Dicas para vender na Black Friday: 9 táticas para aproveitar a data!

Conheça as melhores dicas para vender na Black Friday e impulsionar as vendas do seu negócio.
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Buscando por dicas para vender na Black Friday e se destacar? Então, este conteúdo é para você. O mês de novembro marca o início das compras de fim de ano e a última sexta-feira do mês é um dos dias mais esperados pelos comerciantes.

E isso não é por menos. Para se ter uma ideia, em 2022, os e-commerces registraram 10 milhões de pedidos, resultando em um faturamento de R$ 6,15 bilhões no Brasil. Para este ano, a tendência é que os números dobrem.

Ao longo deste conteúdo, você vai descobrir tudo o que precisa para aproveitar o melhor dessa época, de forma estratégica e eficiente. Vamos lá.

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Como vender na Black Friday?

Como você pode imaginar, a Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio, tanto físico quanto online. E para garantir o sucesso nas vendas, é fundamental adotar estratégias eficazes.

Confira abaixo algumas dicas essenciais que vão te ajudar aumentar as vendas no varejo na Black Friday.

1. Comece a Preparação com Antecedência

A primeira coisa a fazer é iniciar o planejamento para essa época. Quanto mais cedo você começar a se preparar, maiores serão as chances de garantir que tudo esteja pronto.

Para facilitar esse momento, o ideal é que você crie um calendário detalhado com prazos para as diferentes ações que envolvem esse período, como a preparação de estoque, a definição de promoções e campanhas de marketing, por exemplo.

2. Analise e Aperfeiçoe seu Estoque

A gestão de estoque na Black Friday também é fundamental para garantir que tudo saia conforme o planejado. Portanto, faça um levantamento minucioso do seu estoque, identificando produtos que precisam ser repostos ou renovados.

Além disso, procure evitar a falta de produtos. Sempre considere a demanda e a necessidade do cliente. Se possível, invista em soluções que permitam atualizar o estoque em todos os canais de venda em tempo real.

Isso vai te ajudar a evitar que faltem produtos-chave durante a Black Friday e a manter uma margem de segurança.

3. Crie Promoções Atrativas

Outra forma de aumentar suas vendas na Black Friday é oferecer descontos reais e significativos para atrair consumidores. Uma boa dica é criar promoções que envolvam a compra de múltiplos produtos, como combos ou kits, para incentivar compras maiores.

Além disso, certifique-se de que os preços propostos estejam realmente abaixo do habitual. Afinal, muitos consumidores conseguem identificar quando estão sendo enganados pelas marcas e acabam escolhendo aquelas que realmente são verdadeiras.

4. Invista em Marketing e Publicidade

Criar conteúdos impactantes, com informações claras sobre suas promoções e chamadas para ação convincentes, é uma das melhores formas de aumentar as vendas online

Ao investir em estratégias de marketing digital, como os anúncios em redes sociais, disparos de e-mail marketing e anúncios pagos para promover suas ofertas, as chances de alcançar novos clientes e impulsionar as vendas são bem maiores.

5. Prepare sua Equipe de Atendimento

Por fim, não esqueça de treinar a sua equipe de atendimento para lidar com o aumento de demanda, seja no atendimento presencial ou online.

O ideal é que você conte com procedimentos claros que ajudem seu time a lidar com reclamações, devoluções e problemas de forma eficiente, garantindo a satisfação do cliente e também a produtividade do time.

Seguir essas dicas vai te ajudar a garantir que seu negócio fique pronto para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas durante a Black Friday, proporcionando uma experiência positiva para os consumidores e impulsionando o sucesso do seu negócio.

Segredos para vender ainda mais na Black Friday

Que a Black Friday é uma oportunidade única para impulsionar as vendas, é fato. Mas para vender ainda mais nesta data, é necessário ir além das estratégias tradicionais. 

Abaixo separamos alguns segredos que podem fazer a diferença para o seu comércio. Olha só:

1. Conheça seu Público-Alvo

Entender quem são seus clientes, suas necessidades e preferências é fundamental para criar ofertas que realmente atraiam e satisfaçam o público. Além disso, facilita na hora de descobrir produtos mais vendidos na Black Friday para eles.

Para isso, você pode desenvolver personas detalhadas que representem diferentes segmentos de seu público, facilitando a personalização das estratégias de marketing e promoções.

2. Ofereça Experiências de Compra Memoráveis

Além de descontos, ofereça uma experiência de compra memorável. Isso inclui desde um atendimento excepcional, um site ou loja física bem organizados até uma jornada de compra fluida.

Você pode, inclusive, surpreender os seus clientes com brindes, recompensas ou benefícios exclusivos para aumentar o valor percebido da compra.

3. Acompanhe e Analise Resultados

Analisar os resultados na Black Friday fará toda a diferença para o seu negócio. Você pode utilizar ferramentas como o Google Analytics, Google Ads ou plataformas de análise de redes sociais para avaliar o impacto das suas estratégias.

Isso permitirá que você acompanhe em tempo real o desempenho das suas vendas durante a Black Friday, identificando tendências e oportunidades de melhoria.

4. Automatize processos 

Por último, um dos maiores segredos para impulsionar a Black Friday está na automatização dos processos e atividades.

Um Sistema ERP para a Black Friday pode, por exemplo, otimizar a gestão de estoque, vendas, finanças e logística, permitindo maior eficiência operacional.

Além disso, a automação de processos reduz erros humanos, acelera tarefas repetitivas e melhora a tomada de decisões com base em dados em tempo real, tornando tudo mais estratégico.

Esses segredos para vender mais na Black Friday podem ser um diferencial competitivo para você, ajudando-o a conquistar clientes, aprimorar a experiência de compra e garantir que sua empresa aproveite ao máximo esse período tão importante.

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Principais perguntas sobre dicas para vender na Black Friday

Mesmo sendo uma data repleta de oportunidades para os comerciantes, a Black Friday também traz muitas dúvidas. Confira abaixo algumas das perguntas mais comuns sobre ela:

O que as pessoas costumam comprar na Black Friday?

As compras mais comuns na Black Friday geralmente incluem eletrônicos, moda, eletrodomésticos, produtos de beleza, brinquedos e até mesmo viagens. 

A boa notícia é que a variedade de produtos oferecidos durante a Black Friday é vasta, abrangendo quase todos os setores do varejo.

Qual é a porcentagem de desconto na Black Friday?

A porcentagem de desconto varia significativamente, mas muitas ofertas na Black Friday oferecem descontos de 20% a 50% ou mais. 

Além disso, algumas lojas também oferecem promoções especiais, como “compre um, leve dois” ou brindes com compras acima de um determinado valor.

O que esperar da Black Friday 2023?

Com base em pesquisas recentes, as perspectivas para a Black Friday 2023 são bastante otimistas. É esperado um aumento de 10% no faturamento do e-commerce em 2023, o que indica que este ano a data promete ser extremamente lucrativa para o comércio.

Qual a importância do ERP certo para o sucesso da Black Friday?

Em um mundo cada vez mais digital e competitivo, a escolha do sistema ERP certo desempenha um papel fundamental no sucesso de um negócio. Principalmente quando falamos em épocas de alta demanda como a Black Friday.

Além de controlar pedidos, prazos, vendas e estoque, os empreendedores ainda precisam desempenhar um papel estratégico, que muitas vezes fica de lado com tanta atividade operacional.

Um ERP, como o da Omie, pode otimizar todas essas tarefas operacionais, melhorando a eficiência, e fornecendo informações cruciais para tomada de decisões estratégicas. Conheça o Sistema online de Gestão Omie e descubra como ele pode impulsionar o sucesso das suas vendas.

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