Conheça as vantagens em ser um contador autônomo

Está pensando em se tornar um contador autônomo? Então, leia nosso artigo e descubra todos os prós e desafios de seguir por esse caminho.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Se você deseja se tornar um contador autônomo, precisa saber quais desafios vai enfrentar e como fazer para superá-los. Muitos profissionais do ramo contábil optam pela carreira independente simplesmente para ter mais liberdade e autonomia em seu trabalho, livre de hierarquias e subordinações.

Ao seguir nessa direção, muitas possibilidades se apresentam, como o poder de escolha do seu local de trabalho, buscar seus próprios clientes, ter mais autonomia na sua rotina de trabalho e não ter um chefe a quem responder. Trata-se de uma alternativa especialmente vantajosa para quem não deseja criar laços empregatícios com um escritório.

Entretanto, optar por ser um contador autônomo é uma responsabilidade grande, já que você será o único responsável por captar clientes, definir o valor dos seus honorários contábeis e entregar as demandas dentro dos prazos. Por isso, é preciso avaliar os prós e os contras do trabalho autônomo.

62a230514b4c6f4af7661353 CTA Banner Contador 1 opt2 v2 32

Vantagens e desafios em ser um contador autônomo

Qualquer caminho que você escolher seguir em sua carreira terá suas vantagens e alguns desafios pelo caminho. Cabe a você decidir se tudo isso vale a pena para a sua carreira e seus objetivos profissionais.

Veja a seguir as vantagens e alguns obstáculos a serem enfrentados no trabalho e o que faz um contador autônomo:

Vantagens em se tornar um contador autônomo

Independência

Certamente você terá mais independência para escolher seus clientes. Não há hierarquia e, consequentemente, não precisará prestar contas a ninguém.

Além do mais, uma das principais vantagens em ser um contador autônomo é conseguir organizar sua rotina de trabalho da forma que preferir.

Você pode definir quanto tempo trabalhar no dia, quais os melhores horários para resolver pendências pessoais, caso precise, além de escolher a melhor maneira de atender as demandas dos seus clientes, de acordo com a sua programação.

Liberdade

Você não precisará frequentar um escritório todos os dias e seguir as regras empresariais, dando possibilidade para trabalhar no local e horário que desejar.

E se, por acaso, você não puder trabalhar algum dia ou desejar tirar alguns dias de férias é mais fácil se programar para deixar os clientes organizados com antecedência, e até deixar algumas demandas na mão de um parceiro de confiança, caso seja necessário.

Não precisa emitir nota fiscal

Outro ponto positivo é que a legislação não exige que o contador autônomo emita nota fiscal, então, você não precisaria ter um CNPJ. Para manter as obrigações tributárias em dia, você pode optar por trabalhar com o Recibo de Pagamento para Autônomo (RPA).

Pode oferecer consultoria

Por fim, os contadores que se interessam pela contabilidade consultiva também podem optar por serem autônomos.

Desafios em se tornar um contador independente

Apesar de haver diversos pontos positivos em se tornar um contador autônomo, também é necessário estar preparado para enfrentar os desafios desse caminho, pois existem alguns a serem contornados, como:

Organizar as próprias tarefas

Você será responsável por se manter organizado, de forma a conseguir entregar todas as demandas de seus clientes conforme os prazos combinados.

Ser responsável por essa organização nem sempre é fácil e é preciso muito foco para não se distrair e atrasar alguma entrega importante.

Captação de novos clientes

Além disso, ao ser autônomo, é preciso garantir a constante captação de clientes para possuir um bom retorno financeiro e, principalmente, focar em um atendimento personalizado e ações de fidelização da sua carteira atual. A captação é uma tarefa difícil e você precisará dedicar um tempo para realizá-la.

Fidelizar os clientes atuais

Apesar de não ser tão fácil assim, a fidelização de clientes é de extrema importância quando se atua como autônomo, já que é de sua responsabilidade o atendimento, a entrega dos serviços prestados e a satisfação dos seus clientes.

É importante estar ciente de que captar um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes mais caro do que fidelizar os que já estão dentro de casa. Por isso, desenvolva técnicas e habilidades de persuasão e gestão de clientes efetivas para garantir o melhor atendimento e suporte aos seus clientes.

Planejamento financeiro

É preciso que você faça um planejamento financeiro para sempre garantir uma quantia para eventuais emergências, já que não há garantia de que você terá o mesmo faturamento todos os meses, mas com um bom planejamento financeiro e um controle de clientes efetivo, é possível garantir uma quantia mínima sempre.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

O que é preciso para ser um contador autônomo?

Após entender um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de se tornar um contador autônomo, é possível decidir se você deseja ou não adotar essa modalidade de serviços contábeis. Mas, se você ainda está com dúvidas sobre como ser um contador autônomo, veja algumas dicas que separamos:

‍Prepare-se financeiramente

Como discutimos anteriormente, trabalhar como autônomo pode significar não contar com uma estabilidade financeira, pelo menos para o contador iniciante, pois não tem como saber quanto ganha um contador autônomo. Por isso, para evitar imprevistos, você precisará administrar muito bem seus gastos e ganhos e manter um controle minucioso do seu fluxo de caixa.

É preciso sempre ter em mente que seu pagamento não será fixo e que pode haver épocas mais apertadas. Sendo assim, é bom manter um fundo de reserva para qualquer imprevisto e evitar adquirir produtos de forma parcelada.‍

Trabalhe com metas

Ao trabalhar sozinho, é fundamental impor a si mesmo metas a serem atingidas, como um incentivo. Por exemplo, se você deseja receber um valor mínimo todo mês e ainda poder ter um descanso, determine a quantidade de horas que devem ser trabalhadas por dia durante a semana para entregar suas demandas e, assim, ter o fim de semana livre, por exemplo.

Dessa forma, além de garantir uma motivação extra, ficará muito mais fácil ter um ritmo bom de trabalho e sempre entregar as demandas dentro dos prazos estipulados, sem correr o risco de atrasar ou falhar em alguma entrega.

Trabalhe o relacionamento com seus clientes

Outra dica importante é buscar sempre ter clientes fixos e desenvolver estratégias para fidelizá-los. Isso pode ser feito ao prestar um serviço que se torne indispensável e fundamental para seu cliente, e claro, ao mostrar o valor e a importância dos seus serviços para a jornada de crescimento dele.

Criar um bom relacionamento com seus clientes é fundamental, por isso, seja sempre atencioso e se mostre verdadeiramente interessado em manter a contabilidade de seus clientes em ordem.

O futuro da contabilidade é digital

Como pudemos ver, há muitas possibilidades e benefícios de ser contador autônomo, desde que se tenha um bom planejamento e organização.

Não deixe que os desafios vençam os pontos positivos desse modelo de trabalho. Tenha um plano de ação firme e coloque-o em prática. Quando se conhece os obstáculos, a rotina fica fácil e é possível ter metas reais e claras.

Além disso, leve em consideração o fato de que o futuro é digital e com o mercado contábil não é diferente. A rotina do contador pode evoluir para otimização do seu trabalho.

Para saber mais dicas de como ter êxito atuando como contador autônomo e ficar por dentro de tudo relacionado ao mundo contábil, conheça o Blog da Omie.

Aproveite e leia o nosso artigo sobre a contabilidade digital, para entender como funciona, todas as vantagens e como você e seus clientes podem se beneficiar com ela e, além disso, você pode se tornar um contador parceiro Omie para aproveitar todos os benefícios de um sistema de gestão integrado!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Simples Nacional
Descubra se o Simples Nacional é para sua empresa e quais obrigações surgem ao adotar esse modelo. E mais: o
painel do contador
Saiba o que é o Painel do Contador, como ele funciona na prática e a quais módulos do sistema Omie
Modelo de proposta comercial
Um modelo de proposta comercial bem elaborado pode fazer toda a diferença na hora de fechar um contrato e demonstrar