Planejamento de compras no varejo: 7 dicas para otimizar

Saiba como ter mais controle dos gastos, lucratividade e competitividade no mercado com o planejamento de compras no varejo!
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A atividade de fazer compras no varejo é algo que faz parte de qualquer rotina empresarial. Apesar de parecer uma tarefa simples, envolve o fluxo de caixa, produção e o prazo de entrega ao cliente. Nesse contexto em que as compras estão atreladas às bases de um bom negócio, deve-se aplicar o planejamento de compras.

Um bom planejamento de compras é essencial para garantir a lucratividade do negócio, contribuir para a saúde financeira e auxiliar na competitividade. É importante que a pessoa responsável por essa tarefa saiba de todas as necessidades reais do estoque, evitando o desperdício ou acúmulo de produtos.

Neste artigo você vai entender a importância de fazer um planejamento de compras no varejo com 7 dicas para otimizar o processo e garantir bons resultados no seu negócio. Boa leitura!

O que é planejamento de compras?

O planejamento de compras é, de forma resumida, a ação de controlar e prever os insumos necessários para o estoque da empresa, garantindo o compromisso de entrega e satisfação do cliente. Tal atividade vai além de trâmites burocráticos e se tornou parte da cultura organizacional de qualquer negócio.

Uma das formas de começar a montar esse planejamento é definir as bases do que é preciso, de modo a construir e desenvolver resultados. Antes de ir às compras e fechar negócio com os fornecedores, tente levar em conta os pontos a seguir:

  • O que comprar;
  • Qual a quantidade necessária;
  • O período em que a compra será feita;
  • O fornecedor ou vendedor;
  • O modo como a compra será feita.

Entenda a importância de fazer um planejamento de compras no varejo

Otimizar as compras é, atualmente, um processo estratégico, cujos objetivos influenciam diretamente no fluxo de caixa, na quantidade de insumos no estoque, no equilíbrio financeiro da organização e, consequentemente, na credibilidade da empresa e na satisfação do cliente.

O controle da gestão de compras permite uma visão estratégica a respeito das necessidades da empresa a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você impede o acúmulo de insumos no estoque, além de evitar a perda de mercadoria devido ao vencimento do prazo de validade.

Viu como esse processo é essencial para o bom desempenho do seu negócio? A seguir, acompanhe dicas de como elaborar um planejamento específico para as suas necessidades e tipos de compras.

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7 dicas para otimizar o planejamento de compras no varejo

Um bom planejamento de compras no varejo vai trazer mais agilidade e eficiência para os processos de compra. Para que tudo funcione bem, é necessário estar atento a diversos detalhes, como os listados abaixo:

1. Analise o histórico de vendas

Nesse momento, é imprescindível que você lide com fatos e números reais, não apenas com suposições. Portanto, busque fazer uma análise detalhada do histórico de vendas. Tais resultados darão uma média de quantas mercadorias são vendidas periodicamente e com qual frequência é necessário fazer reposição.

Assim, você consegue organizar com mais precisão quais produtos precisam de uma reposição mais constante e quais têm menos saída. Por exemplo, se determinado produto sai 3 vezes mais do que outro, será necessário ter mais estoque do produto que tem mais saída.

2. Estabeleça a frequência ideal de compras

Também será necessário definir uma frequência ideal de compras, entendendo por quanto tempo o estoque estará abastecido e quando será necessário fazer outra compra.

Por exemplo, se as compras são feitas a cada 45 dias, você deve se certificar que durante esse tempo não faltará mercadoria no estoque, além de assegurar uma reserva de segurança até que a mercadoria seja renovada. Ou seja, as compras devem ser suficientes para, no mínimo, 45 dias.

3. Defina o orçamento de compras

Ter uma boa noção de qual deve ser o orçamento mensal destinado para compras é muito importante. Assim, você controla a saúde financeira com mais precisão e pode tomar decisões rápidas a respeito da realocação de recursos, caso necessário.

4. Escolha os fornecedores

Optar por fornecedores confiáveis no seu planejamento e gestão de compras também é essencial. Assim, você tem a garantia de que terá o que precisa no prazo combinado e poderá firmar compromissos com mais segurança.

Dessa forma, bons fornecedores te ajudam a consolidar outras parcerias, trazendo mais credibilidade para o negócio.

5. Monitore o estoque

Acompanhar constantemente a quantidade de produtos no estoque é uma forma de antecipar baixas e evitar falta de mercadoria. Busque integrar vários setores da empresa nessa atividade, contabilizando os insumos que cada área necessita e com qual frequência.

De modo geral, estar atento ao recebimento, armazenamento no estoque e velocidade de entrega dos itens também é muito importante. Assim, é possível perceber a efetividade e possíveis falhas no processo.

6. Determine metas de compras

Parte do monitoramento de compras é determinar quais são as metas de cada setor e definir estratégias para analisar se elas estão surtindo o resultado esperado.

Ao elencar quais são as metas de compras esperadas, é possível avaliar se os fornecedores estão entregando o combinado e se o planejamento de compras está adequado à necessidade atual.

7. Use um sistema para te ajudar na gestão de estoque

Planejar é um passo muito importante para usar os recursos da empresa de forma eficiente. E contar com um sistema tecnológico pode te ajudar na gestão de estoque por meio da automatização de diversos processos, o que facilita o controle das mercadorias.

Muitas são as vantagens do sistema ERP que integra diversas informações dos processos internos da empresa e centraliza tudo em uma única plataforma. Dessa forma, você tem acesso rápido ao fluxo de dados do negócio e consegue tomar decisões de forma mais acertada.

Por meio de um gerenciamento e controle de estoque, é possível descomplicar a gestão de compras e estoque. Dentre as vantagens, as compras são feitas de acordo com a real necessidade; as notas fiscais são automatizadas e a otimização traz mais produtividade para a empresa.

Tecnologia para aprimorar o planejamento de compras

O sistema ERP é um sistema de gestão integrado e uma ferramenta transformadora que permite otimizar e facilitar os processos operacionais do negócio. Dentre eles, o planejamento e gestão de compras no varejo.

Através do sistema Omie ERP, é possível centralizar diversas informações com o sistema de estoque 100 % on-line e integrado com todas as áreas da empresa. Assim, é possível alcançar padrões mais altos de produtividade, através das funcionalidades que permitem otimizar processos de entrada e saída de produtos, com total automação.

Planejar é a chave para a eficiência

Um bom sistema de gestão representa inúmeros benefícios para o seu negócio. Com várias funcionalidades disponíveis, fica muito mais simples otimizar as operações e trazer mais produtividade. O planejamento de compras no varejo é um exemplo ideal, já que tal atividade permite a automação de processos e evita perdas de mercadorias.

Neste conteúdo, você viu como diversos elementos devem estar presentes no controle de estoque. Uma gestão eficiente pode trazer resultados positivos a curto prazo, aumentando a lucratividade e o sucesso com o cliente.

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