6 vantagens de vender em marketplace

Conheça os passos para vender em marketplace e aumentar as vendas da sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você quer começar a vender em marketplace, mas não faz ideia de como começar? Então este conteúdo é para você! Sabemos que nos últimos anos, o avanço da tecnologia mudou a forma como você pode comercializar seus produtos. 

Nesse contexto, vender em marketplace é a melhor estratégia para empreendedores que desejam estar no foco dos clientes. Então, se você ainda não sabe como vender no digital, fique tranquilo. Preparamos este conteúdo especial para orientar e sanar suas dúvidas. Continue a leitura!

Por que vender em marketplace?

O marketplace é uma plataforma de venda online que reúne todos os seus produtos em um espaço virtual seguro, para serem vendidos. Ele é um modelo de negócio consideravelmente jovem no mercado, surgindo no Brasil apenas em  2012. Apesar de seu pouco tempo de atuação, é uma alternativa muito popular entre os pequenos comércios que querem vender online.

O marketplace funciona como um shopping virtual, em que várias lojas diferentes vendem seus produtos no mesmo lugar, ou seja, ele dispõe uma vitrine em seu site para vários comerciantes. Ele se destaca pois você só paga uma comissão a cada venda depois que esta é efetuada e concretizada, e não precisa pagar para ter seu produto exposto.

Além disso, a plataforma é responsável por receber o pagamento e cuidar da logística do produto adquirido, você deverá se preocupar apenas em entregar o produto adquirido pelo cliente ao centro de distribuição.

Alguns exemplos de grandes marketplaces que podemos citar são: Mercado Livre, OLX, Americanas, Shoptime, Walmart, Amazon, Shopee entre outros, a lista é realmente extensa.

6 vantagens para começar a vender no marketplace

Com base no tópico anterior, deu para entender que os marketplaces são plataformas que auxiliam muitos empreendedores em seus primeiros passos no mundo digital. Afinal, você só precisa se preocupar em expor e entregar seus produtos. Mas, além disso, vender no marketplace tem inúmeras vantagens. Listamos, a seguir, as 6 principais, para que você já comece a tirar seu planejamento do papel. Confira!

1. Aumento das vendas

Ao vender em um marketplace é possível alcançar rapidamente um grande número de consumidores e aumentar o volume de vendas, sem necessidade de grandes investimentos.

Quanto maior a exposição de seus produtos ou serviços, maiores são as chances de aumentar as suas vendas.

Por isso, é necessário apenas que você saiba trabalhar os seus produtos ou serviços online e convença os consumidores de que a sua empresa conta com as melhores mercadorias e os melhores valores.

Você consegue se destacar nesse ponto criando um título chamativo, uma descrição de produto realmente informativa e adicionando informações extras sobre o produto.

2. Menos investimento em marketing

Considerada uma das maiores vantagens do marketplace, a redução dos gastos com publicidade e marketing faz muita diferença para quem empreende. A plataforma oferece um espaço para que as marcas apresentem e divulguem seus produtos e serviços e recebam acessos sem pagar a mais para isso. 

A maioria dos marketplaces trabalha com porcentagem e comissões sobre as vendas, então elas já investem em mídia e propaganda com verdadeiro expertise, o que beneficiará também o seu negócio, ou seja, ambas as partes saem no lucro.

3. Maior retenção

Por oferecer ofertas variadas, o marketplace acaba fazendo com que os clientes passem mais tempo em sua plataforma online e voltem com frequência pela diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente.

Convenhamos que, para o consumidor, é muito mais cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, fazendo um só pagamento do que efetuar pedidos em plataformas diferentes e vários pagamentos.

4. Facilidade para começar a vender

Para quem está começando a vender no digital, a facilidade para começar a vender é uma grande vantagem, já que, normalmente, o empreendedor começa sozinho. 

Assim, uma plataforma  de marketplace pode ser uma solução rápida e fácil para inserir seu nome no mercado e começar a ser reconhecido, atraindo clientes sem a necessidade de uma estrutura de e-commerce.

5. Maior alcance

Colocar seus produtos ou serviços à venda em um marketplace aumenta muito a visibilidade da sua marca e dos itens que você está oferecendo.

Pensando na lógica de que muitas dessas plataformas (que acumulam milhões de visitas diariamente), você terá sempre seus produtos expostos a um grande número de pessoas. 

Por isso, vender em marketplace é uma verdadeira porta de entrada, além de aumentar seu alcance sem a necessidade de investimentos específicos.

6. Menos preocupação com integrações

Optando por vender pelo marketplace, o empreendedor conta com a estrutura oferecida pela plataforma sem a preocupação com funcionalidades, códigos, segurança e integração com meios de pagamento, entre outras dores de cabeça e burocracias.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

O que é preciso para vender em marketplace?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é marketplace e suas vantagens,  vamos falar sobre o que é necessário para que você comece suas vendas na plataforma. 

O primeiro cuidado a se tomar é referente à documentação. Para começar a vender nas plataformas de marketplaces, é necessário realizar o cadastro da sua loja no site em que escolher vender e reunir toda a documentação exigida.

Resumidamente, você precisa de um CNPJ ativo, um certificado digital e fazer a emissão de notas fiscais. Dentre os documentos solicitados, estão:

  • comprovante de CNPJ;
  • contrato social atualizado;
  • declaração do regime de tributação.

Para evitar problemas, prepare tudo antes. Assim, você realiza seu cadastro com sucesso, na plataforma que escolher. 

A exigência de documentos é uma vantagem dos marketplaces. Essas plataformas só aceitam empresas sérias e responsáveis, devidamente formalizadas.

Passo a passo de como vender em marketplace?

Ao contrário do que parece, vender em marketplace não é nada complicado. Na verdade, é bem simples! E não se preocupe, muitas pessoas acham que para iniciar as vendas em uma dessas plataformas é necessário já ter uma loja virtual. 

Porém, isso não é necessário. Como citamos, basta ter um CNPJ ativo e regularizado para iniciar suas vendas em um marketplace. Abaixo separamos os principais passos e o que você deve fazer em cada um deles. Confira!

  • Escolha a sua plataforma: como você viu, existem muitos exemplos de marketplaces que você pode escolher para comercializar seus produtos. Neste momento você deve considerar se a plataforma na qual você está interessado atende o seu público-alvo, além das funcionalidades, suporte e vantagens. A escolha do marketplace certo é fundamental para impulsionar suas vendas!
  • Organize os documentos e leia atentamente as regras da plataforma: cada marketplace tem suas próprias regras e normas; é importante se atentar a elas antes de começar. Depois disso, basta reunir seus documentos e fazer o cadastro na plataforma.
  • Cadastre os produtos: esse pode ser o momento mais trabalhoso, com os seus dados de acesso em mãos é hora de começar a cadastrar os produtos que você vai vender no marketplace. Não esqueça de colocar as imagens, descrição completa com tamanho, peso e medidas, vantagens, política de frete e, claro, o valor. Invista em um título chamativo, também, para atrair a atenção dos clientes.
  • Inicie suas vendas: agora é o momento de iniciar suas vendas! Com os marketplaces você não precisa gastar com marketing, por exemplo. Todos os esforços para atrair clientes e convertê-los é feito pela própria plataforma. Portanto, basta acompanhar e ficar de olho para não perder nenhuma venda.
  • Faça uma boa gestão logística: para garantir a satisfação dos clientes, é essencial que você fique atento aos pedidos que irão chegar para entregá-los no prazo prometido. Neste sentido, a gestão de estoque e logística são fundamentais. Elas vão te ajudar a se certificar o que tem ou não em estoque, garantindo que os pedidos sejam entregues dentro do prazo estipulado. 

Ao seguir esses passos você não terá problemas para vender em marketplace e alavancar os resultados do seu negócio! Isso, é claro, fica ainda mais evidente quando trazemos a tecnologia e suas possibilidades para o dia a dia. Conheça mais sobre o sistema ERP da Omie e entenda como este pode integrar processos e elevar sua produtividade.

Um sistema completo para gerenciar suas vendas

O alcance e o potencial de crescimento ao vender em marketplace é bem notável. Por isso, é importante contar com uma boa plataforma e, também, conseguir gerenciar suas vendas de forma prática e segura. Para isso, invista em um integrador de marketplace. Se vender em um marketplace já é uma vantagem, imagina ter controle sobre as vendas de vários, ao mesmo tempo e em um só lugar?

Para te ajudar com isso, conte com o sistema ERP da Omie. Além de ser integrado aos principais marketplaces do mercado, ele permite que você gerencie todas as áreas de um negócio como estoque, logística, finanças, vendas, CRM, entre outras, de forma 100% online. Aproveite para impulsionar seu negócio com qualidade, eficiência e segurança, conheça a Omie!

 

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
O que é uma API representação
Entenda como uma API é essencial para fazer a gestão completa do seu negócio: tire suas dúvidas conosco!
importância da inteligência artificial
Este artigo explora a inteligência artificial, suas aplicações empresariais e benefícios, como automação de processos e análise de dados. Além
PIS: homem com mão no queixo
Conheça o que é PIS, seu funcionamento, benefícios e como garantir os direitos dos colaboradores da sua empresa.