Quais são os principais tipos de clientes que existem?

Entender sobre os diferentes tipos de clientes é uma ótima estratégia para quem deseja fidelizar seus consumidores.
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Conhecer os diferentes tipos de clientes é uma ótima estratégia para quem deseja fidelizar seus consumidores, se diferenciar da concorrência e ganhar espaço no mercado. Afinal, as pessoas são diferentes e, por isso, merecem diferentes abordagens de vendas.

Pense o seguinte: quando você está começando um relacionamento com alguém, é preciso conhecer suas preferências e necessidades. Só assim é possível ganhar confiança e construir algo duradouro. Isso também acontece com os clientes: para conquistá-los, é preciso compreendê-los. Vamos entender melhor sobre cada um deles?

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Por que identificar os tipos de clientes?

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, querendo um atendimento personalizado e exclusivo. Por isso, construir e manter um bom relacionamento com o cliente é um processo complexo, que demanda criatividade e organização dos gestores.

Criatividade, pois não é qualquer tipo de ação que vai encantar e fidelizar os consumidores, e organização porque é preciso gerenciar as informações de qualidade sobre eles, garantindo que as estratégias sejam sempre executadas com base em dados. Só assim é possível garantir uma maior personalização e, consequentemente, aumentar as chances de venda.

Nesse sentido, a segmentação de clientes é uma ótima maneira de começar a compreender quem são as pessoas que compram da sua loja. Você precisa criar diferentes nichos dentro da sua própria base de clientes e começar a juntar as pessoas de acordo com as características mais semelhantes, como sexo, idade, ticket médio etc.

Entretanto, tão importante quanto fazer essa segmentação é compreender quais são os tipos de clientes e quais as melhores estratégias para abordá-los. Assim, é possível fazer um estudo mais completo de quem já compra da sua empresa e ainda ajudar seu time de vendas a identificar os tipos de clientes para poder usar diferentes estratégias na hora da negociação.

6 principais tipos de clientes

Os tipos de clientes são diversos e merecem a atenção de quem quer conquistar mais vendas, seja para a primeira compra, seja para compras recorrentes. Veja abaixo os principais perfis e como lidar com cada um deles.

Cliente analítico 

O cliente analítico é aquele que busca informações detalhadas sobre o produto ou serviço antes de tomar uma decisão. Eles valorizam dados e análises e são mais propensos a comprar quando possuem todas as informações necessárias. 

Para encantar esse tipo de cliente, é preciso fornecer informações como demonstrações, estudos de caso com resultados alcançados e dados que destaquem os benefícios do produto ou serviço. Além disso, é importante que você consiga ser bastante claro com relação às explicações, mostrando segurança a cada fala.

Cliente negociador

Esse tipo de cliente é habilidoso em buscar vantagens e obter o melhor negócio possível. Eles sempre gostam de barganhar e esperam obter benefícios adicionais, mesmo que você já tenha oferecido um bom desconto. 

Para lidar com um cliente negociador, a abordagem de vendas mais eficaz é saber destacar os aspectos de valor, oferecer flexibilidade nos termos e condições e, claro, estar preparado para negociar. Por isso, prepare bem a sua equipe e deixe muito claro até onde é possível ceder. 

Para realizar treinamentos eficazes, sempre faça sessões de role-play com o time de vendas e estabeleça critérios de negociação para evitar que sua empresa fique em desvantagem na hora da conversa.

Cliente fiel

O cliente fiel é aquele que já teve uma experiência positiva com a sua empresa e continua a fazer negócios repetidamente. Eles confiam na marca e têm alta probabilidade de continuar comprando — além de indicar amigos, parentes e conhecidos.

Ao lidar com um cliente fiel, busque sempre estratégias para fortalecer o relacionamento. Algumas práticas frequentes incluem oferecer benefícios exclusivos, como programas de fidelidade, descontos para clientes antigos ou acesso a eventos especiais.

Cliente da concorrência

Esse perfil já é cliente de um concorrente e precisa ser convencido a mudar de fornecedor. Nessa categoria, existem dois subgrupos: os que estão insatisfeitos com a concorrência e estão abertos a propostas atraentes, e os que estão satisfeitos, mas podem ser convertidos, caso a oferta seja muito boa.

Em ambos os casos, é crucial destacar os diferenciais competitivos e oferecer vantagens adicionais que superem as ofertas do concorrente. Caso o cliente já esteja insatisfeito, tente entender os principais pontos fracos da concorrência e defender a sua marca em cima dessas fraquezas.

Cliente carente

O cliente carente é aquele que precisa de atenção especial. Geralmente eles têm dúvidas frequentes e exigem um acompanhamento mais próximo. Por isso, ao lidar com um cliente carente, busque oferecer um atendimento personalizado e um suporte dedicado, respondendo prontamente às suas perguntas e preocupações. 

Clientes com esse perfil costumam ser bastante emocionais. Sendo assim, treine sua equipe para criar uma boa aproximação desde o primeiro contato, tentando sempre compreender suas emoções e necessidades.

Cliente indeciso

O cliente indeciso tem dificuldade em tomar uma decisão: ele sempre precisa de ajuda para avaliar os prós e contras. Por isso, é essencial fornecer informações claras, comparações detalhadas entre opções, depoimentos de clientes satisfeitos e oferecer garantias que ajudem a facilitar a decisão.

Uma dica importante: reduza a quantidade de ofertas. Dê, no máximo, duas escolhas. Assim, fica mais fácil limitar as possibilidades e, consequentemente, reduzir as incertezas.

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Quem conhece os tipos de clientes vende mais

Agora que você conheceu os principais tipos de clientes e como lidar com cada perfil da melhor maneira possível, é preciso internalizar essas informações e repassá-las para seu time. O ideal é que este material sirva de apoio para uma primeira introdução, mas sem substituir os treinamentos contínuos de vendas.

A prática constante leva à excelência na negociação e nas quebras de objeção — além de facilitar o relacionamento entre cliente e empresa nos diferentes níveis de contato. Conhecer os diferentes tipos de clientes é fundamental para entender melhor quem são seus consumidores e assim fidelizá-los.

Se você chegou até aqui e gostou do conteúdo, leia mais sobre o mapa da jornada do cliente e veja como ele pode ajudar a entender cada etapa e a criar um passo a passo de encantamento do cliente.

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