As metas e objetivos são partes essenciais de qualquer planejamento estratégico, pois representam os propósitos e aspirações que desejamos alcançar. No universo da contabilidade não é diferente – é preciso ter esses conceitos muito bem definidos antes de qualquer decisão.
Entretanto, existe uma diferenciação importante entre estes tópicos, afinal, meta não é a mesma coisa que um objetivo. Logo, entender as semelhanças e diferenças entre os termos é essencial para mensurar o desempenho e garantir o sucesso do planejamento empresarial ou pessoal.
Aqui, você vai entender quais são as diferenças entre eles, a importância de defini-los para o planejamento estratégico do seu escritório contábil e também vai conhecer um passo a passo de como definir as metas e objetivos de forma mais assertiva. Acompanhe a seguir.
O que é meta?
De forma simples, as metas são as diversas etapas e tarefas específicas necessárias para o alcance do objetivo final. Sendo assim, elas sinalizam o percurso que será preciso percorrer até a chegada no ponto desejado. Normalmente contam com um prazo específico para serem concluídas.
As metas irão orientar toda a estratégia utilizada e são essenciais para avaliar o desempenho e progresso da execução do planejamento, já que são uma ótima maneira de quantificar o caminho percorrido e analisar quanto ainda falta para a realização do objetivo.
O que é objetivo?
Já os objetivos são as definições amplas e gerais sobre o que se deseja obter ao final do planejamento, qual é a finalidade do empreendimento. Ou seja, é o propósito geral e motor de todas as diversas tarefas e decisões dentro de um projeto. Em outras palavras, é a linha de chegada.
É muito importante que o objetivo esteja definido de forma clara para que o propósito final esteja viável para todos os envolvidos no projeto. Assim, todas as metas e estratégias serão tomadas a fim de concretizar a finalidade esperada.
Qual a diferença entre meta e objetivo?
As metas podem ser caracterizadas como alvos mais fáceis de serem alcançados, com um tempo determinado para a sua conclusão, além de serem motivadoras para a equipe. É comum que um projeto inclua diversas metas que podem ser repensadas e revistas ao longo da execução, já que elas também são uma forma de diagnosticar possíveis acertos e falhas.
Já o objetivo, por sua vez, é definido na fase inicial do projeto e é o ponto de orientação central de todas as metas e ações voltadas à sua realização. É pensado a longo prazo e define a finalidade da execução do projeto em si.
Exemplos de metas e objetivos
Suponhamos que o seu objetivo final seja ampliar a sua cartela de clientes e conquistar 10 novos consumidores ao longo de dois anos. Sendo assim, podemos concluir que o planejamento estratégico vai incluir alguns pontos a seguir.
Objetivo:
- Conquistar 10 novos clientes em dois anos.
Metas:
- Investir em publicidade, mídias sociais e marketing de conteúdo;
- Prospectar clientes;
- Encontrar e desenvolver as vantagens competitivas;
- Precificar os serviços corretamente;
- Definir um público-alvo.
Por que é importante escolher metas e objetivos para um negócio contábil?
A principal importância em escolher metas e objetivos para um negócio contábil é a motivação e clareza da finalidade das ações. No decorrer do cotidiano, é comum encontrar-se confuso em algumas situações, com o sentimento de que as suas atitudes não irão influenciar diretamente na obtenção de algo maior.
Portanto, quando as metas e objetivos estão definidos e claros, as ações ganham um propósito e dão um sentido a todas as tarefas que envolvem a realização do projeto. Desta forma, ter um objetivo é também uma forma eficaz de motivar toda a equipe, já que todos podem se sentir parte de algo maior.
Como definir metas e objetivos para o seu escritório contábil
Definir as metas e objetivos para o seu escritório contábil é o primeiro passo para o sucesso do seu empreendimento. É importante reservar um tempo para analisar e decidir onde você busca estar em um período de tempo específico. Para concretizar os seus desejos e ideias, siga as dicas a seguir.
1.Elabore um planejamento estratégico
Um planejamento estratégico é essencial na definição do objetivo. Este é o momento de colocar todas as ideias no papel, organizá-las e avaliar a viabilidade de cada uma delas. Para isso, é interessante utilizar planilhas e planejar prazos, assim é possível controlar todas as tarefas e priorizar as ações no momento de definir o planejamento.
Como parte da gestão empresarial, o planejamento estratégico ajuda a definir as metas e objetivos, orientando todos os passos necessários para a realização das metas em curto, médio e longo prazo. Além disso, com ele é possível ter um diagnóstico detalhado da real situação da organização e como é o posicionamento em relação aos consumidores.
2. Escolha uma metodologia para auxiliar na definição de metas e objetivos
Escolher uma metodologia também é parte essencial do processo, já que as técnicas e ferramentas podem auxiliar você a ter mais clareza na hora de decidir quais são as metas e objetivos do seu negócio. As duas mais comumente utilizadas são a metodologia SMART e 5W2H.
Metodologia SMART
Nela, os objetivos e metas podem ser qualificados em 5 pontos centrais, passo essencial para priorizar as ações e compreender o planejamento como um todo. Cada letra possui um significado específico que segue a sequência abaixo.
- Specific (específico) – A meta ou objetivo deve ser clara, facilmente especificada;
- Measurable (mensurável) – O sucesso do projeto deve ser algo possível de ser observado e medido;
- Achievable (alcançável) – Os objetivos devem ser alcançáveis;
- Realistic (realista) – Deve fazer sentido com a realidade na qual está inserido, ser coerente;
- Time-based (temporal) – É essencial que o planejamento conte com um tempo determinado para ser concluído.
Metodologia 5W2H
Uma outra técnica muito utilizada é a metodologia 5W2H, especifica a série de ações que detalham tudo o que precisa ser pensado, desenvolvido e executado para que o objetivo seja atingido. A sigla inclui os diversos passos estratégicos a seguir.
5 W
- What (o que será feito?) – determinar o que será realizado ao longo da execução do projeto;
- Why (por que será feito?) – elencar a razões para a conclusão de cada tarefa;
- Where (onde será feito?) – especificar em quais departamentos ou áreas acontecerão as ações;
- When (quando será feito?) – estabelecer um cronograma com prazos;
- Who (por quem será feito?) – apontar quem serão os responsáveis por colocar o planejamento em prática.
2H
- How (como será feito?) – detalhar como cada etapa do processo será colocada em prática;
- How Much (quanto vai custar?) – especificar os custos e recursos necessários para a realização de cada meta.
3. Defina as metas
Depois de seguir os passos acima e analisar qual é o cenário atual que o seu negócio se encontra, é hora de decidir quais metas são necessárias neste momento. Uma boa base de dados que inclua informações relevantes sobre a empresa é uma ferramenta muito importante ao decidir as metas.
Analise tudo o que é rentável, relevante, atingível, específico e mensurável. Depois, priorize as metas e utilize técnicas para otimizar os recursos e categorizar as despesas.
4.Escolha os objetivos
Definir os objetivos finais do planejamento é muito importante para que você possa visualizar a finalidade e propósito de cada ação específica. Ao especificar onde você deseja chegar e quais resultados busca atingir, é mais fácil traçar estratégias que facilitem o caminho até o alcance do objetivo final.
Potencialize os seus resultados com uma boa gestão empresarial
Neste artigo, você conheceu todas as características das metas e objetivos, as diferenças entre os termos e qual é a importância de defini-los corretamente para as estratégias do seu escritório de contabilidade. Este processo é essencial para colocar os seus sonhos no papel e começar a tomar decisões assertivas.
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