Black Friday 2024: como e quando começar a se preparar?

A preparação para a última sexta-feira de novembro deve começar o quanto antes. Descubra como dar o pontapé inicial para bombar suas vendas na Black Friday de 2024.
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Pode parecer exagero falar da Black Friday de 2024 ainda em 2023, não é? Mas você sabe quando é necessário começar a se preparar para a data? A resposta correta é: assim que uma Black Friday terminar, os preparativos para a próxima devem ser iniciados.

A última sexta-feira de novembro demanda grande planejamento e bastante antecedência por parte das empresas, já que é uma data que costuma resultar em um grande volume de vendas. 

Independentemente de acontecerem em pontos de venda físico ou pela internet, as experiências de compra nesse período têm o poder de moldar a reputação do seu negócio. Por isso, é imprescindível pensar em toda a operação com tempo de sobra e cautela, do planejamento ao pós-venda. 

Neste conteúdo você vai receber dicas de como se preparar para a Black Friday de 2024 com antecedência, para deixar o processo rodando sem falhas e conquistar resultados positivos! Olhá só:

Quando começa a Black Friday de 2024?

Como você provavelmente já sabe, a Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Em 2023, a data das vendas promocionais será dia 24 de novembro. Já no ano de 2024, a Black Friday vai acontecer no dia 29 de novembro.

Tradicionalmente, o período de descontos costuma durar 24 horas. Porém, a linha crescente de resultados positivos apresentada pelo e-commerce e o grande nível de competitividade estão trazendo novas oportunidades reforçadas pelo nome da Black Friday. 

Como exemplo é possível observar a tendência da realização da Black Friday antecipada, também conhecida como Esquenta Black Friday. Nessa prática, os descontos são apresentados dias e até semanas antes do evento oficial. 

A Black Week e a Black November são amostras dessa antecipação, pois estendem as promoções durante a(s) semana(s) em que ocorre(m) o evento ou até mesmo durante todo o mês de novembro.

Uma outra data relacionada com a Black Friday é a Cyber Monday, que tem foco voltado, principalmente, para a comercialização de produtos eletrônicos, estendendo o período promocional até a primeira segunda-feira de dezembro.

Quando começar a se preparar para a Black Friday?

Não conseguiu se preparar para a Black Friday e alavancar suas vendas ainda em 2023? Tudo bem, pois já é o momento de começar a preparação para a edição de 2024! Assim que uma Black Friday terminar, as empresas já devem iniciar o planejamento para a próxima. 

Com meses de antecedência, é possível extrair ao máximo os resultados das vendas desse período, oferecendo experiências de compra satisfatória aos seus clientes. Ter uma visão clara de toda a operação é muito importante para reduzir falhas ao máximo.

Por isso, se você ainda tem dúvidas de quando deve começar a se preparar para a Black Friday, a resposta é: quanto antes, melhor! 

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Como se preparar para a Black Friday de 2024?

Ok, você conseguiu começar a preparação para a Black Friday com bastante antecedência. Mas qual é o primeiro passo a ser dado? Preparamos uma série de dicas para o seu planejamento! Confira:

Faça uma análise de dados

Ter o histórico de outras Black Friday é um grande trunfo para começar a se planejar. Observar dados como volume de vendas, lucro e nível de estoque vai funcionar como uma verdadeira bússola para o seu negócio. 

A Black Friday de 2023 oferece a você uma chance de obter dados que vão te ajudar com o planejamento de 2024. Analise os resultados a fim de estruturar uma estratégia para o próximo ano. Entre as métricas relevantes a serem acompanhadas durante o período por empresas que vendem em lojas físicas, e-commerces e marketplaces estão:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
  • Desconto médio
  • Taxa de conversão
  • Ticket médio
  • Taxa de rejeição
  • Retorno sobre Investimento (ROI)
  • Taxa de abandono do carrinho
  • Taxa de retorno dos clientes
  • Taxa de conversão por canal de marketing
  • Posicionamento dos produtos nos resultados de busca do marketplace
  • Número de avaliações e classificações
  • Taxas de cancelamento de pedidos

Se você ainda não participou de nenhuma Black Friday, tudo certo. Os dados de estudo de mercado também podem ajudar sua empresa a aprimorar a estratégia de vendas enquanto não há um histórico próprio. 

Muitas empresas montam análises das vendas das últimas Black Fridays. Para a edição de 2022, por exemplo, a Tray promoveu um estudo sobre o balanço geral das vendas, além de uma outra análise sobre os meios de pagamento mais utilizados.

Além disso, acompanhar o mercado ao longo de todo o ano também é essencial. A Omie desenvolveu o Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs), que traz indicadores recorrentes e aprofundados sobre o comportamento do mercado das PMEs.

Com o IODE-PMEs é possível entender as atividades econômicas segmentadas por CNAE, o que leva à avaliação dos principais setores de atuação entre as PMEs brasileiras.

Contrate um sistema de gestão eficiente

Organizar a casa é essencial para fazer um bom planejamento para a Black Friday. Com tempo de sobra para essa tarefa, é possível contratar um sistema de gestão e estruturar toda a operação antes de o mês de novembro chegar.

Um ERP traz mais agilidade para os processos, uma vez que promove a automatização de rotinas que antes eram feitas manualmente. A Black Friday é um período de trabalho bastante intenso; por isso, essa automatização vai resultar em muito mais produtividade tanto na última sexta-feira de novembro como no geral. 

Vantagens de ter um ERP na Black Friday

Um dos benefícios da adesão de um bom ERP é a facilidade no controle de estoque. Se o seu sistema de gestão for integrado a todos os seus canais de venda, é possível assegurar a saúde do seu estoque e a satisfação dos seus clientes. 

Outro ponto importante da utilização de um ERP é a agilidade na hora de emitir notas fiscais. O sistema Omie conta com integração a diversas prefeituras ao redor do Brasil, o que acaba com a tarefa de abrir os sites de cada município para emitir os documentos.

A emissão de boletos também é feita de maneira automática com o sistema Omie. Utilizada por uma parcela considerável dos clientes, esse meio de pagamento é essencial para a Black Friday. No ERP é possível emitir boletos de acordo com as informações faturadas, enviando tudo direto para o cliente via e-mail.

A gestão financeira do seu negócio também evolui muito com a contratação de um ERP. Afinal, é possível gerenciar as contas a pagar e a receber de modo muito mais simples. Você também pode acessar o DRE gerencial e o fluxo de caixa em tempo real, realizar aprovações de pagamentos e, com Omie, ter acesso a um Internet Banking no próprio ERP, utilizando a conta digital Omie.Cash.

Ah, você se lembra da importância da análise de resultados? Com o Omie ERP você tem acesso a relatórios gerenciais que possibilitam a análise de indicadores financeiros, de vendas e muito mais. 

Vendas na internet: conte com um integrador de marketplaces

Oferecer seus produtos online aos consumidores é uma maneira de aumentar o alcance das suas vendas. Durante a Black Friday, contar com canais online para criar anúncios é mais um dos meios de disponibilizar suas ofertas. Se forem trabalhados corretamente, canais como e-commerces e marketplaces podem reforçar ainda mais a chance de bons negócios.

Contudo, administrar esses canais pode ser um desafio, principalmente quando a empresa conta com vários deles. Um integrador de marketplaces e e-commerces tem a função de centralizar a gestão dos anúncios online, unificando as informações de todos os canais.

Independentemente da quantidade de canais em que sua empresa estiver presente, com um hub de integração fica muito mais fácil administrar estoque, vendas, envio de produtos e muito mais.

O Omie.Hub é uma solução que conta com diversas integrações de e-commerces e marketplaces. Além disso, está 100% integrado ao Omie ERP, o que significa que todas as suas operações serão refletidas no sistema de gestão automaticamente e em tempo real. 

A cada venda são criados cards nos módulos do Omie ERP Vendas e Financeiro –, garantindo a emissão de NF-es e o controle de contas a receber. Para a Black Friday, a gestão das suas vendas vai ser muito mais simples devido à união entre ERP e integrador de marketplaces.

Tenha um sistema PDV

Não são apenas suas vendas online que precisam de atenção durante a Black Friday; os pontos físicos também merecem ter uma estratégia traçada para que as operações da data aconteçam da melhor maneira possível.

Por isso, contar com um sistema de frente de caixa (também conhecido como sistema PDV) pode otimizar o fluxo das vendas. Isso porque a tecnologia conta com diversos recursos que facilitam a gestão do negócio, da emissão de cupons fiscais até a gestão de estoque. 

Como o volume de vendas durante a Black Friday é bastante significativo, os pontos físicos podem sofrer com problemas de agilidade, como grandes filas nos caixas, por exemplo. O sistema PDV tem a função de reduzir consideravelmente a lentidão. 

A automatização de processos viabiliza que os pagamentos sejam feitos com muito mais rapidez. Os sistemas na versão mobile ainda possibilitam o atendimento e recebimento fora dos caixas.

Basicamente, um sistema de frente de caixa tem o poder de modernizar a atividade de todo o estabelecimento. O Omie.PDV Varejo funciona de maneira online e offline. Além disso, garante a consulta de preços, produtos, descontos e disponibilidade de estoque, contando com integração com balanças, múltiplas formas de pagamento e leitor de códigos de barras. Todas as operações são refletidas no Omie ERP, facilitando a vida do empreendedor.

Comece agora a se preparar para a Black Friday de 2024

Utilizar um sistema ERP eficiente vai facilitar muito a preparação antes da Black Friday, além de colaborar com o bom andamento da própria data e o período de pós-venda. Até a última sexta-feira de 2024 chegar, você precisará estar preparado para conseguir excelentes resultados!

Conte com ferramentas que levem a sua gestão para outro nível e se prepare com calma para a data. O sistema Omie integra seus processos da melhor maneira possível, possibilitando que você aumente suas vendas de modo orgânico durante a Black Friday e em todo o resto do ano. Comece agora mesmo a gerenciar sua empresa com o Omie ERP!

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