Análise de atraso e inadimplência

Atraso e inadimplência geram prejuízos para as empresas. Faça a análise do seu negócio com as dicas da Omie!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O Brasil está entre as maiores economias do mundo e, apesar disso, existem muitos problemas no cenário nacional. Devido a fatores como o tamanho populacional e de território, crises políticas e sociais impactam a economia de diversas maneiras, levando ao aumento da dívida e à inadimplência.

A taxa de inadimplência tem crescido em decorrência do número de desempregados e outros fatores, como aumento de juros e inflação. Esse problema atinge não apenas consumidores, mas empreendedores e negócios de uma maneira geral.

Como resultado, o planejamento financeiro de uma empresa é prejudicado, bem como sua entrega de serviços, qualidade e remuneração de funcionários. Esse é um desafio que exige pensamento estratégico e muito preparo por parte do empreendedor.

Continue a leitura e descubra como realizar a análise de atraso e inadimplência da sua empresa, além de saber como essa ação pode ajudar a evitar problemas de caixa e melhorar o planejamento para o futuro. Acompanhe!

62a230514b4c6f4af7661353 CTA Banner Contador 1 opt2 v2 8

A importância de fazer a análise de atraso e inadimplência

A inadimplência é um risco iminente para negócios de diversos portes e segmentos. A ausência dos pagamentos acordados pode levar a uma quebra na cadeia de produção, interrompendo o fluxo e a boa saúde financeira do empreendimento.

Quando não se sabe como lidar com a inadimplência, o principal prejudicado, com certeza, é o fluxo de caixa. Essa área do empreendimento concentra as entradas, saídas e obtenção de lucro. É nela que os recursos são contabilizados e se mostram presentes.

Uma empresa que não controla o que tem para receber perde o controle sobre as suas contas. Isso inclui o pagamento de dívidas com fornecedores e compromissos básicos, como aluguel, condomínio e internet, por exemplo.

Como primeira consequência direta, percebemos uma limitação do acesso a novas linhas de crédito em função do aumento das restrições e exigências de lastros e garantias. Isso torna cada vez mais difícil (e, em alguns casos, praticamente impossível) que o empresário consiga administrar o caixa tranquilamente ao longo do mês.

Além disso, em muitos casos, o dinheiro está dentro da própria empresa e não é necessária a captação de recursos em instituições financeiras. Uma boa análise dos recebíveis demonstra valores que o empresário nem sabe, ou simplesmente não consegue ver.

Por isso, é importante controlar os recebíveis para, então, saber quem são os principais devedores do seu negócio. Assim, é mais fácil estabelecer uma régua de cobrança e conseguir recuperar esses valores para diminuir as consequências de um atraso ou inadimplência.

Trabalhar com foco apenas nas vendas, sem pensar no seu fluxo de caixa ou planejamento financeiro traz transtornos de inadimplência. Isso não significa que focar nas vendas seja algo ruim, pelo contrário. Porém, quando não se analisam os riscos de venda a prazo, por exemplo, o negócio pode sofrer as consequências.

Por isso, observar a inadimplência e preparar um ambiente para sair de crises é primordial para manter a saúde financeira da sua empresa. Nesse quesito, a tecnologia ajuda o empreendedor e o profissional contábil, seja no dia a dia ou para sair de uma crise.

Como a Omie ajuda na análise de inadimplentes

Saiba que existem sistemas que ajudam a calcular o número de inadimplentes e a reduzir atrasos. Esses sistemas funcionam com base na integração de dados e setores da empresa, buscando oferecer leituras inteligentes e informações detalhadas.

Atualmente, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistemas de gestão empresarial, têm conquistado o mercado por oferecer funcionalidade, dados e ferramentas integradas. O sistema Omie é um desses e, como diferencial, oferece funcionalidades exclusivas voltadas tanto para empresas de variados portes, quanto para contadores.

Para ajudar nesse cenário, disponibilizamos um relatório que contém uma funcionalidade voltada aos pagamentos atrasados. Essa etapa é central para identificar possíveis cenários de inadimplência e agir de forma estratégica. Confira a seguir a configuração do painel de Finanças do ERP Omie:

painel de finanças do sistema ERP da OMIE

A Omie é um sistema de gestão voltado para PMEs, grandes empresas e contadores que desejam otimizar tempo, produtividade e integrar os diversos setores de uma empresa em um só sistema. Ele ainda conecta você, empreendedor, aos melhores profissionais contábeis e escritórios de contabilidade, indispensáveis para um planejamento orçamentário personalizado.

Veja o passo a passo de como realizar a análise de atraso e inadimplência:

  • Acesse a aba “Finanças”;
  • Nela, vá em “Contas a Pagar e Receber”;
  • Clique em “Contas Atrasadas”.

O passo a passo é intuitivo e feito para que todos possam operar de maneira simplificada.

Com um único clique, você tem uma visão de todo o seu atraso e inadimplência, distribuída em um aging que demonstra a concentração dos valores em função do tamanho do atraso.

painel de contas atrasadas do sistema ERP OMIE

Esses dados apresentam uma diretriz principal: quanto menor o atraso, maior a chance de você recuperar recursos. Entender esses elementos da situação do vencimento é indispensável para saber como se movimentar no cenário de inadimplência.

Caso você queira fazer uma análise ainda mais detalhada, é possível demonstrar, dentro da faixa do atraso, os valores em função da quantidade de dias em atraso. Esse recurso permite planejar o total de recursos a serem recebidos e que podem estar em falta no seu fluxo de caixa. Para isso:

  • Clique em “Campos”;
  • Aplique filtros de acordo com os dados que deseja saber;
  • Prossiga e obtenha os dados necessários.

Essas funcionalidades ajudam a direcionar o sistema para sua necessidade. Veja mais desse passo a passo a seguir:

Funcionalidade dias em atraso do sistema ERP da OMIE

Assim, quanto menor o atraso, maior a chance de você receber o dinheiro. Esse cálculo, muitas vezes, passa despercebido em uma análise que não integra todos os dados. Confira na imagem abaixo como o processo ocorre no sistema Omie:

filtro de contas atrasadas no sistema ERP da OMIE

No painel, o usuário das imagens mostradas escolheu ver os dados disponíveis dos dias em atraso. Em seguida, o sistema apresenta todas as informações de contas a receber, contas a pagar e total geral de acordo com o período especificado pelo usuário. Em suma, o usuário pode detalhar e personalizar as informações desejadas de seu fluxo de caixa conforme suas necessidades.

Você já percebeu como é fácil utilizar a Omie para realizar a análise de atraso e inadimplência. Portanto, comece agora mesmo a analisar os recursos que estão dentro da própria empresa, antes de pedir crédito junto a instituições financeiras.

Tecnologia e integração: um recurso contra a inadimplência

A tecnologia é uma ferramenta útil para resolver problemas de inadimplência e prejuízos no fluxo de caixa. Neste conteúdo, você aprendeu a realizar a análise de atraso e inadimplência e como esta é imprescindível para o seu negócio.

Antes de vender, pense nos riscos e, se cair em uma situação de crise financeira, lembre-se de que há possibilidades de recuperar o dinheiro perdido antes de recorrer a outras opções, como solicitar crédito. Para isso, você aprendeu sobre as estratégias de planejamento de recursos existentes dentro do próprio negócio, visíveis a partir dos dados de um sistema ERP.

Utilize todos os recursos que a tecnologia permite para as suas finanças e minimize problemas de saúde financeira. Além disso, mantenha-se informado e atualizado sobre esse e outros temas do mundo dos negócios. Acesse o blog Omie e confira vários artigos sobre contabilidade e tecnologia.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Como utilizar os conhecimentos adquiridos no curso de branding, focado em marketing digital, para elevar seu negócio de família
Por meio do curso Carreira e Vida Pessoal o estudante aprende a como equilibrar melhor o profissional e o pessoal
importância da comunicação e boa oratória
O impacto que o curso Abrindo um Negócio, da Omie.Academy, teve na vida profissional de um empreendedor em curva de