Black Friday 2024: 6 estratégias para aumentar suas vendas

Para vender mais na Black Friday 2024, é preciso estar preparado. Confira 6 estratégias para aumentar suas vendas e alcançar excelentes resultados
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A última sexta-feira de novembro, a tão esperada Black Friday, demanda planejamento com bastante antecedência por parte das empresas, já que é uma data que costuma resultar em um grande volume de vendas.

Independentemente de acontecerem em pontos de venda físicos ou on-line, as experiências de compra, nesse período, têm o poder de moldar a reputação do seu negócio. Por isso, é imprescindível pensar em toda a operação com cautela e tempo de sobra, do planejamento ao pós-venda.

Neste conteúdo, você vai receber dicas de como se preparar para a Black Friday de 2024, a fim de deixar o processo rodando sem falhas e conquistar resultados positivos. Confira!

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Black Friday 2024: começa quando?

Como você provavelmente já sabe, a Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro. No ano de 2024, a Black Friday no Brasil vai acontecer no dia 29 de novembro.

Tradicionalmente, o período de descontos costuma durar 24 horas. Porém, a linha crescente de resultados positivos apresentada pelo e-commerce e o grande nível de competitividade estão trazendo novas oportunidades reforçadas pelo nome da Black Friday.

Como exemplo, é possível observar a tendência da realização da Black Friday antecipada, também conhecida como Esquenta Black Friday. Nessa prática, os descontos são apresentados dias antes do evento oficial. A Black Week e a Black November também são amostras dessa antecipação, pois estendem as promoções durante a(s) semana(s) em que ocorre(m) o evento ou, até mesmo, durante todo o mês de novembro.

Outra data relacionada é a Cyber Monday, que tem foco voltado, principalmente, para a comercialização de produtos eletrônicos, estendendo o período promocional até a primeira segunda-feira de dezembro. 

Quando começar a se preparar para a Black Friday?

Via de regra, assim que uma Black Friday terminar, as empresas já devem iniciar o planejamento para a próxima. A importância dessa data requer antecipação máxima.

Com meses de antecedência, é possível extrair ao máximo os resultados das vendas desse período, oferecendo experiências de compra satisfatória aos seus clientes. Ter uma visão clara de toda a operação é muito importante para reduzir falhas e otimizar os resultados.

Por isso, se você ainda tem dúvidas de quando deve começar a se preparar para a Black Friday, a resposta é: quanto antes, melhor!

Como se preparar para a Black Friday 2024?

Está em dúvida de qual é o primeiro passo a ser dado para garantir que seu negócio realize excelentes vendas nessa data? Preparamos uma série de dicas para se planejar e conseguir queimar o estoque na Black Friday! 

Faça uma análise de dados

Ter o histórico de outras Black Fridays é um grande trunfo para começar a se planejar. Observar dados como volume de vendas, lucro e nível de estoque vai funcionar como uma verdadeira bússola para o seu negócio.

Após saber quando é a Black Friday 2024, analisar os resultados anteriores é fundamental, a fim de estruturar uma estratégia. Entre as métricas relevantes a serem acompanhadas durante o período por empresas que vendem em lojas físicas, e-commerces e marketplaces estão:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • Desconto médio;
  • Taxa de conversão;
  • Ticket médio;
  • Taxa de rejeição;
  • Retorno sobre Investimento (ROI);
  • Taxa de abandono do carrinho;
  • Taxa de retorno dos clientes;
  • Taxa de conversão por canal de marketing;
  • Posicionamento dos produtos nos resultados de busca do marketplace;
  • Número de avaliações e classificações;
  • Taxas de cancelamento de pedidos.

Se você ainda não participou de nenhuma Black Friday, tudo certo. Os dados de estudo de mercado também podem ajudar sua empresa a aprimorar a estratégia de vendas enquanto não há um histórico próprio.

Muitas empresas montam análises das vendas das últimas Black Fridays. Para a edição de 2022, por exemplo, a Tray promoveu um estudo sobre o balanço geral das vendas, além de outra análise sobre os meios de pagamento mais utilizados.

Contrate um sistema de gestão eficiente

Organizar o empreendimento é essencial para fazer um bom planejamento para a Black Friday. Com tempo de sobra para essa tarefa, é possível contratar um sistema de gestão e estruturar toda a operação antes de o mês de novembro chegar.

Um ERP traz mais agilidade para os processos, uma vez que promove a automatização de rotinas que antes eram feitas manualmente. A Black Friday é uma data de trabalho intenso, e, por isso, essa automatização vai resultar em muito mais produtividade – tanto na última sexta-feira de novembro como no geral.

Dentre os benefícios da adesão de um bom ERP, podemos citar a facilidade de controle de estoque, a agilidade na hora de emitir notas fiscais e gerar boletos, além de uma melhor gestão financeira do seu negócio.

Tenha um sistema PDV

Não são apenas suas vendas on-line que precisam de atenção durante a Black Friday. Os pontos físicos também merecem ter uma estratégia traçada para que as operações da data aconteçam da melhor maneira possível.

Por isso, contar com um sistema de frente de caixa, também conhecido como sistema PDV, pode otimizar o fluxo das vendas. Isso porque a tecnologia conta com diversos recursos que facilitam a gestão do negócio, desde a emissão de cupons fiscais até a gestão de estoque.

Como o volume de vendas durante a Black Friday é bastante significativo, os pontos físicos podem sofrer com problemas de agilidade, como grandes filas nos caixas, por exemplo. O sistema PDV tem a função de reduzir consideravelmente a lentidão.

Invista em programas de fidelidade e pré-venda exclusiva

Além de aumentar as vendas com novos clientes, a Black Friday 2024 é uma excelente oportunidade para aumentar a fidelização e a recorrência de seus atuais clientes. Para isso, é importante pensar em ações específicas para esse público.

Ofereça benefícios exclusivos para clientes fiéis, como acesso antecipado às ofertas de Black Friday ou descontos adicionais. Considere implementar um programa de fidelidade que recompense os clientes por suas compras.

Lembre-se que clientes fiéis tendem a gastar mais e são mais propensos a aproveitar ofertas exclusivas. Um programa de fidelidade não só ajuda a vender na Black Friday, mas também fortalece o relacionamento com os clientes a longo prazo.

Otimize o site e a experiência do usuário

Certifique-se de que seu site está preparado para lidar com um grande volume de tráfego e que a experiência do usuário é otimizada. Garanta que o processo de compra seja rápido e simples, e que o site seja responsivo em dispositivos móveis.

Um site otimizado evita problemas de desempenho e frustração dos clientes, que é um grande ponto de atenção para a Black Friday 2024, aumentando as chances de conversão. Uma experiência de usuário positiva facilita a navegação e a finalização da compra, reduzindo o abandono de carrinho.

Prepare sua equipe interna para a data

Antes da Black Friday, é crucial capacitar e treinar sua equipe para lidar com o aumento do volume de trabalho. Isso inclui treinamentos sobre os produtos, atendimento ao cliente, processos de venda, e manuseio de sistemas e tecnologia.

Durante a Black Friday, o fluxo de clientes, tanto on-line quanto off-line, tende a aumentar significativamente. Planeje a escalabilidade da equipe, contratando funcionários temporários, se necessário, e organize turnos para garantir que todos os períodos de pico sejam cobertos.

Prepare a equipe para lidar com possíveis problemas que possam surgir, como falhas no sistema, problemas logísticos ou aumento inesperado na demanda. Treine-os em procedimentos de contingência e tenha planos B prontos.

E depois da Black Friday?

Algumas empresas realizam ações pós-Black Friday gerando mais oportunidades de vendas com o estoque que não foi comercializado durante a data. Além disso, é o momento de recomeçar o processo e analisar os resultados obtidos visando a novas estratégias de vendas. 

Comece agora a se preparar para a Black Friday de 2024

Utilizar um sistema ERP eficiente – dentre outras ações – vai facilitar muito a preparação e a operação da Black Friday. Assim, você estará pronto para conseguir excelentes resultados no seu negócio.

Conte com ferramentas que levem a sua gestão para outro nível e se prepare com calma para a data. O software da Omie integra seus processos da melhor maneira possível, possibilitando o aumento de suas vendas de modo orgânico durante a Black Friday e em todo ano. 

Conheça as soluções Omie para empreendedores e desenvolva ainda mais seu negócio!

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