Ter em mente objetivos claros para a sua empresa é uma peça-chave para que ela continue crescendo. Estabelecer metas torna muito mais fácil conquistar tais objetivos.
Ter metas razoáveis e planejadas aumenta a performance de qualquer empresa, já que é necessário trilhar o caminho que se busca para seguir no mundo do empreendedorismo.
Esse é o tema principal do post abaixo, em que vamos explicar mais sobre o que são metas, objetivos e como defini-los de maneira estratégica pode representar uma verdadeira virada rumo ao sucesso da sua empresa a curto e longo prazo. Boa leitura!
O que é meta?
As metas são a forma com que se busca chegar aos seus objetivos, ou seja, o plano de ação. É importante que sejam ambiciosas e ao mesmo tempo alcançáveis, pois do contrário, são passíveis de frustração perante ao fracasso.
É importante que sejam compreensíveis e busquem engajar quem está envolvido, extraindo o que de melhor tiver a oferecer para a empresa. É bom lembrar que as metas devem ser revistas ao longo do processo, sendo ajustadas se necessário for.
Devem ser capazes de prever falhas e aumentar a produtividade, sempre de olho no objetivo final do projeto. Devem servir como passos rumo à realização do objetivo, e por isso, são sempre quantitativas.
Alguns exemplos de metas são a diminuição do custo de aquisição de clientes, aumento da sua qualificação no mundo empresarial, aumento da taxa de clientes recorrentes no mês, entre outros.
O que é objetivo?
O objetivo pode ser visto como o propósito central de qualquer empresa, ou seja, o rumo que ela busca seguir, e de onde nascem todos os projetos.
É importante que sejam bem estabelecidos para que a tomada de decisões seja mais eficiente e clara, buscando sempre desenvolver estratégias o mais certeiras e estratégicas possível.
Os objetivos tendem a ser mais curtos que as metas, e têm um caráter mais inspirador do que estritamente prático, além de serem qualitativos. Alguns exemplos são: dominar o mercado de determinada área, se tornar referência em desenvolvimento sustentável, ser número um de vendas natalinas no estado, entre outros.
Qual a diferença entre meta e objetivo?
De forma prática, objetivos são resultados centrais que se busca alcançar com uma empresa e as metas são estratégias voltadas para chegar até eles, devendo ser traçadas cuidadosamente para alcançá-los, seja a curto ou longo prazo.
Planejamento estratégico
Por meio de um planejamento estratégico, é possível definir o caminho que uma organização deve percorrer e se preparar para empecilhos e imprevistos. Nele estão presentes análises importantes que contribuem com tomadas de decisão para que os objetivos sejam atingidos com qualidade e no menor espaço de tempo possível.
Planejar a estratégia do seu negócio permite compreender o que deve ser feito, por que deve ser feito e de que maneira cada ação será orientada para que se chegue ao crescimento da organização, desde a tática ao operacional.
Vamos falar a seguir sobre alguns métodos de planejamento estratégico para sua empresa obter sucesso em seus objetivos. Acompanhe!
Metas SMART
O termo Smart foi desenvolvido em 1981 e diz respeito a uma ferramenta que fornece critérios para guiar empresas na definição de metas inteligentes, considerando objetivos claros e específicos de acordo com as necessidades da empresa.
A sigla significa: S – specific (específico), M – measurable (mensurável), A – assignable (atribuível), R – realistic (realista), T – time-related (temporal). No decorrer do tempo, houve algumas mudanças na sigla quando utilizada por outras pessoas, mas essa é a tradução original.
Esse conceito envolve prazos e uma equipe específica voltada para o impacto na performance de pessoas dentro da empresa. Na prática, as Metas SMART são como checklists, devido aos aspectos de avaliação e verificação constantes dos resultados almejados.
Um ponto importante desses critérios é que as metas devem sempre ser realistas e alcançáveis dentro da empresa. De forma geral, isso é um ponto positivo que deve ser observado.
Por outro lado, existe a crítica de que ele deve ser utilizado com cuidado, para que não venha de modo a domar a ambição dos empresários e colaboradores, que podem buscar apenas cumprir metas mais simples já estabelecidas sem sentir a necessidade de pensar fora da caixa.
OKRs
OKR pode ser traduzido para Objectives and Key Results (objetivos e resultados-chave), e é utilizada por gigantes como Amazon e Twitter. É uma forma colaborativa de estabelecer um objetivo e um conjunto de Key Results (que funcionam como metas) que buscam alcançá-lo.
É recomendável que sejam definidos de 2 a 5 Key Results para cada objetivo, buscando manter o foco nas estratégias mais importantes.
5W2H
A ferramenta 5W2H se trata de um conjunto de perguntas que o empresário deve se perguntar antes do início do projeto. São 5 w’s: what? (o quê?) — definição do objetivo; why? (por quê?) — motivação; where? (onde?) — local onde o projeto será desenvolvido; when? (quando?) — em que momento será feito?; who? (quem?) — responsável/equipe encarregada do projeto.
E 2 h’s: how? (como?) — de que maneira?; how much? (quanto?) — definição das despesas.
PDCA
Trata-se de uma espécie de cronograma para mapear o curso de ação da empresa frente a um novo projeto. Significa: 1) plan (planejar); 2) do (fazer); 3) check (checar/verificar os resultados); e 4) act (agir reproduzindo o que deu certo e corrigindo as falhas).
SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que busca encontrar as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de uma empresa.
Organizando melhor as ideias e tendo total controle sobre a atual situação da empresa, é possível tomar decisões mais acertadas rumo aos seus objetivos.
Estabeleça boas metas rumo ao objetivo da sua empresa
Agora que você já sabe diferenciar objetivos e metas, fica muito mais fácil planejar boas estratégias rumo aonde você deseja chegar com a sua empresa.
O blog da Omie tem como objetivo principal te auxiliar durante todo esse processo, trazendo sempre as melhores dicas do mundo do empreendedorismo. Não deixe de conferir!