Digitalização e transformação digital: entenda as diferenças

Entenda quais são as diferenças entre digitalização e transformação digital, qual a importância destes processos e como eles podem auxiliar a sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

As inovações e tecnologias digitais vieram para ficar no mercado de trabalho. Em um mundo no qual a realização dos processos está sendo realocada para o universo online, termos como digitalização e transformação digital são cada vez mais comuns.

Apesar de parecerem sinônimos, os dois termos compreendem conceitos distintos e fazem parte da gigantesca revolução digital que ocorre há alguns anos em diversas áreas de atuação empresarial.

Neste cenário, inovação e adaptação constante são as máximas que garantem o sucesso e a competitividade das empresas. Afinal, utilizar de forma inteligente as tecnologias disponíveis a fim de otimizar os processos internos pode significar inúmeras vantagens para a organização.

Neste artigo, conheça alguns conceitos interessantes que certamente irão potencializar os resultados de qualquer empresa. Saiba o que é a digitalização e a transformação digital, a importância destes processos e como eles podem auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 25

Diferenças entre digitalização e transformação digital

É comum ver as duas práticas sendo colocadas como sinônimos, porém, elas apresentam algumas diferenças. Enquanto a digitalização de processos é a passagem de dados e informações físicas para o ambiente virtual, a transformação digital envolve uma mudança mais profunda, que reformula a própria estrutura da empresa na qual é aplicada.

Algumas características da digitalização são:

  • Permite a execução de tarefas empresariais no ambiente digital, como assinar contratos, prestar serviços, etc;
  • Possibilita que várias atividades sejam executadas por meio de softwares de gestão, aplicativos, sites e outros;
  • É possível ser utilizada em documentos, processos, encontros;
  • Facilita a automatização de processos;
  • Reduz custos.

Já as características mais comuns da transformação digital são:

  • Aplicação estratégica de novas tecnologias focando na melhoria de produtividade, eficiência, comunicação e afins;
  • Transforma a própria estrutura da organização, criando novos processos e soluções;
  • Utiliza ferramentas tecnológicas para modificar a cultura interna.

Neste cenário, a maior aliada da transformação digital é a inovação, pois ela permite não só a aceleração de processos, mas abre caminhos para a criação de um processo completamente novo.

Faça o Curso de Inovação e Tendência, essencial para qualquer gestor ou empreendedor que deseja encarar os desafios e acompanhar o acelerado ritmo de evolução destas ferramentas.

Qual é a importância da digitalização?

A digitalização de processos é, de forma simples, o ato de transferir dados ou informações físicas para o ambiente virtual, como o upload de documentos ou processos para a nuvem, por exemplo. Além disso, a prática também possibilita que atividades que eram realizadas presencialmente possam ser realizadas de forma online. Alguns dos objetivos que podemos destacar são:

  • Possibilitar a inovação interna na empresa;
  • Garantir a competitividade do negócio;
  • Redução de custos, erros e retrabalhos;
  • Aumento da produtividade.

Uma pesquisa da Adobe Document Cloud revelou que 74% dos líderes brasileiros de TI e negócios pensam que a digitalização de documentos é crucial para a maturidade digital da empresa, já que proporciona ganhos em agilidade e eficiência operacional.

Adotar a digitalização em empresas pode representar inúmeros benefícios que o gestor pode perceber assim que começar a implementar este processo. Entre eles, temos:

Mais segurança de dados

O armazenamento de dados na nuvem oferece mais segurança, já que evita perda de documentos, tem criptografia nos arquivos, controle de acesso e diversas outras ferramentas que tornam o processo seguro e confiável.

Mais eficiência e produtividade

Tecnologias inteligentes como um sistema ERP online permitem uma gestão empresarial assertiva e coerente com a realidade atual da organização. Com ela, é possível analisar dados em tempo real e ter uma visão ampla de todas as atividades realizadas pela empresa.

Facilidade na troca de dados e informações

Diversos setores da empresa podem trocar informações entre si de forma rápida e eficaz através do meio digital. Além disso, é possível obter dados específicos rapidamente por meio de uma rápida pesquisa.

Economia de custos

Também é possível reduzir gastos em diversos segmentos econômicos como o custo de deslocamento dos profissionais, hospedagem e alimentação, aluguel, material de escritório, etc.

Qual é a importância da transformação digital

A transformação digital envolve uma aplicação planejada e estratégica de diversas tecnologias focadas em aprimorar a produtividade, eficiência, comunicação, etc. É um complexo movimento tecnológico, social e econômico que utiliza o ambiente virtual e meios digitais para mediação das relações de trabalho.

Os aplicativos de delivery são um ótimo exemplo desta prática. A diferença é perceptível entre um estabelecimento que recebe os pedidos pelo WhatsApp e faz o gerenciamento próprio de entregas e entre o restaurante que utiliza o aplicativo.

Na segunda opção é possível integrar milhões de clientes em uma única plataforma, fazer o pagamento automático, solicitar alterações do pedido, acompanhar o trajeto do entregador, avaliar o serviço oferecido, entre inúmeras funcionalidades.

Dentre as vantagens que a organização pode usufruir ao adotar o conceito de transformação digital, podemos destacar:

Modelo de negócio mais completo e ágil

Os processos internos e a comunicação entre os colaboradores tornam-se mais otimizados, mais produtivos e eficientes. Além disso, os clientes também ganham com mais agilidade no atendimento e resolução dos problemas.

Melhor experiência do cliente

A transformação digital possibilita que ferramentas tecnológicas sejam utilizadas em prol da segmentação do público, tornando o relacionamento mais estreito e a comunicação mais assertiva.

Vendas

Uma compra mais rápida e descomplicada influencia diretamente na satisfação do cliente e na possível fidelização. Afinal, o seu cliente busca comodidade e praticidade quando opta pelo seu serviço ou produto. Portanto, esteja preparado para atender às expectativas.

Inovação

No cenário atual do mercado mundial é praticamente impossível estar alheio às inovações e transformações digitais, principalmente quando falamos da integração de pessoas que estão fisicamente distantes.

Por isso, a transformação digital é uma alternativa interessante que possibilita que o seu negócio acompanhe o ritmo de evolução e as crescentes necessidades deste mercado.

Adote a digitalização e a transformação digital como parte do seu planejamento estratégico

Neste artigo, você conheceu as diferenças e similaridades entre a digitalização e a transformação digital, os benefícios e a importância de adotar essas práticas. Ainda, entendeu como elas podem impactar positivamente no seu negócio e quais as melhores ferramentas.

Para garantir a competitividade e crescimento de qualquer organização, é indispensável que você adote estas estratégias e esteja pronto para revolucionar os modos de trabalho, as relações e o mindset do seu negócio. Comece o quanto antes o planejamento da digitalização de processos na sua empresa e introduza o seu negócio no cenário de transformação digital.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Market Share
Descubra o Market Share e como ele é importante para o seu negócio. Entenda o conceito e aprenda a calcular
canais de vendas
Conheça os diferentes canais de vendas e o motivo para criar uma estratégia para eles na sua empresa.
cadeia de valor
Entenda melhor os processos da sua empresa e como eles se relacionam implementando a cadeia de valor.