6 indicadores de desempenho para acompanhar na sua empresa

Você já ouviu falar em indicadores de desempenho? Descubra para o que eles servem e como podem ajudar no crescimento da sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Estabelecer indicadores de desempenho e analisá-los periodicamente é algo primordial para o crescimento de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Esses indicadores funcionam como uma forma de medir a performance de diferentes setores e também de cada funcionário.

Por meio da análise dos indicadores de performance, é possível identificar o que precisa ser melhorado e também os pontos fortes da sua empresa. Mas, para isso, é necessário estabelecer metas claras, tanto de curto como de longo prazo. Confira este artigo para saber mais e conhecer 6 indicadores para acompanhar.

O que são os indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho têm a função de permitir que uma empresa consiga avaliar sua performance ao medir diversos parâmetros. Esses indicadores estão relacionados não somente ao lucro, mas também a outros aspectos que apontam o bom funcionamento da companhia. 

Ainda, são definidos por cada empresa e podem variar de acordo com cada setor, por exemplo, para a equipe de atendimento ao consumidor, um indicador de desempenho medido pode ser o tempo médio de resposta aos clientes. Por outro lado, esse não seria um indicador aplicável para a equipe de Tecnologia da Informação, já que eles não são responsáveis por lidar diretamente com os consumidores. 

Assim, é necessário avaliar quais são as principais tarefas de cada setor e por meio de quais métricas é possível identificar o desempenho da equipe. Para isso, cabe definir os KPIs key performance indicators ou indicadores chave de performance

No caso de uma campanha de marketing, por exemplo, em que a empresa investe em anúncios em redes sociais, alguns dos KPIs a serem analisados são o número de cliques em cada anúncio e a quantidade de compras realizadas a partir do clique. Assim, você consegue identificar se a campanha atingiu o objetivo esperado e se vale a pena dar continuidade a ela. 

Qual é a importância dos indicadores de performance?

Como saber se as estratégias implementadas em uma empresa são bem-sucedidas se não acompanhar o resultado que elas geram? Se você não tem indicadores de desempenho bem definidos, alinhados com as metas e objetivos de cada setor, torna muito mais difícil gerenciar as equipes e identificar erros. 

Quando não existe esse monitoramento dos KPIs, as chances de perceber um problema quando ele já causou um impacto irreversível pode ser grande. Por isso, os indicadores de performance são tão importantes. 

Por meio deles, fica muito mais fácil identificar quando uma ação não seguiu o curso planejado e implementar mudanças rapidamente. Além disso, os funcionários conseguem entender melhor o que se espera deles ao compreenderem quais indicadores de performance são medidos, o que permite focar neles.

Ademais, ao invés de sugerir mudanças e criar planos baseados em achismos, quando existe um controle dos indicadores de desempenho, é possível usá-los para determinar os próximos passos. Isso reduz o risco de erros e melhora a produtividade. 

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

6 indicadores de desempenho para acompanhar 

Existem alguns indicadores de desempenho básicos que são aplicáveis a diferentes empresas. Vale a pena entender o que cada um deles avalia para mensurá-los na sua organização. 

1. Lucratividade 

A lucratividade de uma empresa pode ser medida ao dividir o lucro líquido de um determinado período pela receita total. Assim, você consegue avaliar a situação financeira da empresa, que deve ser analisada junto a outros indicadores de performance. Afinal, é importante compreender que o baixo desempenho em uma área específica pode afetar o resultado das outras.

2. ROI

ROI (return on investment), significa retorno sobre investimento. Por meio dele, você mede quais foram os resultados obtidos após um direcionamento de recursos para determinadas áreas ou estratégias. 

Suponha que a equipe de marketing separou uma parte do orçamento do setor para fazer anúncios no Google. Para analisar se essa ação valeu a pena, é importante calcular quais foram os resultados que os anúncios geraram, se houve prejuízo, lucro e se vale a pena manter a mesma estratégia ou redirecionar os recursos para algo mais lucrativo.  

3. Ticket médio 

O ticket médio é usado para mensurar quanto cada cliente costuma gastar em uma compra. O cálculo é feito ao dividir o número total de vendas pela quantidade de clientes. Assim, você tem uma ideia de quanto vale cada cliente para a empresa. 

4. EBITDA

Com o EBITDA, você consegue analisar qual é a capacidade que uma empresa tem de gerar lucro, sem considerar os descontos que vêm depois, como impostos, juros, depreciação e amortização. Isso permite avaliar melhor a eficiência da gestão e o nível de competitividade da empresa dentro do seu setor.  

5. Turnover 

A taxa de turnover é um KPI muito importante quando o assunto é a gestão de pessoas em uma empresa. Ele indica qual é o número de profissionais que entram e saem da companhia em um mesmo período. 

Assim, se existe uma taxa de alta contratação, mas percebe–se que os funcionários trabalham por poucos meses na empresa, esse é um indicativo que é preciso pensar em medidas para aumentar a retenção. 

Nesse caso, é interessante procurar saber por que muitos funcionários saem com pouco tempo de trabalho e o que pode ser feito para que eles se sintam motivados a ter uma carreira na empresa. 

6. Produtividade 

A produtividade é outro indicador de desempenho fundamental para identificar processos que precisam melhorar e otimizar tarefas. Ela pode ser medida ao analisar o tempo e a quantidade de recursos utilizados para alcançar uma meta. 

Instrua a sua equipe sobre a importância dos indicadores de desempenho

Além de mensurar os indicadores de desempenho, é essencial contar com uma equipe que entenda a importância dos KPIs e como eles ajudam a obter melhores resultados, facilitando o trabalho de todos. Para tanto, os líderes e gerentes dos setores devem estabelecer processos de comunicação eficientes nos quais os objetivos de cada ação estejam claros. 

Use os indicadores de desempenho para dar o feedback aos funcionários. Isso fará com que eles desenvolvam uma visão estratégica e aprendam a realizar mudanças a partir dos resultados que os KPIs apontam. 

Confira como fazer avaliação de desempenho na sua empresa no Blog Omie e aprenda mais sobre esse assunto.

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Segurança de dados
Adote um sistema ERP na sua empresa para mais sigilo, integridade e segurança de dados.
indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade ajudam a traçar um caminho claro para onde você quer chegar, tornando seu negócio muito mais
Sociedade Anônima: sócios conversando ao redor de mesa
Entenda como se organiza uma Sociedade Anônima e saiba quais as características desse tipo de empresa. Tire suas dúvidas com