornecedores é saudável, a comunicação ocorre sem ruídos e, assim, existe transparência nos acordos. Com isso, sua empresa não vai ter surpresas com um aumento repentino dos preços, mudanças de contrato ou qualquer outro problema.

Isso porque, como foi dito, os fornecedores são parceiros e vão trabalhar de forma séria para atender bem sua empresa. Logo, qualquer alteração na relação comercial com eles é feita depois de muita conversa para nenhum lado sair prejudicado.

Entregas no prazo

Um ponto essencial quando se fala em ter um bom contato com os fornecedores é garantir que as entregas ocorram no prazo. Dessa maneira, você não fica com indisponibilidade de produtos ou com algum serviço parado. 

Além disso, consegue fazer a gestão do estoque com mais facilidade, pois sabe que pode contar com um fornecedor pontual nas entregas, evitando ter problemas ou aborrecimento com o público pela falta de algum item. Sabe que não precisa comprar determinado item em grande quantidade por medo de atrasos do fornecedor, não correndo o risco de ter perdas de produtos e, é claro, prejuízo financeiro.

Portanto, consegue atender seus clientes com qualidade, seja ao ter um produto a pronta entrega, seja para entregar um serviço no prazo estipulado. Assim, fica com uma boa reputação no seu segmento, fideliza o público e pode crescer no mercado.

Facilidade no pagamento

Quando você estabelece uma parceria com seus fornecedores, consegue ainda outras vantagens, como descontos ou condições facilitadas, podendo negociar valores ou prazos de pagamentos. Isso tudo porque foi criado um vínculo de confiança.

Nesse contexto, o empreendedor consegue se organizar financeiramente e pode oferecer valores mais competitivos no mercado. Sem contar que, dependendo do relacionamento criado, você consegue até mesmo pular a etapa de cotação de preços com várias empresas, pois tem vantagens na relação com um determinado fornecedor.

Operações alinhadas

Por último, ao construir uma relação positiva com as empresas fornecedoras, vocês trabalham de forma alinhada, pois o provedor programa sua logística com o prazo de entrega estipulado e o empreendedor se planeja para o recebimento.

Dessa forma, as operações são realizadas sem atrasos, garantindo o bom andamento das atividades do seu negócio.

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Como construir um bom relacionamento com fornecedores?

Uma das preocupações do gestor é como encontrar bons fornecedores. Mas só isso não basta: é preciso estabelecer uma relação saudável com essas empresas. Veja a seguir as principais dicas para criar um bom relacionamento.

Clareza na definição de objetivos

É importante ter transparência nesse relacionamento e isso pode ser feito com a definição clara dos objetivos da empresa com o fornecedor. Assim, é preciso que o fornecedor saiba da necessidade do cumprimento de prazos, mas que também receba a demanda da empresa com antecedência para poder se programar com a entrega.

Comunicação sem ruídos

Na comunicação com o fornecedor, é preciso que não haja dúvidas sobre o tipo de produto, preços, prazos de entrega e pagamento. Então, tenha alguém da sua equipe sempre disponível para conversar com a empresa fornecedora, a fim de evitar qualquer problema.

Pagamento em dia

Destacamos sobre a facilidade de pagamento que o empreendedor tem ao contar com um bom fornecedor. Contudo, é imprescindível que a sua empresa honre os compromissos, realizando o pagamento no dia estipulado

Afinal, assim como o seu negócio depende dos clientes para pagar os produtos e serviços, o fornecedor também depende da sua empresa para manter sua organização financeira.

Organização nas operações

Para que os dois lados saiam ganhando, é necessário que a sua empresa mantenha as operações organizadas, ou seja, tenha alguém disponível para receber as mercadorias do fornecedor para que ele não atrase outras entregas.

Além disso, é importante fazer um planejamento do estoque para conseguir realizar os pedidos com o fornecedor com antecedência, ou seja, evitando pedidos de urgência, para que ele também possa se planejar e atender o que você precisa.

Como é comum que o gestor trabalhe com diferentes empresas, você pode utilizar a tecnologia para cadastrar e classificar os fornecedores e manter os processos de compras mais organizados e ágeis.

Como saber se é o momento de trocar de fornecedor?

Até agora foi falado sobre cultivar um vínculo de proximidade e confiança com o fornecedor. Mas, como saber se não é o momento de trocar de empresa fornecedora? O gestor pode analisar alguns sinais para entender se vale a pena continuar ou não.

O primeiro deles é em relação à qualidade dos produtos, então verifique a satisfação dos seus clientes ou ainda se houve uma diminuição nas vendas de determinado item. Outras questões são perceber se está faltando comprometimento dos fornecedores com os prazos de entrega ou aumento constante de preços. 

Para construir um bom relacionamento com os fornecedores, é importante usar a tecnologia. Descubra como o CRM online ajuda na gestão de clientes e fornecedores.

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