10 formas de trabalhar com contabilidade

Trabalhar com contabilidade pode gerar grandes oportunidades para um profissional que tem diversas áreas para atuar

21/Jul/2022
Contabilidade

Uma das áreas empresariais mais amplas, a contabilidade atende a vários perfis profissionais, sendo fundamental para o funcionamento dos negócios

Você já pensou em trabalhar com contabilidade? Essa área é muito ampla e permite atuação de diversas formas, que vão desde o atendimento à pessoa física até o setor público e privado.

Graças a essa amplitude, a área de Ciências Contábeis é ideal para profissionais com habilidades e interesses diferentes. Além disso, oferece estabilidade e possibilidade de crescimento na carreira.

A contabilidade prepara o profissional para trabalhar com todas as questões financeiras e burocráticas das empresas - e não importa seu porte ou segmento de atuação, todos os negócios precisam de um contador para auxiliar seus processos internos.

Para esclarecer todas as possibilidades, neste artigo vamos mostrar 10 formas de se trabalhar com contabilidade, além de recursos que são essenciais para o contador oferecer seus serviços com mais qualidade, agilidade e confiança. Boa leitura!

 

Como funciona a área contábil?

Antes de entrarmos propriamente nas formas de atuação, vamos entender melhor o funcionamento da contabilidade: apenas quem se formou em Ciências Contábeis pode trabalhar como contador - e deve possuir registro no CRC.

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é o órgão que regula as atividades do contador e o credencia para trabalhar no mercado. Uma das suas principais funções é supervisionar a atuação desse profissional, garantindo que nenhuma irregularidade seja cometida, além de estabelecer normas e princípios para que todos atuem no mesmo nível.

Esse registro é uma segurança a mais para a empresa, que pode ficar tranquila quanto à qualificação do profissional. E o contador tem uma certificação de que está apto para executar as atividades, o que pode gerar melhores oportunidades.

Com o CRC em mãos, o contador terá um local especial nas empresas, pois cuidará de todas as transações financeiras dos negócios. Também pode atuar na parte contratual, fiscal, tributária e patrimonial, o que exigirá conhecimentos específicos em cada caso.

As principais áreas em que encontramos contadores atuando são: Contabilidade (fiscal), Tesouraria, Fusão e Aquisição, Controladoria e Controles Internos. Assim, o mercado de trabalho da contabilidade é muito amplo, como comentamos, pois todas as companhias têm a necessidade desse profissional. 

O setor público também tem demanda de contadores para conferir e regular as transações realizadas, além de oferecer conselhos para questões financeiras. Por fim, as pessoas físicas também podem precisar do apoio de um contador.

Os salários variam conforme o nível do profissional, segundo o Guia de Profissões da Catho, um Auxiliar de Contabilidade ganha em torno de R$ 1.600, já o Contador tem rendimentos na média de R$ 3.800. 

 

10 formas de trabalhar com contabilidade

Agora que já demos um panorama geral da profissão, vamos entender com mais detalhes as possibilidades de atuação do contador, para que você tenha melhores condições de escolher onde e como trabalhar.

Contabilidade empresarial

As empresas do setor privado absorvem a maior parte dos profissionais de contabilidade, pois é possível atuar em diversos setores dentro dessas instituições e seu trabalho é fundamental para o crescimento e manutenção das empresas.

Sua atividade principal é preparar relatórios e demonstrativos de desempenho da companhia em determinado período de tempo. Também se envolve na apuração de impostos e controle de estoque, bem como contas a pagar e receber.

Tesouraria: essa área da empresa é responsável pelas finanças e suas transações, acompanhando o caixa e sua condição de cumprir com as obrigações previstas. O contador apoia esse controle financeiro, entendendo qual é a posição da instituição e qual é a melhor forma de gerenciar esses valores.

Consultor trabalhista e previdenciário: por ter grande conhecimento de legislação, o contador pode orientar a empresa sobre questões trabalhistas e previdenciárias, mostrando o que pode e deve ser feito para manter os negócios dentro da lei e proteger os colaboradores. 

Contabilidade fiscal: este segmento envolve as questões tributárias da empresa, do cálculo de patrimônio aos impostos devidos. Um erro nas contas pode gerar grandes problemas para as companhias, por isso o trabalho do contador, em realizar esses cálculos, é fundamental.

Controles internos: diretamente ligado ao compliance, essa área trata das metas organizacionais e sua eficiência, de forma que as operações da empresa aconteçam de acordo com as leis e ética. O contador atua supervisionando essas atividades e garantindo que tudo esteja correto.

Planejamento financeiro/controladoria: ao contrário da Tesouraria, que trabalha diretamente com o caixa, a Controladoria é responsável por planejar o orçamento da empresa e acompanhar se os resultados estão de acordo com o esperado. A atuação do contador aqui é apoiar a estruturação desse planejamento e a análise da performance da empresa. 

Contador em escritórios

Ao trabalhar em uma empresa, o contador atua com carteira assinada, sendo realmente um colaborador da instituição. Mas também é possível que esse profissional abra seu escritório ou trabalhe em parceria com outros contadores, atuando de duas principais formas:

Autônomo: nesse formato, o contador autônomo oferece seus serviços para as empresas sem vínculo empregatício. Ele apoia o cálculo de impostos, ajuda no controle financeiro e pode oferecer orientações confiáveis e de acordo com a legislação.

Consultor: nesse caso, o contador presta consultoria sobre a parte fiscal, tributária e financeira para as empresas, orientando o melhor caminho a seguir. A contabilidade consultiva geralmente é executada por profissionais com anos de experiência, pois isso é o que fará a diferença nos conselhos oferecidos. Para apoiar essa consultoria, o contador pode contar com ferramentas como o software de gestão da Omie, para acompanhar as informações dos clientes com mais assertividade, facilitando seu trabalho de consolidação e análise dos dados. 

Perícia contábil

A área é fundamental para garantir a análise e apuração das finanças do setor público e privado. O perito contábil analisa as informações e identifica se houve irregularidades em processos, trazendo mais transparência para a empresa.

Esse profissional pode contribuir com a justiça, esclarecendo se na empresa há algo fora do comum ou fora da lei. 

Contador público

Como já falamos neste artigo, o contador pode agir no setor público e sua principal função é manter a transparência e boa utilização dos recursos do governo. Ele ajuda os gestores a manterem os limites de gasto, orienta sobre as melhores formas de utilizar o dinheiro público e ajuda na prestação de contas.

Para atuar nessa área, o contador precisa ter a graduação concluída e passar em concurso público para ser nomeado. Ter qualificações e manter uma rotina de estudos é fundamental para ser aprovado e crescer na carreira pública. 

Auditoria contábil

Muitas vezes, a auditoria é confundida com a perícia contábil, mas, nesse caso, o auditor contábil apoia a verificação de processos de uma empresa de forma periódica ou contínua. O auditor analisa as operações realizadas pela instituição e identifica se há alguma irregularidade, orientando o que deve ser feito para a correção dessas falhas.

É possível atuar como colaborador nas empresas (auditoria interna) ou de forma autônoma (auditoria externa) e é fundamental ter graduação em Ciências Contábeis, bem como o registro no CRC.

 

Invista na sua carreira na contabilidade

Agora que você já conhece as diversas possibilidades de atuação de um contador, procure investir em conhecimentos e habilidades para trabalhar com o que deseja.

Além disso, procure ferramentas que auxiliem seu trabalho, para que você tenha mais agilidade e segurança ao oferecer consultoria, orientações e ao executar suas atividades. 

Acesse o blog da Omie e confira mais conteúdos para agregar à sua carreira.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas