Guia de como vender no Mercado Livre

Aprenda como vender no Mercado Livre. O renomado marketplace é fácil de usar e oferece várias vantagens
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabe como vender no Mercado Livre? O marketplace se tornou um dos mais famosos no Brasil e permite que empresas de pequeno a grande porte tenham sua própria loja dentro dessa plataforma. Para quem não deseja arcar com os custos e nem ter que lidar com o trabalho de manter um site próprio, vender no Mercado Livre também é uma solução. 

Afinal, o site já está todo configurado, não é preciso se preocupar em criar um design, nem com a parte técnica de manter um site. Além disso, o marketplace já conta com clientes fidelizados, o que pode te ajudar a ganhar visibilidade. Confira o artigo para saber mais.

Como o Mercado Livre funciona?

O Mercado Livre é um marketplace que funciona como um shopping virtual, onde você pode comprar de várias lojas dentro do mesmo site. Dentro da plataforma, estão disponíveis lojas de diversos vendedores diferentes, em inúmeras categorias, como tecnologia, casa e móveis, eletrodomésticos, modas, brinquedos e muito mais. 

Você pode criar uma conta no Mercado Livre e selecionar, de acordo com as opções oferecidas, como irá vender seus produtos. É possível ficar a cargo de fazer todo o processo de venda, do gerenciamento de estoque, marketing até a entrega ou utilizar o serviço de armazenamento e entrega do site. 

Uma das grandes vantagens de ter uma loja em uma plataforma como essa é que o Mercado Livre já conquistou autoridade e credibilidade no mercado. Sendo assim, muitos consumidores preferem usá-lo para efetuar compras do que acessar o site de uma empresa específica. Eles sentem segurança em relação à proteção de dados e a entrega dos produtos, enquanto uma loja iniciante ainda não conquistou essa confiança. 

Como vender no Mercado Livre?

Entender como vender no Mercado Livre é uma tarefa mais simples do que muitos imaginam. Com um interface intuitiva e passo a passo simplificado, em poucos cliques você pode colocar seus produtos no ar. Abaixo você confere os itens que deve seguir. Lembre-se que, com tecnologia, essa é apenas uma opção. 

Atualmente, ferramentas como o integrador de marketplaces unifica os processos em diferentes canais. Mas, para isso, é preciso começar. Saiba como:

Crie uma conta

O primeiro passo para começar a vender no Mercado Livre é criar a sua conta. Acesse o site, clique em “crie a sua conta” e siga as instruções para fazer o seu cadastro como vendedor. 

Cadastre os produtos

Depois que você criou a sua conta, já pode fazer o cadastro dos produtos. Na página inicial, clique em “Começar a anunciar”. Então, selecione a categoria, se é um imóvel, produto, serviço ou veículo e, em seguida, você será direcionado para inserir as principais informações do item. 

Coloque informações do produto

Na página de informações do produto é onde você irá descrever o item e colocar todas as informações pertinentes a ele. Isso inclui, por exemplo, suas funções, medidas, quantidade, marca, cor, nome do modelo, peso, se o item é novo ou usado, entre outros. 

Faça uma descrição completa para que o cliente consiga ter uma noção mais próxima do real possível do que ele irá adquirir. Insira fotos fidedignas ao item, com um fundo em cor neutra e sem outros itens que atrapalhem a visão do produto. A falta de informações pode fazer com que a pessoa desista da compra. 

Escolha o preço do produto

Defina qual será o valor cobrado pelo produto. Lembre-se de calcular o preço já considerando a porcentagem de comissão cobrada pelo Mercado Livre, para não ter prejuízo. 

Defina o tipo de anúncio 

É preciso escolher entre os diferentes tipos de anúncio que o Mercado Livre disponibiliza e isso varia de acordo com a taxa de exposição que você preferir. Você pode optar pela exposição alta, que tem um valor menor, ou exposição máxima, com um custo um pouco maior. 

Taxa de anúncio

A taxa de anúncio é o valor que o Mercado Livre cobra pelo espaço em que o produto é anunciado no site. A taxa é calculada baseada no nível de exposição, no preço do produto e na quantidade de itens disponibilizados para venda. Produtos com valor elevado e com um grande número no estoque tendem a ter uma taxa de anúncio mais cara. 

Taxa de venda

A taxa de venda é o valor que o Mercado Livre cobra a cada venda efetuada. Essa taxa é determinada de acordo com o tipo de produto e pode variar de 0 a 16% do preço dele, somado a uma taxa de transação. 

Preencha as opções de entrega

Em seguida, defina quais serão as opções de entrega que o cliente pode escolher. Você pode disponibilizar mais de uma opção de frete, assim, a pessoa consegue optar pela que sai mais em conta ou que tem o prazo de entrega mais rápido. O Mercado Livre conta também com postos de retirada de mercadoria

Inclua informações adicionais sobre os produtos

Para finalizar, coloque as informações restantes, como o tempo de garantia do produto, descrição adicional e vídeo. Depois disso, revise todos os detalhes para ter certeza de que nenhum dado foi inserido de forma errada e clique em “Anunciar”. 

Compensa anunciar produtos no marketplace do Mercado Livre?

Para saber se vale a pena vender através do Mercado Livre, é interessante considerar os fatores que estão envolvidos na venda online, como estrutura de site, visibilidade, autoridade de mercado e custos. 

O Mercado Livre já oferece um site totalmente bem estruturado, que possui uma boa visibilidade no e-commerce nacional. Sendo assim, você não precisa se preocupar em criar um site do zero e conquistar tráfego orgânico para uma página que ainda não é conhecida. Além disso, não precisa arcar com os custos de contratar uma equipe para montar e manter um website. 

Isso significa redução de gastos. Colocar sua loja em um marketplace renomado como o Mercado Livre é aproveitar que a plataforma tem um número significante de clientes fiéis, os quais sua marca não conseguiria alcançar se não estivesse disponível ali.

Não se esqueça de analisar se as taxas de anúncios e de vendas não prejudicam no seu lucro final a partir de métricas de marketing pré-estabelecidas.

Invista em estratégias de marketing para vender no Mercado Livre

Agora que você já aprendeu como vender no Mercado Livre, é fundamental ter em mente a importância de criar um planejamento de marketing para promover a sua marca e seus produtos. Conheça melhor o seu público-alvo, use as redes sociais para apresentar os benefícios, dentre outras estratégias para que as pessoas entendam o porquê vale a pena escolher a sua solução em um domínio conhecido e com autoridade. 

Contar com um marketplace bem estruturado é o começo para conquistar mais vendas, mas as ações de marketing fora dele também fazem toda a diferença. Porém, não se restrinja à pré-venda, procure formas de fidelizar os clientes e entregar serviços e produtos acima da média. 

Para te ajudar a gerenciar as vendas online, conte com o Sistema ERP para empreendedores Com ele, você consegue eliminar processos manuais e otimizar diversas tarefas ao centralizar processos, incluindo gestão de vendas, relacionamento com o cliente e as finanças.

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
entenda o que é danfe
Se você ainda precisa entender o que é DANFE e qual a sua importância, confira aqui neste texto.
Mulher apresentando demonstrações financeiras
Entenda o que são e como analisar corretamente as demonstrações financeiras do seu negócio.
tarifa de boletos bancários
Descubra como funcionam as tarifas de boletos bancários e quais são os valores e conheça soluções para otimizar este custo.