Se você deseja se tornar um contador autônomo, além de conhecer as vantagens de seguir por esse caminho, também é preciso conhecer quais são os desafios, e como superá-los.
Muitos profissionais optam por esse direcionamento de carreira para ter mais liberdade nas decisões e maior autonomia no trabalho, sem ter que responder às hierarquias e subordinações.
Há diversas possibilidades para quem deseja seguir como contador autônomo, principalmente em relação à escolha do seu local de trabalho, evitando a criação de laços empregatícios.
No entanto, é uma grande responsabilidade, já que você será o único responsável pela captação dos clientes, definição dos honorários contábeis, atender aos prazos das demandas, entre outros. Por isso, preparamos um artigo completo sobre o tema para que você não tenha dúvidas.
Vantagens em ser um contador autônomo
Qualquer caminho que você escolher seguir em sua carreira terá suas vantagens e alguns desafios. Cabe a você decidir se tudo isso vale a pena para a sua carreira e seus objetivos profissionais. Alguns dos principais benefícios de trabalhar como contador autônomo, são:
Independência no trabalho
Ao se tornar um contador autônomo você será independente para escolher seus clientes, sem a necessidade de hierarquias. Ou seja, nada de prestar contas a alguém.
Além disso, será possível organizar suas atividades da forma como preferir, sem a necessidade de seguir um horário padrão de escritório, tendo maior flexibilidade para modificar o seu dia, de acordo com seus compromissos.
Você pode definir quanto tempo trabalhar no dia, quais os melhores horários para resolver pendências pessoais, caso precise, além de escolher a melhor maneira de atender as demandas dos seus clientes, conforme a sua programação.
Liberdade de horários
Você não precisará frequentar um escritório todos os dias e seguir as regras empresariais, com a liberdade para trabalhar no local e horário que desejar.
E se, por acaso, você não puder trabalhar algum dia ou desejar tirar alguns dias de férias é mais fácil se programar para deixar os clientes organizados com antecedência, e até deixar algumas demandas na mão de um parceiro de confiança, caso seja necessário.
Não precisa emitir nota fiscal
Outro ponto positivo é que a legislação não exige que o contador autônomo emita nota fiscal. Então, você não precisaria ter um CNPJ. Para manter as obrigações tributárias em dia, você pode optar por trabalhar com o Recibo de Pagamento para Autônomo (RPA).
Pode oferecer consultoria
O contador autônomo pode atuar em diversas frentes, mesmo atendendo aos clientes, é possível seguir por mais de um caminho ao mesmo tempo.
É possível, por exemplo, atuar com a contabilidade consultiva, prestando serviços contábeis para outras empresas, mas como consultoria. Oferecendo as melhores possibilidades para organizar as rotinas, entre outros.
Diversidade na carteira de clientes
Como contador autônomo, você pode diversificar sua carteira de clientes como preferir! Muitos preferem atender clientes empresariais, outros preferem clientes Pessoa Física, e há quem prefira mesclar seus atendimentos.
O fato é que na carreira de autônomo, você pode escolher o rumo que mais lhe agradar, principalmente em relação aos valores cobrados pelos serviços.
Desafios em se tornar um contador independente
Apesar de haver diversos pontos positivos em se tornar um contador autônomo, também é necessário estar preparado para enfrentar os desafios desse caminho, pois existem alguns a serem contornados, como:
Organizar as próprias tarefas
Você será responsável por se manter organizado, para conseguir entregar todas as demandas de seus clientes conforme os prazos combinados.
Ser responsável por essa organização nem sempre é fácil e é preciso muito foco para não se distrair e atrasar alguma entrega importante.
Captação de novos clientes
Além disso, ao ser autônomo, é preciso garantir a constante captação de clientes para possuir um bom retorno financeiro e, principalmente, focar em um atendimento personalizado e ações de fidelização da sua carteira atual. A captação é uma tarefa difícil e você precisará dedicar um tempo para realizá-la.
Fidelizar os clientes atuais
Apesar de não ser tão fácil assim, a fidelização de clientes é de extrema importância quando se atua como autônomo, já que é de sua responsabilidade, o atendimento, a entrega dos serviços prestados e a satisfação dos seus clientes.
É importante estar ciente de que captar um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes mais caro do que fidelizar os que já estão dentro de casa. Por isso, desenvolva técnicas e habilidades de persuasão e gestão de clientes efetivas para garantir o melhor atendimento e suporte aos seus clientes.
Planejamento financeiro
É preciso que você faça um planejamento financeiro para sempre garantir uma quantia para eventuais emergências, já que não há garantia de que você terá o mesmo faturamento todos os meses, mas com um bom planejamento financeiro e um controle de clientes efetivo, é possível garantir uma quantia mínima sempre.
O que é preciso para ser um contador autônomo?
Após entender um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de se tornar um contador autônomo, é possível decidir se você deseja ou não adotar essa modalidade de serviços contábeis. Mas, se você ainda está com dúvidas sobre como ser um contador autônomo, veja algumas dicas que separamos:
Prepare-se financeiramente
Como discutimos anteriormente, trabalhar como autônomo pode significar não contar com uma estabilidade financeira, pelo menos para o contador iniciante, pois não tem como saber quanto ganha um contador autônomo. Por isso, para evitar imprevistos, você precisará administrar muito bem seus gastos e ganhos e manter um controle minucioso do seu fluxo de caixa.
É preciso sempre ter em mente que seu pagamento não será fixo e que pode haver épocas mais apertadas. Sendo assim, é bom manter um fundo de reserva para qualquer imprevisto e evitar adquirir produtos de forma parcelada.
Trabalhar com metas
Ao trabalhar sozinho, é fundamental impor a si metas a serem atingidas, como um incentivo. Por exemplo, se você deseja receber um valor mínimo todo mês e ainda poder ter um descanso, determine a quantidade de horas que devem ser trabalhadas por dia durante a semana para entregar suas demandas e, assim, ter o fim de semana livre, por exemplo.
Dessa forma, além de garantir uma motivação extra, ficará muito mais fácil ter um ritmo bom de trabalho e sempre entregar as demandas dentro dos prazos estipulados, sem arriscar atrasar ou falhar em alguma entrega.
Trabalhar o relacionamento com seus clientes
Outra dica importante é buscar sempre ter clientes fixos e desenvolver estratégias para fidelizá-los. Isso pode ser feito ao prestar um serviço que se torne indispensável e fundamental para seu cliente, e claro, ao mostrar o valor e a importância dos seus serviços para a jornada de crescimento dele.
Criar um bom relacionamento com seus clientes é fundamental, por isso, seja sempre atencioso e se mostre verdadeiramente interessado em manter a contabilidade de seus clientes em ordem.
Quais os cuidados ao se tornar um contador autônomo?
Existem algumas armadilhas para quem está iniciando na jornada de contador autônomo. Por isso, trouxemos as principais para que você esteja atento e não caia em nenhuma delas.
Falta de investimento em marketing
Investir em marketing é que vai garantir novos clientes para o contador autônomo, sem esse investimento, ninguém saberá do seu trabalho, e consequentemente você não vai conseguir crescer a médio e longo prazo.
Por isso, invista em treinamentos estratégicos em marketing digital para área contábil, marketing pessoal e redes sociais. Se for necessário, contrate um Social Media para te auxiliar.
Não saber precificar o trabalho
É normal que muitos contadores que estão iniciando como autônomos cobrem um valor mais baixo para conseguir aumentar sua base de clientes.
No entanto, apesar de ser uma boa estratégia no início, esse tipo de estratégia não é sustentável, principalmente quando seu negócio crescer e você precisar contar com mais equipamentos e pessoas qualificadas.
Não diversificar a sua carteira de clientes
O contador autônomo não pode ficar com poucos clientes, já que existe o risco de que algum deles saia e acabe perdendo uma parte importante da sua renda.
Por isso, mantenha sua carteira de clientes bem diversa, para que caso algum cliente saia, você tenha outros para colocar no lugar, evitando problemas financeiros durante esse período.
Vale a pena se tornar um contador autônomo?
Como vimos até aqui, a carreira de um contador autônomo é muito próspera e oferece diversas possibilidades de crescimento. É possível ter mais liberdade de horários, de local de trabalho, maior número de clientes e maiores ganhos financeiros.
No entanto, é preciso ter muita organização e planejamento, para conseguir dar conta das entregas diárias, de todas as rotinas contábeis e principalmente, para trazer novos clientes para o negócio.
Mas, não deixe que os desafios vençam os pontos positivos desse modelo de trabalho. Tenha um plano de ação firme e coloque-o em prática. Quando se conhece os obstáculos, a rotina fica fácil e é possível ter metas reais e claras.
Além disso, leve em consideração o fato de que o futuro é a contabilidade digital e com o mercado contábil não é diferente. A rotina do contador pode evoluir para otimização do seu trabalho.
Você pode se tornar um contador preparado para o mercado e a clientela por aproveitar todos os benefícios do sistema de gestão para contadores da Omie!