O curso fez com que eu entendesse que um bom líder tem que ser o espelho para os seus liderados e tem que fazer o projeto com os demais colaboradores para dar o exemplo de como deve ser feito, desse modo vai conquistar a confiança dos seus liderados. O líder também tem que ter confiança nas pessoas que vai trabalhar com ele e acreditar que as pessoas vão cumprir com o que foi acordado entre as partes.
No dia a dia o líder tem que começar a delegar nem que for pouco a pouco as coisas para que seu liderados comecem a se desenvolver sozinhos.
E se um líder está liderando ele tem que ter coragem e não ter medo de errar, tem que fazer acontecer, não é a sua coragem que é o ponto importante, ele tem que encorajar as pessoas a ter atitude de falar o que esta vendo de errado.
Um bom líder tem que ter coração, ter empatia, entender que as outras pessoas têm coração, entender quais são as necessidades destas pessoas e entender o que esta acontecendo com elas, desse modo você vai conseguir trazer elas para o seu lado.
Para ser um bom líder o desenvolvimento e o aprendizado tem que ser um processo constante e é preciso exercitar todos os dias se você quer se desenvolver de uma maneira mais eficaz e a melhor forma de estabelecer isso é com o, diálogos todos os dias com os seus liderados.
E para a elaboração do plano de carreira entendi que cada pessoa e o protagonista do seu próprio plano e o que vale é a realizações o que ela já fez e seus resultados.
Para elaborar o plano de carreira precisamos ter o conhecimento de quais são os nossos propósitos e quais são nossas habilidades profissional e pessoal, é para isso o autoconhecimento é a base de um plano de carreira.
Entendi que para termos um resultado extraordinário o principal fator é o bom relacionamento entre os membros da equipe, eles devem ter um objetivo comum, as mesmas metas propósito e todos devem comemorar os resultados mesmo sendo pequenas vitórias.
Todos têm que entender que todas as empresas têm uma cultura e que ela vem dos fundadores e que ela traz o hábito e os costumes e seus valores, assim surge a cultura da empresa, na prática, e o jeito de ser das pessoas, pois você quer atrair pessoas e cada empresa tem a sua própria cultura e ela tem que ser aderida por todos que trabalha na empresa as pessoas tem que se sentir confortável na empresa.
Para ser um bom líder tenho que saber sobre as tecnologias e ter um bom domínio das novas ferramentas para conseguir desenvolver uma nova gestão, não só técnica mas também na dinâmica.
O líder tem que ser humano, pois trabalhamos com pessoas, tem que ter empatia, motivar pessoas e sempre trazer o melhor de cada um que esta ao seu redor, não só de quem trabalha com a gente mas também dos nossos cliente e dos nossos fornecedores. Um líder do futuro tem que engajar os seus colaboradores, assumir risco e conseguir fazer a gestão de tempo.
Este conteúdo foi produzido por Lidiana de Lima Andrades Fornari, da Comunidade de Empreendedores, como parte do processo educacional e colaborativo entre os membros da Omie.Academy. Clique aqui e faça parte da nossa comunidade, acesse gratuitamente todos nossos conteúdos e descubra novas maneiras de impulsionar o seu negócio.