Diferenças entre metas e objetivos e como estabelecê-los

Entenda o que são metas e objetivos de uma empresa, qual a diferença entre eles e como podem ser utilizados como ferramentas rumo ao sucesso
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ter em mente objetivos claros para a sua empresa é uma peça-chave para que ela continue crescendo. Estabelecer metas torna muito mais fácil conquistar tais objetivos.

Ter metas razoáveis e planejadas aumenta a performance de qualquer empresa, já que é necessário trilhar o caminho que se busca para seguir no mundo do empreendedorismo.

Esse é o tema principal do post abaixo, em que vamos explicar mais sobre o que são metas, objetivos e como defini-los de maneira estratégica pode representar uma verdadeira virada rumo ao sucesso da sua empresa a curto e longo prazo. Boa leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 102

O que é meta?

As metas são a forma com que se busca chegar aos seus objetivos, ou seja, o plano de ação. É importante que sejam ambiciosas e ao mesmo tempo alcançáveis, pois do contrário, são passíveis de frustração perante ao fracasso.

É importante que sejam compreensíveis e busquem engajar quem está envolvido, extraindo o que de melhor tiver a oferecer para a empresa. É bom lembrar que as metas devem ser revistas ao longo do processo, sendo ajustadas se necessário for.

Devem ser capazes de prever falhas e aumentar a produtividade, sempre de olho no objetivo final do projeto. Devem servir como passos rumo à realização do objetivo, e por isso, são sempre quantitativas.

Alguns exemplos de metas são a diminuição do custo de aquisição de clientes, aumento da sua qualificação no mundo empresarial, aumento da taxa de clientes recorrentes no mês, entre outros.

O que é objetivo?

O objetivo pode ser visto como o propósito central de qualquer empresa, ou seja, o rumo que ela busca seguir, e de onde nascem todos os projetos.

É importante que sejam bem estabelecidos para que a tomada de decisões seja mais eficiente e clara, buscando sempre desenvolver estratégias o mais certeiras e estratégicas possível.

Os objetivos tendem a ser mais curtos que as metas, e têm um caráter mais inspirador do que estritamente prático, além de serem qualitativos. Alguns exemplos são: dominar o mercado de determinada área, se tornar referência em desenvolvimento sustentável, ser número um de vendas natalinas no estado, entre outros.

Qual a diferença entre meta e objetivo?

De forma prática, objetivos são resultados centrais que se busca alcançar com uma empresa e as metas são estratégias voltadas para chegar até eles, devendo ser traçadas cuidadosamente para alcançá-los, seja a curto ou longo prazo.

Planejamento estratégico

Por meio de um planejamento estratégico, é possível definir o caminho que uma organização deve percorrer e se preparar para empecilhos e imprevistos. Nele estão presentes análises importantes que contribuem com tomadas de decisão para que os objetivos sejam atingidos com qualidade e no menor espaço de tempo possível.

Planejar a estratégia do seu negócio permite compreender o que deve ser feito, por que deve ser feito e de que maneira cada ação será orientada para que se chegue ao crescimento da organização, desde a tática ao operacional. 

Vamos falar a seguir sobre alguns métodos de planejamento estratégico para sua empresa obter sucesso em seus objetivos. Acompanhe!

Metas SMART

O termo Smart foi desenvolvido em 1981 e diz respeito a uma ferramenta que fornece critérios para guiar empresas na definição de metas inteligentes, considerando objetivos claros e específicos de acordo com as necessidades da empresa.

A sigla significa: S – specific (específico), M – measurable (mensurável), A – assignable (atribuível), R – realistic (realista), T – time-related (temporal). No decorrer do tempo, houve algumas mudanças na sigla quando utilizada por outras pessoas, mas essa é a tradução original.

Esse conceito envolve prazos e uma equipe específica voltada para o impacto na performance de pessoas dentro da empresa. Na prática, as Metas SMART são como checklists, devido aos aspectos de avaliação e verificação constantes dos resultados almejados. 

Um ponto importante desses critérios é que as metas devem sempre ser realistas e alcançáveis dentro da empresa. De forma geral, isso é um ponto positivo que deve ser observado.

Por outro lado, existe a crítica de que ele deve ser utilizado com cuidado, para que não venha de modo a domar a ambição dos empresários e colaboradores, que podem buscar apenas cumprir metas mais simples já estabelecidas sem sentir a necessidade de pensar fora da caixa.

OKRs

OKR pode ser traduzido para Objectives and Key Results (objetivos e resultados-chave), e é utilizada por gigantes como Amazon e Twitter. É uma forma colaborativa de estabelecer um objetivo e um conjunto de Key Results (que funcionam como metas) que buscam alcançá-lo.

É recomendável que sejam definidos de 2 a 5 Key Results para cada objetivo, buscando manter o foco nas estratégias mais importantes.

5W2H

A ferramenta 5W2H se trata de um conjunto de perguntas que o empresário deve se perguntar antes do início do projeto. São 5 w’s: what? (o quê?) — definição do objetivo; why? (por quê?) —  motivação; where? (onde?) —  local onde o projeto será desenvolvido; when? (quando?) — em que momento será feito?; who? (quem?) —  responsável/equipe encarregada do projeto.

E 2 h’s: how? (como?) —  de que maneira?; how much? (quanto?) — definição das despesas.

PDCA

Trata-se de uma espécie de cronograma para mapear o curso de ação da empresa frente a um novo projeto. Significa: 1) plan (planejar); 2) do (fazer); 3) check (checar/verificar os resultados); e 4) act (agir reproduzindo o que deu certo e corrigindo as falhas).

SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que busca encontrar as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de uma empresa.

Organizando melhor as ideias e tendo total controle sobre a atual situação da empresa, é possível tomar decisões mais acertadas rumo aos seus objetivos.

Estabeleça boas metas rumo ao objetivo da sua empresa

Agora que você já sabe diferenciar objetivos e metas, fica muito mais fácil planejar boas estratégias rumo aonde você deseja chegar com a sua empresa.

O blog da Omie tem como objetivo principal te auxiliar durante todo esse processo, trazendo sempre as melhores dicas do mundo do empreendedorismo. Não deixe de conferir!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Entenda o que é qualificação cadastral eSocial e fique por dentro das regularidades trabalhistas. Confira o passo a passo elaborado
Conheça mais detalhes sobre o Sistema de Informação Gerencial e como ele pode impulsionar o sucesso do seu negócio.
DASN Simei: homem com celular e notas

MEI

Aprenda como declarar e evite multas e juros pelo não envio das informações corretas.