OKR e KPI: entenda as diferenças e como usar no seu negócio

Entenda mais sobre o OKR e KPI, suas diferenças e como eles podem ajudar sua empresa a atingir os melhores resultados.
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Já considerou utilizar os indicadores OKR e KPI em seu negócio, mas tem dúvidas sobre qual escolher ou as diferenças entre eles? Então este conteúdo é para você!

Apesar de serem muito utilizados pelas empresas e, muitas vezes, confundidos, eles possuem objetivos diferentes e, ao mesmo tempo, se complementam. Para te ajudar a entender melhor sobre o que é OKR e KPI e como eles podem ser aplicados no seu negócio, preparamos este conteúdo. Continue a leitura e descubra!

O que é OKR?

OKR, é a sigla do termo em inglês “Objective and Key Results”, em português: Objetivo e Resultados-Chave. Ele é utilizado para definir os objetivos e resultados esperados pela empresa.

O objetivo representa o desejo da empresa, enquanto os resultados-chave, representam o que seria o sucesso da ação. Por exemplo, o objetivo é fidelizar os clientes do negócio. Mas, como isso pode ser feito? E como esses resultados podem ser obtidos? 

Para isso, são utilizados os resultados-chave. Neste caso, você pode propor diferentes ações para atingir a meta, como: 

  • Aumentar a NPS, considerando a zona de excelência;
  • Reduzir o churn em 4%;
  • Disponibilizar novas soluções que atendam as necessidades dos clientes.

O comum é que o OKR seja definido pelos gestores e repassado aos times, garantindo que todos estejam integrados e entendam as metas que precisam ser alcançadas, além dos desafios que podem surgir no caminho em períodos pré-determinados. 

Grandes empresas, como Intel e Google, utilizam esse aliado estratégico em sua rotina e os resultados conquistados são altamente positivos, considerando todo o sucesso e desempenho de ambas no mercado. 

O que é KPI?

O KPI, sigla para a expressão em inglês “Key Performance Indicator” ou, em português, “Indicador-chave de Desempenho”, é a métrica utilizada para mensurar e validar as estratégias e ações da empresa de forma mais efetiva.

Informando os pontos fortes e fracos de cada uma e direcionando novas estratégias, caso os objetivos não estejam sendo alcançados. Existem muitas formas de medir uma ação, de maneira mensurável, em campanhas de marketing, por exemplo, podemos usar os seguintes indicadores:  

  • Taxas de conversão;
  • Origem de tráfego;
  • Ticket médio;
  • Aumento de leads;
  • Entre outras. 

Os KPIs são uma excelente ferramenta de gestão, afinal, eles contribuem para entender como anda o desempenho e sucesso das ações. Como são números mensuráveis, é importante que sejam acompanhados constantemente para entender o que funciona ou não para o objetivo.

Conheça a diferença entre OKR e KPI

É comum confundir os dois termos, afinal, eles são semelhantes. Mas, existem diferenças bem consideráveis entres eles. A primeira e principal diferença entre OKR e KPI está justamente em sua aplicação nos negócios. 

Os OKRs são como ideias norteadoras para levar a empresa até um determinado ponto. Eles servem para que você consiga saber como e por onde começar a agir para atingir o objetivo esperado. 

Já os KPIs são utilizados durante o andamento das ações. Seu objetivo é mensurar e analisar o desempenho de uma ação, setor ou das estratégias necessárias para atingir os objetivos idealizados. 

Outra diferença entre KPI e OKR está na quantidade em que serão definidos. Isso mesmo. O ideal é que você determine no máximo 5 resultados-chaves, para que as ações possam ser trabalhadas com qualidade, foco e atenção.

Os indicadores de desempenho, não. Você pode definir diversas métricas para acompanhar as ações, contanto que elas apresentem dados qualificados e verdadeiros. 

Ou seja, a ideia do OKR é te ajudar a ligar o desejo com a estratégia, fazendo com que seja possível aplicar melhorias contínuas para alcançar o objetivo. Enquanto os KPIs te mostram os dados que comprovam se as ações estão sendo ou não realizadas de maneira eficiente para atingir os objetivos. 

Por que é importante usar utilizar OKR e KPI na sua empresa

Como você pôde perceber, tanto o OKR quanto o KPI, são fundamentais para o sucesso de um negócio. São eles que indicam e garantem que o plano está saindo conforme o idealizado.

 

Ao defini-los, você consegue realizar análises mais precisas sobre a situação e desempenho da empresa. Por isso, ambos devem fazer parte do planejamento estratégico

Enquanto um te ajuda a determinar o que precisa ser realizado, o outro permite que você entenda a evolução e sucesso do caminho até o objetivo. Apesar de diferentes, ambos se complementam e trabalham muito bem juntos. 

Dessa forma, você garante processos mais assertivos, resultados mais eficientes e melhorias constantes na empresa. 

Como usar OKR e KPI no seu negócio?

Existem algumas maneiras de utilizar o OKR e KPI nas empresas. Uma delas é utilizar o OKR para impulsionar algum KPI, caso seja identificado um ponto de melhoria, é possível que ele se torne o seu objetivo-chave. Mas, de forma geral, você pode seguir os seguintes passos para utilizá-los:

  • Determine os objetivos da sua empresa: um dos principais passos é definir os objetivos do negócio, entender onde ele está e onde quer chegar. Todas essas informações precisam ser claras e detalhadas para facilitar o planejamento.
  • Planeje metas de curto prazo: o ideal é que os OKRs sejam definidos em curtos prazos, com no máximo três meses. Esse tempo permite que você consiga fazer testes e identificar mais rápido os resultados, propondo mudanças, se necessário. 
  • Defina os indicadores-chave: com base nos resultados-chave que foram determinados, é necessário escolher os KPIs que vão medir e mensurar o andamento das ações. São inúmeras opções de indicadores, por isso, você deve considerar aqueles que mais fazem sentido para a estratégia e objetivos a serem alcançados. 
  • Monitore os resultados: é importante monitorar os dados obtidos nas análises dos KPIs e ver se eles correspondem ao objetivo a ser alcançado. Dessa forma, você consegue insights valiosos para tomar as decisões necessárias para que o objetivo seja atingido.

Isso mostra o quanto os OKRs e KPIs se complementam, impulsionando as estratégias e conquistando resultados bem satisfatórios. 

Torne seu negócio estratégico

Utilizar o OKR e KPI em seu negócio com certeza vai torná-lo mais estratégico. Isso porque objetivos bem definidos, alinhados e transparentes são mais fáceis de serem mensurados e, principalmente, atingidos. 

Ao investir indicadores de desempenho em você impulsiona a produtividade dos times, a qualidade nas entregas e o crescimento do seu negócio de forma estratégica e eficiente. 

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