E-commerce: o que é, para que serve e tipos

O e-commerce é uma das modalidades de vendas que mais cresce no Brasil! Saiba mais sobre neste conteúdo.
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Com o desenvolvimento da internet, o e-commerce foi crescendo aos poucos e hoje já conquistou consumidores no mundo todo. Muitos preferem fazer suas compras online e receber seus produtos sem ter que sair de casa. 

Durante o período da pandemia de Covid-19, muitas empresas que tinham apenas lojas físicas passaram a investir na abertura de lojas virtuais. Para ter um e-commerce de sucesso, entretanto, é necessário fazer um bom planejamento e entender como o processo de vendas pela internet se difere de outros meios. Confira o artigo para saber mais.  

O que é e-commerce?

O e-commerce pode ser definido como um website no qual você tem a oportunidade de comprar produtos e serviços de uma ou mais empresas. Grandes lojas de departamento e outros segmentos investem nas vendas online, oferecendo a opção de entregar os produtos na casa do cliente ou disponibilizá-los para retirada nas lojas físicas.

Existem também muitos e-commerces que não possuem lojas físicas, somente um modelo de vendas focado apenas no online. Por exemplo, no caso da Amazon e do Mercado Livre que concentram em um mesmo local lojas de diferentes vendedores e marcas, através de uma imensa operação logística que conta com entrega rápida e fácil. 

Um e-commerce pode vender exclusivamente produtos de uma marca ou ter uma variedade maior. Normalmente, os produtos de uma loja virtual são organizados por departamentos e categorias, feito para que você possa encontrar o que precisa com mais facilidade.

Para que serve o e-commerce?

A finalidade principal de um e-commerce é possibilitar a venda de serviços e produtos online. Ele permite com que o consumidor compre o produto que deseja diretamente de um website, efetue o pagamento no mesmo dia e receba o item adquirido no endereço registrado. 

No caso de produtos digitais, como um software ou e-book, depois que o pagamento foi recebido, o cliente recebe o acesso para fazer o download. 

Além disso, essa modalidade oferece diversos benefícios que faz com que muitas pessoas optem por ela ao invés de ir em lojas físicas. Confira alguns!

Acesso a uma maior variedade de produtos

Imagine uma pessoa que mora em uma cidade pequena, onde a variedade de lojas é bem reduzida. Através de lojas online, ela tem acesso a uma gama ampliada de produtos que não conseguiria comprar se dependesse apenas do comércio da sua região. 

Isso não ocorre somente com quem mora em cidades pequenas: muitas vezes o consumidor está em busca de um item muito específico e que só consegue achar disponível em outra localidade. As opções na internet são inúmeras, pois você tem acesso a lojas do mundo todo. 

As empresas também se beneficiam com isso ao disponibilizarem seus produtos na rede, pois conseguem ter um alcance muito maior. Ao invés de venderem apenas na cidade em que estão localizadas, podem comercializar seus produtos em todo o território nacional ou até fora do país, sem a necessidade de abrir novos espaços físicos.  

Praticidade

Outra grande vantagem do e-commerce é a praticidade. Com apenas alguns cliques, você realiza a busca pelo produto que deseja, pode comparar os preços entre diferentes lojas e então finalizar na que preferir. Não precisa sair de casa, nem enfrentar lugares cheios e, dependendo da loja, o produto é entregue em até um ou dois dias. 

Economia

A grande variedade de lojas online ajuda o consumidor a economizar. Se você quer comprar um item específico, tem a oportunidade pesquisar as lojas em que ele está disponível para ver qual oferece o melhor desconto. Caso não encontre um valor que te agrade, é possível monitorar o preço do item para aproveitar promoções. Já existem até apps que te ajudam a fazer isso. 

As empresas também conseguem economizar com o e-commerce ao não ter a necessidade de manter uma loja física e arcar com todos os gastos que ela acarreta. Dependendo do modelo de negócio adotado, é possível até mesmo terceirizar o processo de armazenamento, empacotamento e entrega dos produtos, reduzindo ainda mais os custos. 

Como funciona?

O funcionamento de um e-commerce pode ser dividido em várias etapas. Se você já tem uma loja física ou não, primeiramente, é necessário fazer um planejamento de negócios para definir aspectos essenciais, tais como: 

  • quem é o seu público-alvo;
  • quais produtos serão disponibilizados no site;
  • quais serão os métodos de pagamento aceitos.

É preciso definir também se os produtos comercializados são de fabricação própria ou se você irá atuar como um revendedor. No primeiro caso, analise o tempo de produção dos produtos para determinar o prazo de entrega.

No segundo caso, pergunte-se: os produtos revendidos serão armazenados  e entregues pela sua empresa? Se não, o trabalho será focado em criar estratégias de marketing, atendimento ao cliente, gerenciamento de vendas e em buscar formas de como aumentar as vendas no e-commerce

Em ambas as situações, se o armazenamento, embalagem e entrega do produto for de responsabilidade da empresa, cabe a você criar procedimentos para organizar cada uma dessas etapas. Isso já precisa estar alinhado no momento em que a loja virtual for lançada.  Contar com um CRM de vendas on-line pode te ajudar nessa tarefa. 

Outro fator muito importante é a construção do website. Se você optar por um marketplace, o website já está todo estruturado e é necessário apenas cadastrar os produtos e configurar outros detalhes. Mas, se a sua empresa possui um site próprio, é preciso fazer o design e as configurações técnicas. 

Você pode contratar uma equipe para fazer isso ou optar por usar plataformas renomadas. Algumas oferecem templates pré-prontos e um editor intuitivo que não requer experiência prévia no desenvolvimento de sites. Para quem já tem uma loja física, pode ser que a sua empresa precise passar pelos processos de transformação digital e digitalização.

Tipos de e-commerce

É primordial compreender também as diferenças entre os variados modelos de e-commerce. Cada tipo possui um modelo de negócio e um público-alvo específico que guiam a forma como esses e-commerces se estruturam.

Business to Consumer  (B2C)

O e-commerce B2C é aquele que a empresa vende diretamente para o consumidor. Por exemplo, se você tem uma loja de cosméticos online e vende somente para pessoas físicas e não outras empresas, o seu negócio se encaixa nessa modalidade.

Business to business (B2B)

Business to business, traduzido do inglês significa negócio para negócio, ou seja, são as empresas que vendem para outras empresas. Por exemplo, se você tem uma confecção têxtil e vende tecidos online somente para empresas que produzem roupas, o seu e-commerce é B2B. 

Direct to Consumer (D2C)

No modelo D2C, os fabricantes vendem seus produtos diretamente para o consumidor final. Ao invés do cliente comprar o produto de uma loja revendedora, ele adquire o item através da fábrica que o produz. 

Consumer to Consumer (C2C)

Na modalidade C2C, o consumidor vende diretamente para outros consumidores. É o caso, por exemplo, de sites como o Enjoei, que funciona como um marketplace onde as pessoas podem vender roupas e outros produtos usados.

Consumer to business (C2B)

No caso do C2B, pessoas físicas vendem produtos ou serviços para empresas. Um exemplo disso, são os bancos de imagens, onde fotógrafos freelancer comercializam as fotos que fizeram e as vendem para que empresas possam usá-las em suas peças de marketing. 

Business to Administration (B2A)

Em B2A, uma empresa privada presta serviços ou comercializa um produto para instituições públicas. Nesse caso, é obrigatório passar por uma licitação para que as vendas possam ser realizadas. 

Social commerce

O social commerce consiste no uso das redes sociais para vender produtos e serviços. O que pode ser visto, por exemplo, no Instagram, onde você pode linkar as páginas dos seus produtos em posts no feed e nos stories. Basta o usuário clicar no link que será direcionado para finalizar a compra. 

Diferenças entre e-commerce e marketplace

O marketplace é um tipo de e-commerce que funciona como um shopping virtual. Assim como em um shopping físico, que reúne várias lojas no mesmo local, o marketplace reúne diversas lojas em um mesmo website. 

Ele oferece a infraestrutura, pois o vendedor não precisará se preocupar em construir um website do zero, bem como, a credibilidade, pois muitas vezes os marketplaces já são conhecidos e possuem uma autoridade no mercado. 

Isso é o caso de marketplaces consolidados como a Amazon e o Mercado Livre. Para vender os produtos nesses websites, você precisa cadastrar a sua loja, pagar uma taxa, dependendo do plano que escolher, definir o seu modelo de negócios e fazer o upload dos produtos. 

Entretanto, existem vários outros tipos de e-commerce que não são marketplaces, esse é o caso de marcas que possuem seu  próprio website com uma loja virtual própria. 

Como a Omie pode ajudar a impulsionar seu e-commerce

Agora que você já sabe o que é e-commerce, quais são as vantagens de ter um negócio desse tipo e o que é necessário para criá-lo, aproveite a oportunidade para aprender ainda mais sobre como impulsionar sua loja virtual utilizando duas soluções que vão tornar, de modo simples, a sua rotina mais produtiva. 

Omie.Hub

O Omie Hub, antes conhecido como Mintegra, faz a integração e total gestão dos seus anúncios nos principais marketplaces e lojas virtuais do mercado, automatizando os fluxos de controle de estoque e geração de pedidos de venda no Omie ERP. 

Com o apoio de uma interface muito simples e moderna, seus produtos e suas vendas são gerenciados com muita facilidade e em poucos cliques. Veja as opções que o Omie.Hub oferece para seu negócio:

  • Publicação de produtos nas principais plataformas de e-commerce e marketplace de maneira simples, economizando tempo com digitação e formatação;
  • Possibilidade de pausar e reativar anúncios automaticamente, de acordo com a disponibilidade de estoque no Omie;
  • Alteração automática do preço do produto após a definição do seu lucro;
  • Importação de anúncios já publicados para o Omie.Hub e gerenciamento automático;
  • E muito mais! 

E tem novidade chegando! Agora, você pode fazer integração à Leroy Merlin via Omie.Hub. Com essa nova possibilidade, você vai conseguir conferir controle de estoque, publicação de produtos, captura automática de pedidos e importação de anúncios. Garanta muito mais praticidade em tarefas básicas de sua rotina!

Quer saber mais sobre essa solução e como ela pode auxiliar sua empresa? Clique aqui

Portal Omie

A plataforma atua de maneira direta e rápida para realizar serviços que antes demandavam muito mais tempo e ajuda a estreitar a comunicação com seus clientes, além de promover um ambiente seguro para você compartilhar informações importantes. 

Uma função muito importante que nossa plataforma disponibiliza aos clientes é o carrinho de compras do Portal Omie, que funciona como mais um canal de vendas para sua empresa, ativo durante 24 horas em todos os dias da semana, e é totalmente integrado ao Omie! 

Seus clientes poderão explorar sua vitrine de produtos, adicioná-los ao carrinho de compras, preencher os dados de entrega e selecionar a forma de pagamento. Após o pedido ser aprovado, eles poderão acompanhar o status do pedido pela plataforma. Todas essas etapas são feitas de modo rápido e automático pelo Portal Omie. 

Na Omie, estamos sempre pensando nas melhores possibilidades para aprimorar o seu atendimento ao cliente. Nossa prioridade é otimizar seu tempo e impulsionar o crescimento de seu negócio. Venha ficar por dentro de todas as nossas novidades.

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