Atacarejo: quais as diferenças para o atacado e varejo?

Aprenda as diferenças entre atacado, varejo e atacarejo para fazer a melhor escolha de modelo de negócio para sua empresa ter mais lucratividade.
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Em momentos de crise econômica e inflação alta, a queda de consumo preocupa muitos empreendedores de diversos ramos. É nesse contexto que os atacarejos ganharam impulso e cresceram bastante, reunindo atacado e varejo.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS), o setor de atacarejo movimenta mais de R$ 230 bilhões por ano e já ocupa 50% de market share (parcela de mercado), com mais de 2.000 lojas no Brasil.

Esse ramo de negócio surgiu pela primeira vez na década de 60, na Alemanha, com o Cash and Carry, estabelecimento criado pelo professor Otto Beisheim e popularizado nos anos 70 nos Estados Unidos.

Acompanhe este artigo e entenda melhor o conceito de atacarejo e seu diferencial frente ao modelo de atacado e de varejo.

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Qual o significado de atacarejo?

O conceito de atacarejo é uma mistura de características de serviços de atacado e varejo, também conhecido como Cash and Carry (Pegue e Leve).

Possui uma estrutura física de um galpão que acumula funções de estoque e vitrine de produtos, reduzindo custos de armazenamento, comparadas a outros modelos de negócio. O próprio cliente faz seu atendimento e pega seus produtos, sem ter que aguardar o funcionário do estoque.

Atende um público consumidor que busca preços mais baixos para quantidades maiores de um mesmo produto. Por exemplo, compras a partir de 3, 6 ou mais unidades possuem um valor com desconto comparados à compra de uma única unidade. Atende tanto clientes pessoas físicas quanto CNPJ’s.

O foco principal é a quantidade, o que pode resultar em pouca variedade de marcas de uma mesma categoria de produtos. O lucro é pelo ticket médio de grande volume de vendas e beneficia quem compra mais.

Já existem também atacarejos online e os custos para o consumidor são ainda menores do que na versão de loja física. Entretanto, como a entrega pelos Correios têm limite de peso e tamanho, é necessário ter uma boa estrutura de envio de produtos via transportadoras e serviços de entrega expressa.

As diferenças entre atacarejo, atacado e varejo

Para desfazer dúvidas, conheça as características de cada formato de negócio, suas vantagens e desvantagens em relação ao atacarejo.

Características do atacado

O comércio atacadista é conhecido por vender grandes quantidades para empresas de médio e grande porte. Engloba empresas distribuidoras que possuem amplo estoque e variedade para atender esse público.

Não é uma modalidade exclusiva de espaços físicos, pois alguns marketplaces já realizam operações de atacado no ambiente digital, como Amazon, Shopee, Mercado Livre e outros.

Normalmente estes vendem para outras empresas, mas podem vender também para pessoas físicas com condições específicas. O preço praticado é bem menor que no varejo.

Características do varejo

As compras no varejo são a forma mais comum de vendas para o consumidor final, com preços estipulados conforme a média de mercado e estudo da concorrência.

Os produtos tem uma pequena margem de desconto e uma margem de lucro focada em menor volume de vendas. A maioria dos clientes de varejo buscam variedade de marcas e produtos exclusivos.

O faturamento desse tipo de empresa é focado em vendas por unidades e os custos de estoque, distribuição e logísticas são bem mais altos do que no atacado e no atacarejo.

Características do atacarejo

Misturando características de atacado e varejo, criou-se o conceito de atacarejo. O foco desse tipo de negócio é vender mais por menos. Ou seja, independente do cliente ser pessoa física ou jurídica, quanto mais ele comprar unidades de um mesmo produto, menor o preço final.

Um dos produtos mais vendidos nesse ramo são as bebidas de todos os tipos, alcoólicas ou não, tendo descontos bem vantajosos comparados ao setor varejista.

Entretanto, o setor de perecíveis não é tão variado para manter preços competitivos e diminuir as perdas. Inclusive, alguns atacarejos optam por não venderem determinados produtos que não são consumidos em grande quantidade por seus clientes.

É melhor atacarejo, atacado ou varejo?

A resposta depende dos objetivos de um empreendedor. O atacarejo é focado no lucro por alto volume de vendas para melhor negociação com bons fornecedores e oferta de preços baixos. Os custos de estocagem são menores, pois usa-se o mesmo espaço de exposição de produtos como estoque. Atende pessoas físicas e jurídicas.

Já o atacado é mais restrito para pessoas jurídicas, no quesito variedade e melhores condições de negociação. São poucos estabelecimentos que atendem pessoas físicas e os preços praticados não são os mesmos para pessoas jurídicas. Possuem um preço bem competitivo pois tem alto volume de vendas.

O varejo é mais focado no consumidor final, oferecendo mais opções de marcas e produtos exclusivos, o que atende melhor um público mais exigente. Entretanto, os custos de um comércio varejista são maiores com estoque, frete e manutenção. Lucram mais com o valor agregado por unidade, não tendo grandes volumes de vendas como no atacado e no varejo.

Independente do modelo de negócio que o empreendedor escolher, é muito importante contar com ferramentas tecnológicas para fazer a gestão empresarial. Um exemplo é o sistema ERP de gestão, que une diversas funcionalidades, desde gestão de estoque, vendas, loja virtual, faturamento, emissão de notas fiscais, CRM e marketing, dentre outras.

Use a tecnologia como aliada do seu atacado e varejo

Para experimentar os benefícios de um software no seu atacado, varejo ou atacarejo, conheça o Sistema de Gestão para Lojas Atacadistas e Varejistas Omie. É um software completo com integração do sistema de compras, vendas e estoque, facilitando o monitoramento da lucratividade de sua empresa.

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