Relacionamento com o cliente: o que é e como aprimorá-lo?

Qual a importância de manter um bom relacionamento com o cliente, e dicas de como fazer isso na prática.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O sucesso de uma empresa nunca existirá sem que haja um bom relacionamento entre ela e seus clientes. A manutenção de um vínculo entre a marca e quem a consome garante não só um maior nível de satisfação, mas também de fidelização e até mesmo indicação boca a boca. Ter boas estratégias para fortalecer esse vínculo é crucial no estabelecimento da empresa no mercado, já que, caso isso não seja levado em conta, crescem as chances de ser engolido pela concorrência.

Neste conteúdo, vamos falar mais a fundo sobre como esse relacionamento com o cliente pode ser formado, qual a sua importância, além de dicas para aprimorar e enriquecer o vínculo com o cliente, garantindo melhores resultados para a sua empresa. Não deixe de acompanhar!

O que é ter um relacionamento com cliente?

O relacionamento com o cliente nada mais é do que o vínculo criado entre a empresa e quem consome seus produtos ou serviços. Essa relação é muito valorizada no mundo do marketing, já que por meio dela é possível garantir um maior nível de satisfação e fidelização do cliente, melhorando a imagem da empresa aos seus olhos.

A boa relação com o cliente deve ser construída por meio da obtenção de informações importantes sobre o consumidor, o que busca por meio do produto ou serviço oferecido, e como chegar até ele de forma incisiva e, ao mesmo tempo, sutil.

A partir dessas informações, é necessário fazer uma boa gestão de dados e direcionar para diferentes áreas da empresa, como marketing, atendimento e vendas, para oferecer a melhor experiência possível ao cliente, de forma personalizada e eficiente. Isso garante que o consumidor se sinta valorizado e veja na empresa a solução para o problema que busca resolver por meio da compra.

Além disso, no mundo atual, é muito importante para o consumidor saber quais os valores que a marca defende, de que forma trata seus funcionários e clientes, como se destaca frente à concorrência e qual o seu nível de consistência.

Qual a importância de um bom relacionamento com o cliente?

O incrível número de opções disponíveis no mercado faz com que os consumidores valorizem cada vez mais a experiência de compra proporcionada pela marca, o que se tornou fator decisivo para garantir um bom nível de fidelização de clientes.

A alta velocidade com que informações são compartilhadas na atualidade também contribui para o fortalecimento ou ruína da marca, já que experiências são rapidamente trocadas e utilizadas como critério para o fortalecimento da empresa, caso as opiniões sejam positivas, ou o contrário disso, caso o feedback não seja ideal.

A criação e manutenção de uma marca de sucesso no mercado passa pelo oferecimento de um bom produto ou serviço de forma consistente, valores claros e bem estabelecidos, bom posicionamento social, além de uma boa comunicação e valorização do cliente em todas as etapas anteriores e posteriores à compra.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

7 dicas para aprimorar o relacionamento com o cliente

Agora que já ficou clara a importância de um bom relacionamento com o cliente, é preciso também saber de que forma criar esse vínculo duradouro desde o primeiro contato. Estas são algumas dicas:

1.   Expectativas alinhadas com o cliente

É preciso saber o que o seu cliente espera da marca, quais problemas busca solucionar com o produto ou serviço oferecido, e se colocar como fonte de solução para eles.

Isso tudo deve acontecer da forma mais transparente possível, alinhando as expectativas do cliente ao que a marca realmente pode oferecer, sempre de forma razoável e evitando criar expectativas fora da realidade da empresa, já que a frustração do cliente criará uma impressão muito negativa.

2.   Conhecer seus clientes

Para que as estratégias de relacionamento com o cliente realmente sejam eficazes, é crucial, em primeiro lugar, entender o tipo de cliente que está do outro lado. Coletar dados relevantes sobre o público alvo garante uma abordagem mais personalizada e eficaz, e impulsiona as chances de bons resultados.

Isso deve ser feito não só por meio da coleta de informações, mas também da segmentação de clientes de acordo com seu perfil e preferências, individualizando ao máximo a comunicação.

3.   Disponibilidade e comprometimento

A disponibilidade para se comunicar com o cliente garante que ele se sinta valorizado e ouvido, dando mais segurança em casos de eventuais problemas, por exemplo. Além disso, é importante que ele perceba o comprometimento da marca em cumprir tudo aquilo que prometeu e em oferecer a melhor experiência possível, o que certamente causará uma boa impressão.

4.   Empatia

Ter empatia é crucial em todos os tipos de relacionamento, o que não é diferente entre empresa e consumidor. Essa qualidade irá garantir que os profissionais que lidam com o público sejam capazes de se colocar em seu lugar, além de compreender suas necessidades de forma prática. A inteligência emocional é muito importante para o estabelecimento de uma relação frutífera e respeitosa entre a marca e seu público.

5.   Conquistar a confiança

Ter a confiança do cliente é uma peça-chave para a manutenção de um bom relacionamento com ele. Isso pode ser demonstrado por meio de uma comunicação transparente e honesta, sempre respeitando a liberdade e privacidade do consumidor.

Um exemplo de como colocar isso em prática é comunicando ao cliente quando um produto ou solução não é a melhor opção para o seu problema, mesmo que isso implique na não realização da venda. Essa atitude demonstra a ética e seriedade da empresa, o que fará o cliente se sentir valorizado.

6.   Investir em experiências positivas

Como mencionado anteriormente, a experiência do cliente deve ser o foco principal na montagem da estratégia da empresa. Atualmente, o alto investimento em produtos e tecnologia não substitui uma experiência de compra positiva, e por esse motivo todas as etapas desse processo devem ser levadas muito a sério.

Na prática, isso enseja o oferecimento de um bom suporte, atendimento personalizado, abertura a feedbacks, e garantia de que todas as etapas do ciclo de vendas ocorram de forma eficiente e intuitiva.

7.   Pedir feedbacks

O nível de satisfação do seu cliente deve balizar todas as decisões tomadas pela empresa, e por esse motivo é muito importante pedir feedbacks e estar disposto a levá-los em consideração na gestão e desenvolvimento de estratégias.

Uma boa forma de fazer isso é utilizando o NPS para a satisfação dos clientes, já que por meio dessa pesquisa é possível obter dados sobre a probabilidade de um cliente recomendar sua empresa.

8.   Realizar uma boa gestão de clientes

Para ter bons frutos, é necessário não só conhecer seu público, mas também fazer uma boa gestão de clientes e utilizar os dados obtidos a favor da empresa, montando estratégias inteligentes e garantindo melhores resultados.

Assim, será possível saber o tom a ser adotado e como chegar até o seu consumidor de forma assertiva, levando em conta seus desejos e preferências.

Foque no seu relacionamento com o consumidor e observe melhora nos resultados

O sucesso de toda empresa depende do relacionamento estabelecido entre ela e seu consumidor, já que essa é a única forma de chegar até ele e fazer com que se interesse pela marca o suficiente para que ocorra a sua fidelização.

O investimento em um bom sistema de CRM pode ser crucial para que todo o processo ocorra de forma mais eficiente, já que por meio dele é possível obter um panorama da sua clientela e fazer um acompanhamento mais próximo dos dados obtidos, garantindo, assim, a melhor comunicação possível. A Omie oferece um software de CRM totalmente integrado e online, com histórico de negociações, análise de funil de vendas, e muitas outras funcionalidades.

Não deixe de conferir também o sistema ERP da Omie, com integração completa e pensado para fazer com que sua empresa tenha uma gestão muito mais descomplicada e eficaz, o que faz toda a diferença!

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
nome fantasia: casal em frente a notebook
Saiba o que é e como escolher o nome fantasia adequado para sua empresa.
remarketing
Entenda como o remarketing pode ajudar a conquistar e fidelizar clientes.
Descubra como criar um site profissional do zero e impulsionar seu negócio. Confira o passo a passo.